Educação > Brasil é o 8º país com mais adultos analfabetos, aponta Unesco Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Kanhoto

    Para os governantes do Brasil, quanto mais anafalbetos melhor para eles, pois esses analfabetos precisam comer, ter onde morar, e o governo cria bolsa família, minha casa minha vida, e ganha o pão de cada dia, sem precisar trabalhar e adivinhem para quem eles vão votar..? Ganha uma viagem para Cuba com tudo pago, quem acertar....

    Responda
  2. José Carlos Lobo Barbosa

    ...proibição de abrir, fechar e operar qualquer negócio e suspensão dos principais direitos civis até a conclusão do ensino médio completo (científico e/ou técnico).

    Responda
  3. José Carlos Lobo Barbosa

    ...obrigação de pagar multa (e/ou confisco) de 50% de todos os ativos, bens e direitos patrimoniais e financeiros (saldos bancários, caderneta de poupança, aplicações financeiras em renda fixa e variável, imóveis, aluguéis, veículos, etc.) ligados aos respectivos CPF e CNPJ's, proibição de ser empregado formalmente em qualquer empresa privada e pública, proibição de fazer concursos públicos, proibição de participação em licitações públicas....(continua)...

    Responda
  4. José Carlos Lobo Barbosa

    Caso não fosse cumprida esta lei que obriga todas as pessoas a estudar não fosse cumprida, a pena deveria ser 10 anos preso em regime fechado (no mínimo), sem direito a fiança, sem direito ao habeas corpus, sem direito à progressão para o regime semi aberto e aberto e ....(continuo no próximo comentário).

    Responda
  5. José Carlos Lobo Barbosa

    Infelizmente, a atual legislação brasileira só obriga os menores de 18 anos a estudarem (veja crime de abandono intelectual). Gostaria que houvesse uma lei obrigando todas os brasileiros de todas as idades (e estrangeiros residentes no Brasil) a concluírem o ensino médio completo (científico e/ou técnico), no mínimo.

    Responda
  6. Eleno Carlos

    os iletrados daqui são mais preparados para a vida do que qualquer outra pessoa, a gente percebe isso: eles usam magia

    Responda
  7. prof. Rogério

    atualmente menos de 10% dos professores estão fazendo cursos de formação custeados pelo governo federal, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). "País rico é pais sem Petê"!!!!!

    Responda
  8. prof. Rogério

    Para os incomPeTentes defensores da atual política educacional, a postura deve ser: poderia ser pior, poderíamos estar entre os cinco piores.

    Responda
  9. Newman SP

    Brasil é o 8º país com mais adultos ana lfab eto s...o Mer da dante disse que não tem nada com isso...kkkk....kkkk.....

    Responda
  10. KasparHausen

    A ONU, intelectuais de qualquer parte do mundo tem como líquido e certo a ALFABETIZAÇÃO como PRÉ REQUISITO, não só para o combate a miséria, SOBRETUDO, para o desenvolvimento de qualquer nação. Entre os muitos itens que multinacionais levam em conta para investir em um país a ALFABETIZAÇÃO da nação está entre os primeiros. Pelo menos nisto os países que foram comunista e os que são, não falharam. Segundo a CIA o país mais alfabetizado do mundo é Cuba. Já os capitalista, até nisto, ñ deu certo.

    Responda
  11. LM RJ

    F unk o stentação, rolezinh o d s hopping, aprovaçã o automatic a no ensino básic o, bolsa famíli a, bolsa presidiari o, program a e squenta, ... Esse eh a opção de futur o trilhada por nosso p aís, em detrimento da massificaçao da educação ... Uma opção jamais vista na história da civilização moderna... P ara quem tinha dúvidas eis o B rasil, rumo a um futuro DESCONHECIDO (porém nada promissor...) sem mais

    Responda
  12. zezo-rio

    Uma pequeno comentário que não é opinião, é informação pura e simples. Apenas para esclarecer as "torcidas organizadas": quando FHC entrou no governo, em 1994, a taxa de analfabetismo brasileira era de 16%. Quando saiu, era de 13,8% (baixou 2,2%). Lula deixou 9,8% (baixou 4%) e agora estamos a 8,5% (dados IBGE). O resto é como alguém já comentou, manipulação de opinião, coisa publicada para induzir eventuais torcidas organizadas.

    Responda
    1. prof. Rogério

      Tinha que ser um Zé mesmo, "na última década apenas 1%", esquece O FHC, isso é passado, estamos falando do presente e perspectivas para o futuro!!!!

