Luiz Felipe Pondé > Hobbes nas ruas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sugestão: Ao invés de fazer justiça com as próprias mãos, procure não fazer nas próximas eleições o que você faz na privada na hora da dor de barriga!!
Apesar da coluna ser excelente ao caracterizar o homem comum, errou ao dizer que os protestos foram eventos de gente mimada. Na verdade, a imprensa está se borrando de medo.
digo, assinantes
digo, assinantes: ficaram com medo da mÃdia alternativa, com medo de levar prejuÃzo na Copa e de perder assinantes e leitores que o colunista considera imbecis, generalizando todos. Está no livro do colunista sobre o politicamente correto, no qual ele diz que leitores de jornais que fazem comentários são imbecis. Apesar de estar sendo imbecil agora, comentando-o, gosto de ler este colunista.
borrando de medo de perder os leitores e assinados chamados de imbecis em um dos livros do colunista.
Boa coluna!
Desde 2011, vigora uma lei que impede a prisão preventiva para delitos com pena igual a quatro anos. Assim, se alguém for detido com um 38, mesmo que confesse a intenção de assaltar, só poderá ser preso, por ordem de um Juiz, se for reincidente - condenado por sentença transitada. A lei é um convite à barbárie e ao justiçamento. Precisamos revogá-la!
Como pode Ponde não gostar que a intelligentsia eroda o poder da policia se a mesma possui erros que precisam ser sanados ?
Gente comum respeita a polÃcia, pq qdo precisa a polÃcia está lá, quem ñ gosta da polÃcia são ban.didos, junto aos quais os "progressistas", "revolucionários" e "transformadores" se enquadram, estes ñ gostam da polÃcia pq ela os impede de implantar o caos revolucionário marxista, e como eles estão no poder no Brasil a polÃcia no Brasil está sendo desmoralizada cada dia mais, querem acabar com ela, e pela mesma razão protegem ban.didos.
José, a polÃcia ñ prende apenas mansos, os que estão presos no Maranhão e deceparam cabeças não são mansos, são extremamente violentos, os q estão nos presÃdios de segurança máxima do Brasil ñ são mansos.... então, revise.
José, o dito popular q eu citei existe, se pusermos no Google a expressão "polÃcia prende e justiça solta" ela vai aparecer milhares de vezes, então, eu prefiro continuar com ela do q adotar a tua ... q me parece pueril...
José, ñ existe contradição nenhuma, maiores Ãndices carcerários existem, evidentemente, em lugares como o Brasil onde a criminalidade é enorme, na Austrália, no Noruega, no Canadá os Ãndices são mais baixos é claro! . Vc confundiu Ãndice com eficiência.
Se a polÃcia prende e a justiça solta, então existe uma contradição, pois o Brasil possui o terceiro maior Ãndice carcerário do mundo. Ao invés de "a policia prende e a justiça solta", deverÃamos dizer:- "a polÃcia e a justiça prendem os mansos e deixam os violentos soltos, pois mais de 90% dos homicÃdios não são esclarecidos nem pela polÃcia , nem pela justiça. Aà está o senso comum que "gente comum" comunga, e ele precisa ser mudado ou a violência explode.
É dito popular de gente comum - "a polÃcia prende e a justiça solta.", eles sabem q isso está acontecendo, ñ sabem a razão ideológica dos "progressistas" mas sabem o efeito danoso para eles, já cansaram disso, se a polÃcia prender e a justiça soltar os da gente comum vão pegar o ban.dido e aplicar a pena nele, já q a justiça ñ aplica o povo vai aplicar - é apenas isso, ñ é revolução, é indignação por ver ban.dido sendo tratado com todo zelo pelos imbecis politicamente corretos.
A Desigualdade e Barbárie no Brasil devem-se principalmente ao Estado Patrimonialista (Leia-se: Enriquecer a FamÃlia e Apaniguados). Ora, aqui Direita e Esquerda é só um discurso para Abduzir os Tolos, NeoZumbis a procura de um Dogma e dar Sentido à suas Vidas Melancólicas e Vazias. As Manifestações e a Violência são uma Reação de Mal Estar (Náusea) a esta situação de Agilidade Paquidérmica, Ineficiente e Corrupta!!!!!!
Pondé. A jornalista mencionada por você, apenas deu voz a população, cansada de tanto apanhar. O descaso, a incompetência, a desÃdia, a corrupção, etc. de nossas autoridades, tem levado a paciência do povo ao limite. Que fazer, se quem deveria, nada faz? Pudesse eu, iria morar numa nação mais civilizada, esta aqui está cada vez mais perigosa de se viver. LAURO MELO.
