-
Dan Garcia
Notícia da semana: os Neymar receberam 62 milhões de euros. Esconderam 57 milhões de euros! Os contratos do Barça com a N&N são suspeitosíssimos. "O maior compromisso de um artista é com sua arte e com a busca da perfeição, sem nunca alcançá-la...Ficar no Brasil, porque ganha mais do que Cristiano Ronaldo e é o rei da cocada preta, seria estagnar, prostituir seu talento." Ainda acreditas que foi para buscar a perfeição no futebol?
-
Medina
Penso que analisar taticamente uma equipe apenas pelo seu posicionamento básico, tradicionalmente representado pelos esquemas numéricos (4-4-2, 4-3-3, 4-1-4-1, 4-3-2-1 etc.) é apenas um ponto de partida desta análise. Como bem disse o Tostão, em outras palavras, o que importa é entender a dinâmica que ocorre a cada momento do jogo, dentro de todas as suas variáveis e complexidade e não apenas e simplesmente identificar o eventual esquema tático. João Paulo Medina - Universidade do Futebol.
-
-
Antigamente se jogava no 4-2-4, variando para o 4-3-3. O santos jogava dessa forma. O botafogo jogava quase que sempre no 4-3-3, pois Zagalo não avançava muito, pois voltava para marcar. Hoje se coloca quase o time inteiro na defesa e no meio de campo, para segurar o adversário, mas os placares dos jogos ou não são nem abertos ou ficam em um ou dois a zero. Têm que se dar melhores espetáculos, pois o futebol dos clubes está pobre.
-
Alberto
Creio que não seja possível usar em nossos times as táticas usadas no futebol europeu devido ao forte calor. Outro fator é, de fato, os gramados ruins mas creio, também, que os gramados europeus não são adequados aos nosso clima/sol. Parece-me que estão plantando os mesmos gramados ruins nos estádios que sediarão jogos da Copa. Todos os estrangeiros irão reclamar e, em particular, os europes.
-
Alberto
Os gramados brasileiros são ruins de fato mas parece-me (ouvi falar) que são do tipo mais adequado ao nosso país (não posso afirmar isso). Parece-me, também, que estão plantando esse mesmo gramado nos estádios da Copa desse ano. Pior mesmo foram os gramados da Copa de 1978.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.