Comentários para:

Euzinho

VER COMENTÁRIOS EM Luiz Felipe Pondé

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guriatã

    Este Felipe,sem dúvida,é um EUGOÌSTA.

    Responda
  2. HuqqerT

    Pondé foi elegante ao não dizer que pessoas que se convertem a tradições diversas das suas no fundo são umas chatas de galocha. Já viu coisa pior que mulher que acende incenso, faz meditação e vira vegetariana?

    Responda
  3. AA

    O último parágrafo é a únic parte do texto q tem relação com o título, e com o qual concordo. Qto a "tradição" acho q xamã ñ tem nada a ver com ela, e tudo o mais relacionado ñ tem. . Cremar seus mortos importantes era uma tradição dos romanos; é uma tradição a rainha abrir os trabalhos no Parlamento Inglês; é uma tradição na eleição do Papa a fumaça branca na chaminé da Capela; é uma tradição o Círio de Nazaré no Pará; ñ vejo tradição em cuidar de filho com febre em vez de ir pra balada...

    Responda
  4. Maquiavel

    Quem fala a verdade, não merece castigo. Parabéns Pondé, mais uma vez você escancara a diferença entre "verdade" e "aparência". Brilhante texto...

    Responda
  5. Déjà vu

    A Terra não é o Centro do Universo. O Homem não é a Imagem de Deus e sim uma Mutação de Símios. Não és Senhor em sua Casa. Ora somos uma Fagulha de Energia num Maremoto de Afetos e sem qualquer Finalidade!!!!!

    Responda
  6. eusbarbosa

    Mais uma vez, Pondé põe o dedo na ferida. Grande texto.

    Responda
  7. -

    Todas as sociedades fechadas ou quase fechadas fazem mal ao homem e à democracia. Por isso eu sou contra essas confrarias em tudo, inclusive cooperativas e sindicatos. Quando faço compras não quero nenhuma indicação e sim faço uma pesquisa de preços. Quando me refiro a religiões me refiro a todas e cada um deve frequentar aquela que gosta. Tenho aversão a grupos fechados.

    Responda
  8. Libório

    Na sociedade massificada pelo consumismo e cultura pop internética só o que é bom é o que vem desse meios, e tudo o que é proprio de nossa cultura, de nosso mundinho mundano comum de todo dia é feio, antiquado, careta. O velho/idoso é feio, o coroa e de outro mundo, o que aprendemos de nosso pais e antigo. E a mídia martela isso o dia todo na cabeça de nossos filhos...

    Responda
  9. Zé Amorozo

    Muito bom seu Luiz Felipe, menos pelo "elencar" do início. ... vindo do senhor !? Abraço

    Responda
  10. svarat

    Lembro um aforismo de Buda: "A esse que não tendo mais ligações com os homens, desfez as que tinha com os deuses; a esse que não espera nada mais desse mundo nem do outro mundo, a esse eu chamo de sábio".

    Responda
  11. Marcio

    Concordo. Porém, não vejo com maus olhos a pessoa que, conscientemente, pega o que há de melhor nas religiões e mistura. Religião é meio, não um fim em si mesmo. Por exemplo, meditação budista não vai fazer mal a um católico. Se a Igreja não gosta, o problema é da Igreja. Mas tem muitos que se aproximam de religiões desejando o contrário do que elas propõe seriamente e há religiões que propõe a indecência. Quer algo mais indecente do que colocar Deus sob desafio por dinheiro?

    Responda
    1. Sem. Rafael

      Caro Pondé, suas palavras, de fato, me impressionam! Certamente a modernidade é o oposto absoluto da sociedade teológica de qualquer povo portador de tradição. Indubitavelmente os rabinos precisam se preocupar com um indivíduo convertido ao judaísmo, até porque de prosélitos eles nada têm. Contudo, vejo claramente uma tradição emergindo na modernidade: a irreverência às religiões, ao que há de sagrado e um forte relativismo moral. Isso é mais forte do que o próprio "Eu" Filosófico.