Opinião > Ives Gandra da Silva Martins: O neoescravagismo cubano Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DETESTO CORRUPÇÃO

    bom o que o pete faz para angariar votos é uma PIADA de muito mal gosto. Chegam a pegar ESCRAVOS CUBANOS. e tem PETEBA QUE ACEITA ISSO. Como perderam a vergonha?

    Responda
  2. Paulo

    Em que pais nasceu esse Propagandilha?

    Responda
  3. Paulo

    Aguentarem!!!!!

    Responda
  4. Paulo

    O Ives escreve muito bem. É como a Anna Hickman, não a deixe falar! Se fosse o Ives faria um curso para se desinibir um pouco. SUA FALA é SONÃFERA. IMAGINEM os alunos aguentar uma aula de 40 minutos. AULA IVESIANA.

    Responda
    1. Paulo

      Desculpe lá!! aguentarem?

  5. Paulo

    VIVA O IVES

    Responda
  6. Kaoru

    O Dr. Ives Gandra faz referência a um importante ponto deste tema que é o programa Mais Médicos, e o faz muitíssimo bem. Porém inúmeras são as questões relativas a este tema e à contratação dos médicos cubanos: qual o conteúdo do contrato entre a organização que intermedeia a contratação dos cubanos ? ; há de se conferir se o pagamento a esta entidade pelo governo brasileiro está realmente sendo pago e sob quais valores referentes a cada médico cubano contratado.

    Responda
  7. TFC

    Com a palavra o TST, TRT, MPF, OAB e órgãos de Direitos Humanos.

    Responda
  8. horizonte

    Primoroso o artigo do Prof. Ives. Afinal, estamos num estado de Direito ou o Governo atual pode tudo???

    Responda
  9. nunes

    A exploração e escravidão dos médicos cubanos no Brasil deve causar vergonha à todos nós que louvamos a democracia e a liberdade, é vergonhoso saber que nosso país está servindo para a expansão da ditadura comunista cubana, é vergonhoso saber que nosso país é insensível e não enxerga que é de uma covardia imensa explorar os médicos cubanos, a exploração e escravidão dos cubanos é um crime contra a humanidade, futuramente num novo governo mais sensível devemos pedir perdão ao povo cubano.

    Responda
  10. oliva

    A motivação do Governo para assinar um contrato com o Governo Cubano através a Organização Panamericana de Saúde não foi, portanto muito feliz. O ilustre advogado coloca tudo às claras sobre este tema. Como se justifica tamanho imbroglio nas relações internacionais entre dois países sendo que o Brasil tem o Itamarati que poderia muito bem orientar a Presidência da República para não tomar decisões que atentam contra a nossa própria soberania? Como podemos reivindicar um assento no Conselho daONU

    Responda
  11. Maquiavel

    Ives Gandra, parabéns... mais uma vez...

    Responda
  12. ninali

    Será que adianta protestar?

    Responda
    1. Paulo

      Com o peitê e o peissseidebe nao.

  13. PH Andrade

    Muito bem colocado, Sr. Ives. Acrescento-lhe o seguinte - Código Penal, artigo 149 - "Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, (...) sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, (...) restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto. Pena de 2 a 8 anos e multa". E há circunstância agravante: "§ 2o - A pena é aumentada de metade, se o crime é cometido: (...) II - por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou ORIGEM".

    Responda
  14. LacortW

    Respeito, todavia discordo completamente.Dia desses li uma declaração de uma médica cubana que não concorda com o comportamento de alguns colegas no que diz respeito a reclamar de tal situação uma vez que ninguém foi obrigado a entrar no programa e entrou sabendo dos prós e contras do sistema.Ficar falando em escravidão é jogar para a oposição.No mais, essa nossa constituição mãe feita para proteger o errado e fazer do estado uma teta só não é séria.

