Hélio Schwartsman > Depois da tempestade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É fácil de explicar, a causa foi q a crise de 2008 ñ foi “a pior crise de todos os tempos” nem aconteceu “no resto do mundo”. . A crise de 2008 aconteceu no EUA e foi setorial e só afetou as nações q tinham muito comércio com o EUA, nações como China, Ãndia, Coreia do Sul, Peru, Ãfrica do Sul, Nigéria, Austrália, dentre outras, ñ tiveram crise alguma e continuaram a aumentar o PIB. O Brasil manteve sua economia pq transferiu seu comércio do EUA para a China, e com isso ñ sentiu nada pq a China.
Isso já era esperado pq é histórico, toda nação comandada por socialistas, mesmo q possua vastas riquezas naturais como o Brasil, sempre tem a sua economia deteriorada e caminha para a falência, como pode uma nação sendo comandada por gente q odeia as empresas "capitalistas" ter bom desempenho econômico?! - É algo impossÃvel! . A midia alienada ñ toca no assunto mais a dÃvida pública é uma bomba relógio... atualmente 270 BILHÕES anuais são pagos só em juros, fora a rolagem, até qdo?
A razão ñ foi competência de L u l a, q todos sabem q ele ñ tem, a razão foi ideológica, raiva dos "imperialistas", o Brasil mudou seu comércio para a China, para a Ãfrica do Sul e d+ paÃses africanos, tb aumentou comércio com a Venezuela, Cuba e Rússia, nações q ñ sentiram a crise do EUA, foi por acaso. . Agora esse cenário mudou e a intensiva campanha dos socialistas contra as empresas por aqui e nenhum investimento em infraestrutura, a coisa está indo para baixo, isso já era esperado.
Foi pragmático e buscou assessoria adequada e competente e, bem orientado, foi positivo os ventos favoráveis da economia para o Brasil. Agora, bem, é procurar onde esta a varinha mágica, os assessores e os ventos.
Talvez lhe faltou fazer o dever de casa. Normalmente diligente, dessa vez claudicou. Na meteorologia, fazem-se investimentos em satelites e estacoes de monitoramento terrestres. Monitora-se a umidade relativa do ar, temperatura no solo e nas nuvens, direcao e velocidade dos ventos e outros parametros que permitem previsoes meteorologicas com grande nivel de precisao. Veja no weather.com Com relacao ao ex-presidente voce foi ainda mais relapso. Esqueceu simplesmente de tudo.
O Lula estimulou o consumo e o endividamento da classe média e trabalhadora para manter a economia interna aquecida. Agora ninguém consegue pagar as contas, acrescida dos juros extorsivos dos bancos (compras em 24, 36 e 48 parcelas). A bolha econômica e imobiliária vai estourar, provavelmente depois da eleição. Quem estiver endividado vai ter muitas dificuldades, porque o crédito vai sumir!
As grandes mudanças que ocorreram no Brasil na época do Presidente Lula foram condicionadas pela sua competência administrativa, responsabilidade, saber entender à sociedade brasileira, saber as necessidades do povo brasileiro e, realmente, ser brasileiro e, acima de tudo, saber respeitar os brasileiros. A velha Europa está sempre mergulhada em crise econômica. Como os paÃses falidos da Europa ajudarão os paÃses emergentes do Mundo? O presidente Lula foi o melhor presidente do Brasil.
Este jornal é de uma enorme desonestidade, qualifica um comentário como impróprio pela simples procedência do mesmo e não pelo teor do comentário. É o leitor que comenta que é censurado e não o comentário. Isso não é honesto. Isso aconteceu porque comentei e critiquei a burrice do articulista Janio de Freitas que escreveu que o mensalão nunca existiu.
