Luiz Felipe Pondé > Covardia chique Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ótimo artigo, que traz uma mensagem muito importante para o Brasil de hoje em dia: o comércio é bom! A troca de bens e serviços por dinheiro é uma coisa boa para a civilização, e isto precisa ficar claro para o Brasil petista de hoje em dia. Mas o artigo vai além disso, trazendo toda a dimensão moral de Adam Smith. A nota dissonante é o último parágrafo, que faz uma genealogia equivocada: Marx e Gramsci não são descendentes de Smith.
Com todo respeito aos que me corrigem, acho que afirmaram o óbvio. O Estado de Direito, abstração criada para estabelecer as regras de convivência social, não pode ser restritivo à liberdade individual, mas pode conter limites aos poderosos.
Qto ao "estado de direito", ele ñ tem a função de "conter limites aos poderosos", isso seria um preconceito contra os "poderosos", um "poderoso" como Bill Gates por exemplo, construiu seu poder criando mercadorias q o mundo inteiro usa, por isso ele se tornou poderoso, e jamais o estado tem a função de limitá-lo; ñ é o "estado" q "limita" - é a lei, e a lei ñ "limita" apenas "os poderosos", limita a todos os cidadãos sem exceção - todos são iguais perante a lei, ñ deve existir preconceito.
Com todo respeito a sua opinião, mas, o fato é q Pondé está falando de uma coisa e vc falou outra, Pondé ñ está falando do "estado" ou de "liberdades individuais", longe disso, ele está falando da origem da alienação q tomou conta da cabeça de milhões de pessoas no mundo atual que gerou milhões de covardes alienados vivendo em ilusão, criminalizando a própria espécie e "amando os animais", querendo "salvar o planeta" e tornar iguais humanos desiguais por natureza.
Rousseau se juntou com uma viúva rica de Paris, teve 5 filhos com ela, ñ cuidou de nenhum, deu todos pra um orfanato criar, depois o saf.ado escreveu um livro ensinando como cuidar de filhos! . Marx teve 6 filhos com a esposa e um com a empregada, 4 mor.reram ainda crianças devido a miserável vida q levavam, as duas restantes se mat.aram qdo adultas, só sobrou o bast.ardo, a quem Marx nunca dirigiu a palavra. . São estes os mentores do socialismo. Essa ralé nunca pratica o q prega.
Adam Smith foi um dos maiores filósofos do iluminismo escocês, completamente desconhecido, como disse Pondé, nesta terra dominada por "progressistas" alienados. . O bem estar social q o Liberalismo (capitalismo para marxistas) criou gerou os milhões de alienados estúpidos q hj existe pelo mundo... no interior do nord.este, onde a vida ainda é dura, eles são raridade, esses dementes vão levar as nações a falência e ao caos, quem viver verá! - Ao Pondé, mais uma vez, parabéns!
O autor não entende que o Estado existe não só para organizar a sociedade, mas também para limitar o individualismo e intervir para fazer justiça, já que não nascemos em condições iguais. Desconhecer isso é voltar o debate a cem anos atrás.
Zezé, Pondé ñ está falando disso q vc abordou! . Qto ao q vc disse, o "estado" existe para manter a lei maior das constituições democráticas - TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI. . Nascemos desiguais, como vc disse, e ñ será o "estado", composto por humanos imperfeitos e em geral corruptos, que irá mudar essa lei da natureza, o Ronaldo Fenômeno tem seu talento, e jamais o "estado" conseguirá a "justiça" de fazer todos os humanos iguais a ele, em talento e em rendimentos.
O Estado não existe para isso não Zezé, o Estado é uma abstração que se materializa nos que o controlam e eles não podem ter esse poder senão tornam-se tiranos. Quem é que diz, quem é que define o que é justiça? Existem regras, e dentro dessas regras as pessoas são livres, não tem essa de limitar o individualismo, isso é coisa de quem não tem coragem de encarar a vida, então aliena a liberdade para transferir responsabilidade e se anula como ser humano, torna-se "uma coisa".
Otimo ultimo paragrafo. Resume uma quadra enorme da historia.
"Pecar pelo silêncio, quando deve protestar, faz do homem um covarde".-Abraham Lincoln.Â
Ban do de ve.dos.
A corrupção está em todas as camadas, desde o boia-fria que não corta todos os pés de mato em uma plantação até o engenheiro que por propina regulariza construções sem nenhuma condição de se manter de pé e principalmente as empreiteiras que super faturam obras para depois poder financiar campanhas polÃticas pelo caixa 2. Portanto a corrupção é do caráter moral do ser humano.
De fato, vivemos em uma sociedade de mimados individualistas, preguiçosos, cheios de soberba e crentes de terem o monopólio da virtude. Se estas pessoas fizessem a faxina de suas próprias casas, sem depender da empregada ou da diarista, já seria um bom começo do processo de cura, porque suas mentes ficariam ocupadas com coisas mais relevantes, pelo menos por algum tempo. Pondé aponta com precisão as raÃzes históricas e filosóficas do problema.
Graças a Deus, não é o meu caso, porque, em minha casa, toda a atividade doméstica é dividida entre mim e minha esposa. Se a maioria dos homens são uns inúteis, parte do problema foi causada pelas mamães que mimaram demais os seus pimpolhos.
Eu disse isso porque eu faço faxina, lavo louça, limpo vidros. Lá em casa, todas as tarefas domésticas são compartilhadas entre mim e minha esposa. Faço também pequenos consertos, coisa que todo homem que se preze tem que saber. Jamais faria um comentário desse de não cumprisse com a minha parte. Não tenho culpa se muitos dos meus companheiros de sexo querem dar uma de inúteis.
Mais da metade das mulheres fazem sua faxina. Acho que os mimados individualistas realmente pertencem a uma classe à qual nem temos acesso, mesmo que na classe trabalhadora mais riquinha observemos esse erro de sua identificação pessoal. São pobres ricos ou ricos pobre? Pobres de nós... contar com esses meninos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Covardia chique Voltar
Comente este texto