Hélio Schwartsman > Médicos no pelourinho? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Déjà vu

    Colunista Especializado em Generalidades, vai Sabendo cada Menos de Mais Temas até chegar Próximo ao Zero, trata-se da Arte de Desinformar Informando!!!!!!!!!

    Responda
  2. Déjà vu

    Ao Filosofo Comentarista de Assuntos Aleatórios, um Provérbio Indiano pra lembrar antes de Escrever sua Coluna: "Quando falares (Escrever), Cuida para que tuas Palavras sejam Melhores que o Silêncio."

    Responda
  3. Elvira

    Hélio, sempre li seus artigos. Hoje me decepcionei. Vc parte de uma premissa digna de que os fins justificam os meios. Cuidado, Lênin e Hitler também usaram desse raciocínio e dessa ética. Obs.: não se trata de moral, mas de ética! É a mesma empregada pelos atuais donos do poder!

    Responda
  4. AA

    Falar de "ética" em se tratando de socialistas é inútil, para socialistas ela é a ética "burguesa" a ser ñ só desrespeitada como destruída, os 3 pilares da sociedade ocidental q o marxismo "cultural" quer destruir são a moral judaico-cristã, na qual a ética está centrada, a Filosofia Grega e o Direito Romano, esses valores "burgueses" na cabeça insana de marxistas evitaram q os dogmas marxistas fossem implantados no ocidente, por isso devem ser destruídos. Eles estão nessa "luta" a 70 anos...

    Responda
    1. AA

      nunes, essa questão a mim me parece inequívoca, ñ existe a menor dúvida do apoio do governo brasileiro a Cuba, ñ poderia ser de outra forma, ambos são socialistas e a insanidade domina a mente destas pessoas; o meu comentário se refere ao tema do artigo, ñ existe "questão ética" para socialistas, e qto aos cubanos, como eu já disse, para eles é excelente, pois se livram da porcaria q existe em Cuba e tem a chance de irem para o EUA.

    2. nunes

      AA, a questão é que nosso país está sendo conivente com a exploração de pessoas e ajudando a perpetuar um regime de ditadura que nós sempre detestamos por anos no Brasil.

    3. AA

      Qto aos cubanos, mesmo ganhando bem menos do q o governo brasileiro envia para os Castro, os cubanos estão muito melhor aqui do q lá, em Cuba ñ existe liberdade nem comida a contento, aqui no Brasil eles tem muitas coisas q na ilha ñ teriam, e mais, tem a possibilidade de pedirem asilo político ao EUA e irem embora para lá, sonho de grande parte deles provavelmente. Para quem estava atolado na m... cubana colocar a cabeça para fora é motivo de alegria!

  5. Maria

    Por aqui há tantos pelourinhos....... Trabalho escravo infantil..... Parece que um a mais ou a menos, tanto faz Cubanos podem ir e vir como os demais trabalhadores estrangeiros? A Constituição Brasileira não está sendo respeitada por Cuba ao proibir q/ eles não possam ir e vir no nosso país?

    Responda
    1. nunes

      Os cubanos não podem ir e vir como os demais estrangeiros, eles são vergonhosamente controlados pelos capitães do mato, é uma humilhação para o Brasil, a ditadura comunista expandida em pleno território brasileiro, eu jamais imaginei eu algum dia veria isto no :Brasil.

  6. Pindorama

    A teoria barrosiana da interpretacao das leis fazendo escola!

    Responda
  7. svarat

    Se adotarmos um consequencialismo radical, abandonando todas as questões de princípio e moral, com o tempo o direito vai se transformar numa monstruosidade. Não se pode conduzir bem uma sociedade só com valores pragmáticos.

    Responda
  8. Marcelo F

    "O seu comentário não pode ser publicado. Há palavras no seu texto que descumprem as regras de publicação de comentários. Por favor, edite o seu texto e tente novamente." Cansei de ficar brincando de disfarçar as palavras. Acho que a folha não merece mais minha assinatura...