Quem quiser comprovar a genialidade do Lula veja o vÃdeo abaixo. rzrzrzrz http://www.youtube.com/watch?v=Y12VlLbjQVM
Montou uma equipe de gestão que sabia o que fazia. São grandes obras estruturais que apesar do atraso ficarão prontas e serão enorme diferencial. A economia está se interiorizando pelo Brasil e a midia nativa somente fala da porta de casa. A atual e menos capaz do que ele para montar equipe, porém e bem melhor que FH que faliu duas vezes e não fez sequer uma pilha para geração de energia. Estradas e portos privatizados com concorrência vão criar serviços melhores.
Lembro, inclusive deste ¨descoberta¨ que e anterior a ele, como Belo Monte,Jirau e a transposição do São Francisco. A diferença e que ele iniciou e mesmo que demore vai ser feito. Não digo que ele e bom, mas nada supera FH e sua equipe de retardados com juros REAIS a 45%. Além do golpe da reeleição e a doação de empresas nada fizeram. Como nação teria crescido sem uma única geradora de energia nova criada? Esse governo e meia boca, mas o outro era um lixo.
Montou uma gestão que sabia o que fazia né? Como a Petrobrás; lembram de Lu la se lambuzando no óleo e fazendo discursos bombásticos sobre o pré-sal, a auto-suficiência em petróleo e o Brasil na Opep? Vejam a verdade agora com o Brasil importando mais combustÃveis do que nunca e a Petrobras quase quebrada, essa é "gestão que sabia o que fazia". Lembram do Lu la vociferando e se vangloriando sobre a transposição do São Francisco? A verdade: já gastou uma fortuna e não levou uma caneca de água.
Hélio- Não sei o q está acontecendo c/ alguns colunistas deste jornal.Não é possÃvel q vc não saiba q qdo Loola assumiu a presidência e durante quase todos os anos de seu mandato a economia mundial ia de vento em popa. O q ele não fez,foi aproveitar melhor este quadro e inserir o Br no cenário mundial,com o aumento da infraestrutura aeroportuária, polÃticas industriais q ajudassem realmente nosso paÃs.Ele apenas surfou na popularidade q ganhou e fez polÃtica p/ seu partido..
Helio. A unica finalidade deste texto, me parece, era puxar o saco, certo? O que ele realmente sabe fazer é discurso, exclusivamente isto. LAURO MELO.
Vocês da direita parecem não entender,Lula foi tão competente ou incompetente,quanto FHC,a diferença é que ele distribui a riqueza brasileira com um pouco mais de equilÃbrio,atendendo tanto a banqueiros como a bancários.
Sinceramente, esperava mais do colunista. Superficializou o tema e direcionou o raciocÃnio para pensarmos que Lula foi um gênio durante tempestade. Ali, o paÃs necessitava de consistência, verdade, coerência e sintetizar os custos. O sucesso naquela situação foi orientar o povo a manter o consumo, o que permitiu a economia aquecida. Fora isso, gênio é Platão, Bill Gates, Stephen Hawkins e Marcos Pontes. Estes, muito embasados em estudos. Não há mais espaço para picaretagem, esse é o tema certo.
Lu la não é gênio em economia; só é gênio na enganação, na men tira, na esperteza rasteira de mesa de bar, na manipulação de consciências simplórias. O que ele fez em 2009 foi liberar a gastança do anos de bonança e de reservas acumuladas pelos altos preços da commodities, o que permitiu ao Brasil crescer 7,5% em 2010 enquanto o mundo estava em crise. Quem está pagando a conta é a Dilma, outra igno rante e menti rosa. A única competência dessa gente é a enganação, o discurso falacioso
Nada de gênio! Avesso ao batente ele simplesmente deixou o barco flutuar ao sabor da maré. Merece crédito por ter nomeado dois nomes de peso como Palocci e Meirelles que tiveram a clareza e a liberdade de manter os bons fundamentos do governo anterior. Tivesse ele sucedido um Zé Ribamar da vida a história teria sido completamente diferente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Depois da tempestade Voltar
Comente este texto