Você acredita que o ladrão vai parar de roubar porque foi torturado ? Eu acredito que ele ficará mais violento do que antes.
A meritocracia, por mais justa e racional que possa soar, não é um critério válido para uma organização macro da sociedade, pois, na maioria dos casos, não se parte de condições iguais para o curso do desempenho pessoal. A classe média, de fato, ralou para chegar onde está e é por isso que defende esse lógica meritocrata, e não patrimonialista defendida pelos abastados. Mas, por outro lado, deve compreender que uma sociedade baseada somente na meritocracia, sem ações afirmativas, causa distorção
Sim, pq a classe média, do alto da sua meritocracia, acha que as outras classes devem ficar alheias à sua realidade. Elas podem e devem existir conquanto não prejudiquem a minha rotina trabalho-shopping-academia-casa. Preferem ficar reclusas em seus condomÃnios ao lado de outros meritocratas, quando, na verdade, fazem parte da sociedade como um todo.
À lembrar, uma das consequências dessa distorção causada pela meritocracia, é a própria violência que vivemos no Brasil.
Parabéns ao Fernando pela excelente e inteligente reflexão.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A Chamada "Psicologia da gente comum" - para mim - nada mais é que nossa quase eterna egocentricidade, ao longo da história nos revemos esses conceitos baseados no egoÃsmo. Estamos revivendo isto com outros personagens é claro! Ou seja, "saia da MINHA frente se não te bato" claro exemplo. Valew Pondé!
A grande maioria da população é pobre e analfabeta, portanto tem o governo que merce. Nossa sociedade é hipócrita, violenta, cruel, indiferente e o pior se deixa corromper e a alienação já caso de saúde pública. Vivemos um verdadeiro salve-se quem puder.
Sou conservador com muito orgulho. Para mim isso não é nenhum incômodo. O conservador defende aquilo que se chama "Senso Comum", que está claramente descrito no texto do Pondé. O problema que a maior parte da intelectualidade brasileira se acha no direito e no dever de mudar o Senso Comum. Por isso ela se desconecta cada vez mais da maioria da sociedade, na mesma medida que se torna cada vez mais raivosa e radical.
Concordo com você pois também acho que o senso comum não deve ser mudado por ideologias de quem detém o poder. As mudanças que realmente funcionam (leis que pegam) ocorrem de baixo para cima, ou seja, do povo para o governo.
Mas acredito que há coisas que são imutáveis. Não existe, por exemplo, nenhuma cultura que cultive o egoÃsmo como virtude. Isso é válido tanto para que morar na Fifth Avenue, em NY, como para uma aldeia perdida na Ãfrica Subsaariana. Em nenhuma cultura o matrimônio é proibido, podendo ter lá a suas restrições. O homicÃdio também é condenado por todas as culturas. São verdades universais que jamais irão mudar.
Mas o Senso Comum é sujeito a mudanças e isso é muito salutar. Mas o processo de mudança deve ter uma origem ontológica, não ideológica. Por exemplo, há 100 anos era inconcebÃvel o voto feminino, porque o papel da mulher na sociedade era muito diferente do que representa hoje. Isso representou uma mudança salutar e necessária do Senso Comum. O problema é quando tenta-se fazer uma mudança radical, baseada em premissas absolutamente racionais, como é o caso das ideologias revolucionárias.
Se sensos comuns nunca forem mudados, corremos o risco de continuar à viver na idade média, pois o senso comum não possui comprovação cientifica.
Senso comum é o que grande parcela das massas acredita ser verdade, mesmo sem comprovação cientifica, e que precisa ser mudado com a evolução da ciência, senão a humanidade fica parada no tempo. Pensou se anda acreditássemos em bruxas da inquisição, negros como inferiores, homossexualidade como doença, terra como centro do universo; que maconha mata, manga com leite faz mal ? É aà que o conservadorismo se mostra pernicioso, pois ele pode produzir violência.
É incrÃvel como a imprensa está cada vez mais acrÃtica e bajuladora, com medo de cobrar conceitos éticos, morais e de civilidade, não só dos polÃticos, mas também da população.Deve-se não apenas dissertar sobre problemas, mas também apontar as suas raÃzes e apresentar alternativas, pois isso sim é jornalismo. Mais uma vez, ótimo texto Pondé!
Perfeito Pondé!! Como diz Hobbes: "Os pactos, sem a força, não passam de palavras sem substância para dar qualquer segurança a ninguém." O contrato social está ruindo. Parece que o Estado Brasileiro, que detém o monopólio legÃtimo da força, está sem forças, abatido e com a consciência rebaixada. Vivemos uma forte depressão estatal. Será que um psiquiatra resolve?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Hobbes nas ruas Voltar
Comente este texto