Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Turco

    Isso não, seu João. Esse tal senhor Haag é, por acaso, alguém a ser citado por qualquer jornalista/colunista sério? Poupe-nos, por favor. O cara foi perseguido pelo nazi / fasc e depois virou a casaca, tornou-se um nazi extremado, chegando ao ponto de defender o apartheid da South África.

    Responda
  2. Tomé o Cético

    Três argumentos me fazem manter minha postura contra a pena capital: 1) É possível que se condene e execute um inocente. Erros judiciais, corrupçao, etc… 2) Como diferenciar um culpado que é psicopata incorrigível de outros casos com segurança? 2) Quem condena, nao executa a pessoa, ou seja, nao sente o terror de tirar uma outra vida. Isto é delegado a outros. Questoes filosóficas e religiosas à parte, neste caso deve se ater à racionalidade somente.

    Responda
  3. luizwilcke

    Acho o seg-uinte: Tem que ter pen-a de m-orte pra certos casos. Como ma-tar: Por fuzila-mento. Como: O condenado deve morrer pe-las mãos dos pa-rentes de quem ele tirou a v-ida. O esta-do cond-ena, e dita o local e cha-ma o alg-oz. Ponto final.

    Responda
  4. sergio

    Belo texto!

    Responda
  5. mario

    se o Estado não tem o direito de tirar a vida do cidadão,por que não dar esse direito á parte ofendida,no caso pais, irmãos ou filhos da vitima? o que não se pode é deixar alguem impune só porque não há consenso sobre método de execução ou principio de direito.

    Responda
  6. Alberto

    Acho que não deveria haver pena de morte (inclusive em casos de guerra) em nenhum país. Acho que para assassinatos e outros crimes graves deveria haver prisão perpétua.

    Responda
  7. Ernesto Branco

    Um pequeno relato: Um conhecido, estagiário de Direito, foi a uma penitenciária entrevistar presos. Em contato com um as-sa/ssino perguntou que se ele soubesse que seria cond.enado à pena de mo-rte pelo seu cr.ime assim mesmo o faria, recebeu em resposta " Aí não, né mano!!. Para psi-co-patas, pena de mo.rte é o auge do seu feito, para o as.sa/ssino comum pena de mor-te inibe sim. O resto é filosofia.

    Responda
  8. nunes

    No Brasil existem milhares de criminosos perigosos nas ruas, grande parte deles já têm prontuários policiais extensos e mesmo assim estão nas ruas com autorização das leis brasileiras, e muitos destes criminosos assaltam e -matam inocentes diariamente no Brasil, ou seja, quando o Estado permite estes elementos nas ruas o Estado está dando autorização para que eles -matem, então pena de -morte já existe no Brasil, inocentes são -assassinados todos os dias no Brasil com a conivência do Estado.

    Responda
    1. nunes

      Complementando: não vejo os "humanistas" indignados por causa das -mortes de vários brasileiros por criminosos todos os dias, diariamente no Brasil a pena de -morte é praticada pela -bandidagem, e cadê a indignação dos humanistas? Ah, humanistas míopes.

  9. CALÃ

    No Brasil o sistema prisional é tão infame e promiscuo que o prisioneiro já está no corredor da morte, tendo que se submeter aos grupos que dominam os presídios.Tem prisioneiro que após cumprir 80/90% da pena é obrigado a assumir a morte de outro preso e então nova pena lhe é aplicada. Não acha que a maioria já perdeu a esperança de recuperação? Talvez pena de morte para os líderes de facções seja a solução; ou então celas individuais com ar condicionado, tv, internet, às custas do contribuinte

    Responda
  10. LOUIS BLÉRIOT

    Há algo de muito errado no país quando um dos melhores articulistas do maior jornal do Brasil não é brasileiro. Parabéns, Sr. Coutinho.

    Responda