  13. Parresia F.C.

    O analfabetismo de adultos, especialmente de idosos residentes em cidades pequenas, cairá não porque o Estado vai passar a investir adequadamente em educação, mas porque essas pessoas morrerão ao longo do tempo. No entanto, certamente algum marqueteiro vai tentar capitalizar essa queda como obra de grandes e eficientes investimentos em educação realizados pelos governos de plantão. Eis uma coisa que se faz com profissionalismo, no Brasil: marketing.

    Responda
  14. Roger Snow

    Depois de 12 anos de Desgoverno PETISTA, este é o reflexo de tanta incompetencia e corrupção. Enquanto isso, estamos ajudando Cuba com 1,2 Bilhões de Dolares a fundo perdido. Claro que para eles quanto mais analfabetos existirem, melhor.

    Responda
    1. KasparHausen

      Os ANTI pet;ista estava há 111 anos, desde a Proclamação da República no poder, as vezes até sem oposição. Mudava se os nomes de partidos, mas a forma e filosofia política sempre a mesma. Os an;alfabetos de até 12 anos é culpa do P T os que tem acima de 12 anos são culpa dos anti pet;sta. Deu para ver quem é mais incompetente. Não, não pensa que foi incompetência. Foi competencia pois a elite sempre quis manter o povo ignorante! e conseguiu!

  15. oigres

    Este número, apesar de ruim, sozinho não representa nada em relação a performance do governo no quesito. Teria que ter a série histórica das colocações ao longo dos últimos 20 anos pegando os governos de FHC e Lula. Mas isto é jornalismo de qualidade e isto a gente não tem no Brasil. Só manipulação de opiniões. Em matéria de jornalismo de opiniões devemos estar entre os 5 piores do mundo.

    Responda
    1. zezo-rio

      Difícil ver opinião equilibrada como a sua. Se tivessem feito a pesquisa ao longo dos últimos 20 anos o conversa seria outra, realmente. Eu fiz, por minha conta, para não cair nesse fosso da manipulação que conta com "torcidas organizadas (ou partidárias?)" para sobreviver.

  16. LUIZTADEU

    concerteza, nóis tem poco anarfabeto, eu aumejo que todos teiam uma educassao di qalidade

    Responda
  17. Biloca

    será que aquela sra que está fazendo rolé com dinheiro público em Portugal e financiando obras em Cuba lembrou de citar este índice nas conversas que teve com líderes e delegações estrangeiras em Davos?? os incomPeTentes estão festejando este índice: quanto mais brasileiros analfabetos e funcionários o país tiver mais chance de se perpetuarem no poder. e vamos vivendo de faz de conta!

    Responda
  18. José Carlos Lobo Barbosa

    Acredito que todos estes adultos não estudaram porque não quiseram. Não devem gostar de estudar, de ler, de fazer contas, de aprender sobre ciência e tecnologia, de ir à escola, de valorizar, respeitar e obedecerem os professores. Os governos possuem sua parcela de responsabilidade em relação a estes dados e fatos, mas os indivíduos adultos também são responsáveis por seus atos, incluindo a ação de não estudar.

    Responda
  19. flat

    Há uma década no poder e o Petê exibindo esse resultado... Fora, ban didagem!

    Responda
    1. zezo-rio

      ma pequeno comentário que não é opinião, é informação pura e simples. Apenas para esclarecer as "torcidas organizadas": quando FHC entrou no governo, em 1994, a taxa de analfabetismo brasileira era de 16%. Quando saiu, era de 13,8% (baixou 2,2%). Lula deixou 9,8% (baixou 4%) e agora estamos a 8,5% (dados IBGE). O resto é como alguém já comentou, manipulação de opinião, coisa publicada para induzir eventuais torcidas organizadas.

  20. Ziba

    Falta pouco, logo chegaremos em 1° lugar.

    Responda
  21. ALEX MADEIRA

    Para que educação, estamos construindo um porto.

    Responda
  22. GFC

    Este resultado é que o os governantes desejam, ou seja, com assistencialismo (bolsa família) aos analfabetos serão reeleitos.

    Responda
  23. Xô bolivarianos

    Não só esse enorme número de analfabetos, mas também o péssimo nível de ensino no Brasil, explicam porque somos o país número 1 em corrupção/impunidade/privilégios/desigualdade social/descaso das autoridades públicas. Há um terreno fértil para os coronéis e para o partido do PT!!!!!

