Hélio Schwartsman > Logicamente impecável Voltar

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  1. Déjà vu

    "Se te é Impossível Viver Só, Nasceste Escravo" - Fernando Pessoa

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  2. Kamehameha

    Um ateu não deveria tentar ser lógico para provar o improvável, aliás, nem abordar o assunto.

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    1. jose

      A lógica do autor partiu de uma premissa errada, ou seja, acreditar na existência do mal.

  3. Homero

    Sem subterfúgios! Hélio Schwartsman logicamente impecável. Despido para revelar que todo o bem depende única e exclusivamente de nós. Excelente artigo.

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  4. Corintiano

    Hélio, Meus parabéns. Como costumeiro, uma texto limpo e impecavelmente lógico.

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  5. Spina

    Não podemos, em hipótese alguma, responsabilizar Jesus e seu Pai pelas atrocidades que os homens cometem. Desde sempre, os povos se destroem, e na 2ª guerra foram 50 milhões de vidas dizimadas. De quem é a culpa? Dos homens e suas ganâncias é claro.

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  6. Déjà vu

    "Se te é Impossível Viver Só, Nasceste Escravo" - Fernando Pessoa

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  7. Déjà vu

    1º - A Terra não é o Centro do Universo. 2º - O Homem não é a Imagem de Deus e sim uma Mutação de Símios. 3º - Não és o Senhor em Tua própria Casa. Ora somos uma Fagulha de Energia num Maremoto de Afetos e sem qualquer Finalidade!!!!!

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    1. Dick

      Mas que niilismo!

  8. jose

    Deus não criou o mal, portanto ele não existe. Só existe o bem, e o mal é uma ilusão criada pelo homem, não por Deus. Portanto, o mal é uma ilusão imaginada pelo homem que vê a realidade de Deus distorcida pelo mundo material que não é verdadeiro.

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    1. jose

      Para entendermos um pouco sobre a "inexistência do mal" no mundo verdadeiro (nirvana ou paraíso), devemos juntar budismo com cristianismo, aí sim teremos melhor compreensão de que o mundo como enxergado por nós não passa de ilusão ou fenômeno, ou seja, ele não tem existência verdadeira, pois nossos sentidos materiais nos engana.

  9. Brasileiro de São Paulo

    .... se é Onipotente, Onisciente e Onipresente, têm características qualitativas e quantitativas refinadíssimas, pois acumulou a experiência da tríade em todos séculos e detêm a ciência das ciências - o que é impossível para a mente humana diante da limitação existencial no espaço-tempo. A razão causa a pretensão de sermos deuses, não somos, mas só descobrimos durante o doloroso processo entrópico - quando certas verdades egoicas e indubitáveis são depuradas por uma nova realidade.

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  10. svarat

    Essa questão está mal colocada: Deus ou seja lá como queiram chamar é o absoluto, e o absoluto não é bom nem mau, o bom e o mau são relativos. O absoluto é consciência pura, indivisa. Deus não é onipotente, uma coisa que não pode é conhecer-se, porque para haver conhecimento é preciso um conhecedor e um conhecido, daí a criação para que o absoluto possa se refletir e conhecer-se. Se Deus pudesse criar um mundo perfeito, "pensado", não seria absoluto, seria reflexivo e não precisaria da criação.

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    1. svarat

      Essa ideia de que Deus fez o mundo dizendo: isso vai ser assim, isso vai ser assado, esse bom, aquele mau... como se o mundo fosse seu teatrinho de marionetes é tão simplória que chega a ser constrangedora. Que Deus im becil seria esse que criaria um mundo para brincar de marionetes? O buraco (metafísico) é bem mais embaixo.

    2. svarat

      O universo é produto da vontade de autoconhecimento do absoluto, mas essa vontade é bruta, não reflexiva, busca mas não sabe o que busca, se soubesse não precisaria do mundo. Outra coisa que o absoluto não pode é "parar o mundo", dizer agora não quero mais, chega. Depois que a "vontade" gera o cosmos, não pode mais parar, terá que ir até o fim. O absoluto só pode ser conhecido pela consciência humana que pode refleti-lo diretamente e realizar o objetivo da criação..

  11. Marcio

    A "solução" para o problema, como foi dito, é dizer que Deus não é onipotente e nem onisciente, como afirma o arminianismo e, modernamente, a teologia do processo e o teísmo aberto. Mas isto é considerado heresia pelos partidários do Deus judaico-cristão-grego clássico. O problema do mal está ligado, inclusive ao livre-arbítrio: se Deus conhece o futuro, o futuro somente pode acontecer como Deus o conhece e isto fulmina a liberdade, por exemplo. Dizer que Deus é atemporal não soluciona.

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    1. Rubens MS

      Marcio, muito bom o teu comentário. Mas se Deus também é onipotente, isso significa que ele pode alterar o futuro restituindo a liberdade. É paradoxal que ele saiba o futuro e o altere, como a variante de se Deus pode fazer uma pedra que não consegue levantar. O problema é achar que paradoxos não existem e que são incongruências da linguagem, mas a linguagem existe como ela é, e se Deus criou o mundo, também criou os paradoxos.

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