Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guriatã

    A verdade do homem está no que ele faz em nome do que diz?filósofo só diz.

    Responda
  2. DRCAM

    Preclaro Pondé, hoje temos centenas ou milhares de denominações religiosas, isso é fato. Contudo, salvo engano, temos duas vertentes religiosas no mundo, quais sejam: cristianismo e islamismo. No resto do mundo (e bota resto nisso) que não é cristão e nem islamita não se tem notícia da prática de religião com essa "alma" reptiliana. A filosofia explica isso?   

    Responda
  3. AA

    As religiões com um bondoso deus germinaram na Grécia, Platão foi o primeiro intelectual q quis "transformar o mundo", em sua "República" fez a teoria de "um mundo ideal' e idealizou uma "cidade perfeita', inclusive pos em prática sua ideia em Siracusa; Antes disso os deuses (Zeus, Netuno, Dionísio) eram humanos com super poderes. . A razão consciente intelectualizada trouxe com ela o medo de mo.rrer, viver após a mo.rte na "cidade de deus" é uma alternativa atrativa!

    Responda
    1. AA

      Humanos individuais em geral ñ gostam de encrenca nem de ma.tar, o q faz os humanos ma.tarem são as ideologias, nelas os humanos se juntam em grupos conduzidos por um "mestre", e ai se sentem fortes, destemidos, se tornam violentos e ma.tam pela "causa" (nazismo, fascismo, marxismo, anarquismo, religiões). . Os alemães são um povo culto e em geral pacatos, a ideologia nazista os deixou irracionais.

  4. MARCÃ O

    A utilização de termos e pressupostos darwnistas está se tornando, também, uma religião, cujas cerimônias são regadas à muito rock, violência e drogas, que começou com o Willd Thing dos Strok e as viagens lisérgicas do The Dors na década de sessenta, depois os punks na década de sessenta, que começaram criticando os nazistas, mas na radicalização da selvageria se transformaram nos violentos neo-nazistas skineheads e suas vertentes encontradas diariamente na crescente violência urbana. 

    Responda
    1. Ricardo de Almeida

      Pressupostos darwinistas se tornando uma religião regada a rock, violência e drogas?!?! Meu irmão, quais são as drogas que VOCÊ está tomando? Pare imediatamente, antes que seja tarde. Se já não for.

  5. barpuri

    Penso que é preciso ter cuidado para não submeter-se à reptilização da fé. Contudo há uma raiz otimista dentro de cada um que impulsiona a algo além do simplesmente humano - Deus.

    Responda
  6. barpuri

    Penso que é preciso ter cuidado para não submeter-se à reptilização da fé. Contudo há uma raiz otimista dentro de cada um que impulsiona à algo além do simplesmente humano - Deus.

    Responda
  7. flat

    Ao prestarmos atenção nisto: "A verdade do homem não está no que ele diz, mas no que ele faz em nome do que ele diz", nos habilitamos para compreender a falácia e o risco das ideologias. Nada como cultivar o estado de alerta.

    Responda
  8. nunes

    Uma coisa que eu penso que os pastores deveriam fazer é ajudar o governo na área da saúde, no Brasil tem tanto pastor milagreiro que eles poderiam ajudar o SUS. Na TV a gente vê pastor fazendo milagre por atacado, eles curam desde unha encravada e bico de papagaio, passando por chulé até hcâncer e aids, ou seja, temos muitos pastores milagreiros para ajudar, tem milagre até pra acabar com dívida em banco, é só passar na porta do banco e pedir o milagre, toalha com suor de pastor faz milagre.

    Responda
  9. alexmed

    Um texto excelente. Porém, eu não exaltaria tanto a tal da teologia que, para mim é tão verossímil quanto um tratado de anatomia das fadas, um desperdício de tempo e inteligência para tratar com extrema profundidade sobre... hmmm... fadas (exceção, talvez, à Tertuliano?). A contribuição à moral também é um tiro no pé; seríamos moralmente melhores se deixássemos de dar tanta importância à religião é prestássemos mais atenção em nossa ancestralidade réptil.

    Responda
  10. Guriatã

    Tu és o Chico Xavier dos endinheirados.

    Responda
    1. Ricardo de Almeida

      Nossa, muito espirituosa essa sua analogia. Mas e o texto dele, o que achou?