Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Herdf

    O colunista deve reconhecer que a proposta de quase toda a oposição é fazer recessão para quem sabe recuperar depois. Com esse discurso e política, o pais afundou ente 94 e 2002.

    Responda
  2. Herdf

    É melhor overbooking do que fazer um pais para poucos, para 1/3 da população como era antes. Pergunto ao colunista que é economista, haveria investimento sem demanda? Alguém correria o risco antes da demanda existir? A trabalho já viajei muito em voo com 3 ou 4 passageiros, ha temos só viajo em avião lotado.

    Responda
  3. pedro volpe

    enquanto houver povo que acredite em promessas feitas de vento, haverá políticos assim.

    Responda
  4. Lauro Melo

    Vinicius. Nossos governantes, todos eles sem nenhuma exceção, são incompetentes, negligentes, burros, desidiosos, corruptos, malandros, etc., etc, etc. Estamos no mato sem cachorro há muitos anos. E no horizonte não se vê nada que preste. LAURO MELO.

    Responda
  5. svarat

    Estamos vendo o resultado de uma década de populismo, tanto aqui como na Argentina e Venezuela. Essa última década foi, nesses países, uma aula de populismo e seus resultados a longo prazo. O populismo caracteriza-se pelo estímulo ao consumo com distribuição direta de dinheiro à população. Para isso vai queimando estoques de capital, e as contas e a infraestrutura vão se deteriorando. Na Argentina já queimaram tudo, caixa da previdência, Banco Central, indústria energética, sistema elétrico...

    Responda
    1. svarat

      Obviamente, quando você queima estoques de capital, o país está ficando mais pobre e não mais rico, mas quando esses recursos são distribuídos à população para consumo o povo tem uma falsa sensação de prosperidade que sustenta eleitoralmente o populismo. Esse é o dilema perverso do populismo.

  6. ze

    Folha ho-je página C6 : "Questão antiga no país, a concentração de terra para a monocultura exportadora está cada vez mais intensa, empurrando mais e mais pessoas para áreas urbanas já saturadas, intensificando problemas sociais."

    Responda
  7. Guriatã

    Os mega-empresários e os super ricos,têm que pagar muito mais impostos no Brasil,pelo menos proporcional a seus enormes ganhos,aí poderemos começar a ter infra um pouco melhor.Itaú quase 16 bi de lucro, é isto mesmo?

    Responda
  8. Ronaldo Luis

    Ficou evidente a falta de preparo do governo, nestes ultimos anos.

    Responda
  9. Dewey

    A taxa bruta de natalidade no Brasil é de 17,48 por 1.000 habitantes. Considerando uma população aproximada de 200 milhões, todo ano mais de 3 milhões de novos brasileiros são incorporados, ou seja o equivalente a Região Metropolitana de Campinas. Esses novos habitantes precisam de roupa, comida e outros bens de consumo, o que a iniciativa privada está razoavelmente preparada para atender. Quem não está se preparando é o Governo que teima em não investir em infra-estrutura.

    Responda