    Responda
    1. PH Andrade

      Você esqueceu que Cuba é uma ditadura feroz. Uma boa maneira de escapar dela é aceitar primeiro qualquer coisa sob coação (alguma liberdade em troca da escravidão no trabalho) para depois buscar rescindir este contrato e pedir refúgio e/ou entrar com ação trabalhista no Brasil.

  15. CALÃ

    Parabéns ilustre professor Ives Gandra Martins. Muito didática e responsável sua exposição no texto "O neoescravagismo cubano". Só falta agora o Sr. Alexandre Padilha voltar para casa, chutar o cachorrinho e implorar pro Lulla continuar a campanha para o Governo de São Paulo.

    Responda
  16. pantera

    Descarada escravidão. Até onde o governo quer chegar, com sucessivas transferências de dinheiro ao regime escravocragista de Cuba? O que foi feito da dignidade humana, um dos fundamentos da nossa República?

    Responda
  17. cacá

    Os autores dessa barbaridade, nosso governo, deveria ser processado criminalmente por essa podre atitude. Tudo para manter o seu poder e de sobra financiar a anciã e cruel ditadura cubana. Pobre médicos e seus familiares e pobre povo. Não resta dúvida que o motivo é que o ParTido morre de amores por esse regime. Onde a oposição que covardemente se cala perante essa sujeira. Medo de perder votos? Saibam mostrar ao povo essa nojenta realidade!

    Responda
  18. Barão55

    Mercantil Comercializadora de Serviços: traduzindo- Gato. Agenciador de mão de obra temporária. Normalmente os GATOS recebem comissão, mas de 90% é roubo.Os contratantes obrigam-se a pagar salários, encargos, etc. e respeitam ou estão submetidos às leis brasileiras. Que o MT trabalhe.

    Responda
  19. gecejota

    Quando um partido que se denomina "dos trabalhadores" imagina-se que está do lado deles... Na prática, não é o que acontece nesse caso da contratação dos médicos cubanos. O PT está explorando mão de obra escrava, apenas para ajudar o país do "velho comandante", que é o único beneficiário da receita desse programa.

    Responda
  20. Homero

    Indignação total. Mais uma confirmação particular de que não me sinto representado por este governo pobre em todas as esferas de minha vida (técnica, econômica, política, jurídica, ética e moral). Parabéns Ives pela denúncia.

    Responda
  21. cacá

    Essa importação de escravos de Cuba, pelo governo e seu ParTido é a maior atrocidade contra os direitos humanos que aconteceu em país que se diz democrático. Esse governo está rebaixando nosso país a uma republiqueta de bananas. Nosso continente latino americano é uma lástima, vejam Venezuela e Bolívia, etc. Vergonha, vergonha! Tudo em nome de podre e velha ideologia, que agora fede. E pouco se comenta a respeito. Onde o Min. dos Direitos Humanos? A Justiça?

    Responda
  22. Xô bolivarianos

    O paraense PROPAIONGDILHA, vulgo Armadilha, é o CAPITÃO DO NAVIO ESCRAVO, que saio de Cuba por meio do porto construído com dinheiro do contribuinte brasileiro!?

    Responda
  23. fcamp

    Quem puder me explique. Prenderam um indivíduo em SP acusado de vender dois bolivianos, que viriam aqui trabalhar como escravos. A mídia fez o maior estardalhaço. Por que com relação ao regime de escravidão dos médicos cubanos, a mesma mídia não dá muita visibilidade às ilegalidades que são cometidas pelo (des)governo petista?

    Responda
  24. Barão55

    No ano de 2013, conforme divulgado hoje pelo MTa maioria dos casos de trabalho escravo verificados, são urbanos. Quando ocorre uma denúncia de trabalho escravo no setor privado, em qualquer lugar do Brasil, os fiscais do MT fazem o flagrante com o maior estardalhaço nos meios de comunicação e apicam multas impagaveis. Espero que o MT tenha a nesma agilidade frente a esta escandalosa denúncia. Vou aguardar as imagens sentado.