    Responda
    1. zezo-rio

      ma pequeno comentário que não é opinião, é informação pura e simples. Apenas para esclarecer as "torcidas organizadas": quando FHC entrou no governo, em 1994, a taxa de analfabetismo brasileira era de 16%. Quando saiu, era de 13,8% (baixou 2,2%). Lula deixou 9,8% (baixou 4%) e agora estamos a 8,5% (dados IBGE). O resto é como alguém já comentou, manipulação de opinião, coisa publicada para induzir eventuais torcidas organizadas.

  24. Não sei mentir

    Aí está a verdadeira cara do Brasil. Analfabetos com o mesmo poder de escolher nossos mandatários como qualquer cidadão esclarecido e consciente. Essa massa de manobra é sabiamente usada para manter tudo como sempre foi . No dia que derem educação para essa massa, as coisas mudam. É uma vergonha estarmos nessa situação e , ao mesmo tempo, mandando milhões de reais para Cuba resolver seus problemas, quando nem ao menos conseguimos resolver os nossos. Olhem a situação de nossas escolas hoje.

    Responda
    1. Roger Snow

      Milhões de Reais não. Bilhões de Dolares...

  25. verdi

    Parabéns Dona Dilma.

    Responda
  26. Paccola

    Enquanto tivermos o melhor sistema eleitoral do MUNDO, a tendência desse ranking tende a piorar... Concordo com um comentário onde cita que o analfabetismo funcional não é considerado como parâmetro neste apontamento da Unesco, senão nossa posição estaria na zona de rebaixamento.

    Responda
  27. JGomes

    Vou fazer um ato de contrição aqui. Outro dia espinafrei o Brasil por estar ladeira abaixo nos principais rankings do mundo, mais especificamente no que se referia à competitividade. Mas está aí, neste ranking o Brasil brilha, alcançando o OITAVO lugar! estão vendo, como poderia eu ser tão injusto com o Brasil! Tem que ser muito (in) comPTente para alcançar uma liderança dessas... Pena que seja de analfabetismo...

    Responda
  28. José Carlos Lobo Barbosa

    Todos (governos, empresas, ONG's, OSCIP's, instituições religiosas, pessoas físicas, etc.) podem contribuir na diminuição desta estatística negativa (número de adultos analfabetos e/ou que não concluíram o ensino médio completo científico e/ou técnico e/ou graduação superior completa). Estímulos em dinheiro e outros tipos de benefícios, prêmios e recompensas (método da psicologia comportamental) deveriam ser adotados para que cada vez mais indivíduos concluíssem suas escolarizações formais.

    Responda
  29. Eloi Pires

    Parabéns, brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Enquanto isso vamos gastando milhões em estádios, enchendo o bolso de políticos, desviando verbas, deixando a segurança nas mãos dos seguidores do Pe-Te....... Brasil, país rico é um país sem Pe-Te!!!!!!

    Responda
  30. José Carlos Lobo Barbosa

    Infelizmente, estes dados demonstram que o estudo e a escolarização formal completa (ensino médio científico, técnico e graduação superior completas) não são muito valorizados no Brasil e no mundo por milhões de pessoas. Penso que o comodismo, a preguiça e as crenças que muitos se consideram incapazes e incompetentes para estudar aliadas a várias outras "desculpas" levam milhões de pessoas a não estudarem e não melhorarem seus currículos e suas qualidades de vida.

    Responda
  31. Boca II

    Herança maldita do partido-escória. optsuja o meu Brasil.

    Responda
    1. zezo-rio

      ma pequeno comentário que não é opinião, é informação pura e simples. Apenas para esclarecer as "torcidas organizadas": quando FHC entrou no governo, em 1994, a taxa de analfabetismo brasileira era de 16%. Quando saiu, era de 13,8% (baixou 2,2%). Lula deixou 9,8% (baixou 4%) e agora estamos a 8,5% (dados IBGE). O resto é como alguém já comentou, manipulação de opinião, coisa publicada para induzir eventuais torcidas organizadas.

    2. Spina

      Boca, a questão escola é herança maldita de vários governos, desde o início da República. Nunca existiu uma escola pública de qualidade para os pobres.

  32. Expresse e Opine

    Essa inocente massa põe esses trastes no poder. E nós olhamos e pagamos.

    Responda
    1. zezo-rio

      ma pequeno comentário que não é opinião, é informação pura e simples. Apenas para esclarecer as "torcidas organizadas": quando FHC entrou no governo, em 1994, a taxa de analfabetismo brasileira era de 16%. Quando saiu, era de 13,8% (baixou 2,2%). Lula deixou 9,8% (baixou 4%) e agora estamos a 8,5% (dados IBGE). O resto é como alguém já comentou, manipulação de opinião, coisa publicada para induzir eventuais torcidas organizadas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.