    Responda
  25. João Arantes

    Tem mais sujeira embaixo deste tapete. Até hoje não me convenceram que estes caras são médicos. Por que não fazem a prova e calam a boca de todo mundo, inclusive a minha ?

    Responda
  26. tu4321

    Quando era o Sr. Zezinho da padaria que falava o mesmo, todos torciam o nariz. Quero ver agora, desatem este nó !!!!!

    Responda
  27. fcamp

    Imaginem o estado de São Paulo, nas mãos de um homem com o "nível" do Alexandre Padilha!!!! Deus me livre desse mal!!!!

    Responda
  28. Déjà vu

    "A Terra é Azul" e não Vermelha, para Tristeza do P T!!!!!!!!!

    Responda
  29. Déjà vu

    Os Fins Justificam os Meios, que se Atropele os Direitos Humanos para Garantir a ReEleição de Dilllma!!!!!!!!!

    Responda
  30. Déjà vu

    Quais são Mesmo os 60 Países Adeptos da Neo Escravidão dos Irmãos Castro??!!!

    Responda
  31. Déjà vu

    A Leitura dos Mais Servos é Óbvia: 1- Milhões de Eleitores Abandonados e Desesperados sem para Ninguém p/ Acudi-los, até a Importação de Curandeiros faria Sucesso. 2- Massa de Analfabetos e Famintos para Sustentar o Sonho do "Gigante com Pés de Barro". 3- Projeto Autoritário de Poder, haja vista o Atropelamento dos Direitos Trabalhistas. 4- Marqueteiros p/ quem os Fins Justificam os Meios. 5- O Delírio de se Perpetuar no Poder mesmo que tenha que Afrontar os Direitos Humanos!!!!

    Responda
  32. abf

    Desde o início as entidades médicas vem criticando a forma ilegal do programa em vários aspectos. A propaganda politica e ausencia de oposição permitiram ao governo implementá-lo. Agora o programa alavancará o "mais advogados" já que vai faltar banca de direito para acionar judicialmente o estado. Um partido cria uma aberraçao, o governo endossa e o estado fica com o ônus. Os responsaveis tem que ser responsabilizados civil e criminalmente.

    Responda
    1. PH Andrade

      Principalmente na esfera penal. E veja que há também a esfera trabalhista.

  33. Citizen

    E agora? Quem mais vai se manifestar contra este descalabro? A AMB,OAB,Sindicatos dos médicos,CRM,Ministério do Trabalho... Finalmente uma opinião de alguém que não se omite nunca quando a lei e a Constituição é ferida. Acorda Brasil!

    Responda
  34. reisender

    Esse é o jurista da direita mais reacionária. Totalmente sem crédito.

    Responda
    1. Peter J

      Este é o advogado da direita, amigo do Zé Dirceu, a quem ele acha ser inocente. Esta opinião do Gandra foi bastante divulgada pela esquerda. E agora, fica desmoralizada ?

    2. HuqqerT

      O comentário desse comuna de araque mostra bem o pensamento esquerdista: dane-se a Constituição e as leis, o que vale é o que o dono dele (partido) mandou. Ainda bem que a opinião dele vale tanto quanto um p/e/i/d/o.

    3. fcamp

      Esta sua argumentação deve estar no "manual" que o B A R B A distribuiu para os militantes!!!!

    4. Ernesto Branco

      Pôxa reisemdedo...que argumentos sólidos você apresenta para rebater as palavras ocas deste jurista sem prestigio nenhum....agora sim fiquei convencido que este programa não é o "Mais Escravos Cubanos". Vai prá casa Padilha....este é o seu carro chefe para ganhar o governo paulista?...esquece, o paulista vai te dar a resposta nas urnas.

  35. alberto vieira machado

    É tal o descalabro deste "escruncho" da contratação dos médicos cubanos que só é compreensível, dada a clientela votante destes mequetrefes que respondem pelo governo, que, analfabeta funcional, nada lê porque não entende e deixa-se "emprenhar" pelos ouvidos nos discursos ufanistas e imagens da globo (idem)...Quanto à corajosa manifestação do Dr.Ives, deveria ser seguida pelos doutos deste país, se ainda os há , que não "abduzidos" pela nave do poder...

    Responda
  36. desenganado

    Dois mentirosos. O governo federal e o Sr. Luppi ( que anda fazendo propaganda do PDT na televisão). Rasgaram a Constituição Federal só para satisfazer seus mais bestiais planos de poder. Péssimos políticos. E ainda querem que votemos neles. Os políticos atuais deveriam estar na fila dos desempregados sem bolsa família.

    Responda
  37. AlexTorres

    Por favor, não esqueçam de mencionar que o próprio ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha, na ocasião em que recebeu os médicos cubanos no Brasil, os ameaçou dizendo que se algum deles não seguisse estritamente a legislação cubana, seriam deportados para o aquele país. É vergonhoso como o nosso governo mantem-se mudo diante desse tipo de barbaridade escravagista.

    Responda
    1. PH Andrade

      Se isso for verdade, então penso que o Sr. Padilha deve ser indiciado criminalmente, por apologia ao crime de condição análoga à escravidão (já que a legislação cubana na prática defende a escravidão no trabalho).

  38. NGC 3603

    E quem vai ser responsabilizado por todas essas infrações?

    Responda
  39. zenelson

    esse programa é mais uma forma descarada de enviar dinheiro para Cuba.

    Responda
    1. AlexTorres

      zenelson, o dinheiro para Cuba já está sendo enviado através do BNDES, que financiou o Porto de Mariel ao custo de 682 milhões de dólares, enquanto no Brasil investiu-se 15,7 milhões de REAIS na infraestrutura de nossos portos, cujo custo da logística é uma das mais caras do planeta. Justifica-se o investimento afirmando ter gerado 150 mil empregos no Brasil... balela pura para enganar os incautos, pois trata-se de uma afirmação da Odebrecht, empresa que recebeu a bolada.

  40. lógico

    Com a palavra o Ministro do Trabalho.

    Responda
  41. lógico

    Com a palavra o Ministro do Trabalho.

    Responda
  42. Santista

    O Dr.Ives Gandra é homem de reconhecida responsabilidade e de enorme saber jurídico. Sua análise sobre a condição de trabalho dos médicos cubanos contratados pelo Brasil exige, por isso, uma manifestação esclarecedora do governo brasileiro !!!!

    Responda
  43. DiniZ

    Faço minhas as palavras do colega abaixo. A falta de empreendimento no conhecimento e no ensino, tanto individual , quanto coletivo, faz-nos fechar os olhos para os sistemas injustos de moldes autoritários, anti democráticos, e nesse caso como bem citado por Ives, "Neo escravagistas": Fora "Mais Médicos"

    Responda
  44. Spina

    Finalmente, um especialista se levantou contra as condições contratuais dos cubanos e não contra o programa Mais Médicos. Se o povo brasileiro fosse alfagamabetizado politicamente essa contratação absurda não teria vingado.

    Responda
  45. happyworker

    Gostaria de saber, qual a opinião do MPT com relação a todas estas agressões impostas á CF/88, pelo o programa Mais Médicos, claramente de objetivos eleitorais, pois não basta ter médicos sem a estrutura necessária ao atendimento dos pacientes.

    Responda
  46. Paulo

    Parabéns Ives você escreve muito bem. Escreveu sobre a verdade Constitucional e o que realmente este governo tem feito (um desgoverno). O problema é quando vc fala, vc é sonifero, desculpe lá. Ives deveria só escrever o que faz muito bem. Mas Quando fala dá um sono....

    Responda
    1. Paulo

      Peça ao Ives que não fale mais só escreva.

    2. Paulo

      Ives o sonifero sincopal. Sincotonico essencial

    3. Paulo

      Ele sabe que dá sono. Quando quer dormir se assiste no youtube! Dorme na hora.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.