    Responda
  9. Carlos Baccelli

    Sob meu ponto de vista, o nobre colunista tem uma visão muito distorcida da realidade e carece de mais esforços para enxergar as coisas como elas realmente o são.

    Responda
  10. SP30

    A justificativa usada como brecha é que são estagiários, sob supervisão de preceptores. De estágio o mais médicos não tem nada, e de supervisão também não, já que os supostos médicos que deveriam supervisionar não tem nenhuma responsabildiade legal. É isso ai senhores, o governo federal burlando as leis e dando um jeitinho pra enfiar milhares de cabos eleitorais em pequenas cidades brasileiras e por que não, mandar um dinheirinho pra fora do país, via cuba.

    Responda
  11. AndréSP

    Nossa, que texto mais ridículo. Como diz o velho ditado, de boa intenção o inferno está cheio e a terra de ditadores cheios das idéias....

    Responda
  12. Gabi

    Seguindo o seu raciocínio, os bolivianos que trabalham nas confecções em São Paulo, estão em situação melhor do que as de lá. Nossa indignação é, com isso, inválida? Seu texto realmente surpreende pelo raciocínio absurdo.

    Responda
  13. Guto

    Foi inteligente sua percepção de que para efeitos sanitários os enfermeiros resolveriam o problema, infelizmente , para desgraça nossa e dos profissionais de enfermagem eles não se manifestaram.A maioria dos cubanos que estão no Brasil tem um nível de conhecimento semelhante a um enfermeiro brasileiro, só que são titulados como médicos.Cabe lembrar que a desnutrição infantil foi combatida de forma eficaz pela pastoral da criança.Na verdade tudo é dimdim para os Castros.

    Responda
    1. svarat

      O que é que tem a ver Castro com tucano, jacu?Escreva alguma coisa que preste rapaz, que se aproveite. Só sai baboseira inútil de seu teclado pinot.

    2. SP30

      Comparar nossos excelentes enfermeiros com os técnicos de saúde cubanos fantasiados de médicos não dá. Nada pessoal contra os cubanos, que são vítimas nesse acordo absurdo de tráfico de pessoas, mas eles não tem treinamento adequado para clinicar.

    3. waldirPiNot

      É natural : há quem defenda dindim para os Castro; há quem defenda, para tucanos. E é muito curiosa esta tese que todo médico cubano é enfermeiro. Este fenômeno deve ser estudado : por que os cérebros cubanos tem o tamanho de um cérebro de ave, por exemplo, cérebro de tucano ?! Seria um efeito imprevisto, INvolucionário ?! Acorda SHD : desnutrição havia no tempo dos Tucanos. Depois do Petismo (ateste) o problema do brasileiro é sobrepeso : devem aprender a NÃO comer tudo o q seu dindim compra.

  14. gordo

    Acredito que o colunista não necessita deste tipo de comentário para se manter na mídia . Ridículo

    Responda
  15. sgomes

    O texto é um vexame. O helio deveria se omitir em comentar o artigo ético e claro do Jornalista Ives. Para nos, cidadãos comuns, justiça e ética são valores claros. Jamais aceitaremos a premissa de que os fins justificam os meios, pensamento que cria perigosas possibilidades incompatíveis com um regime democrático.

    Responda
    1. svarat

      Pinot o povo cubano não decidiu nada e não decide ainda hoje, se lhe fosse dado o direito de decidir, daria um chute no traseiro dos Castro imediatamente, para se livrar desses psicopatas que roubaram sua liberdade e prosperidade e os sevicia física e psicologicamente há mais de 50 anos..

    2. waldirPiNot

      SGomes é humorista : "justiça e ética são valores CLAROS". A História muito ajuda a entender como inúmeras vezes, gente(até)do Primeiro Mundo tende a aplicar sua justiça e sua ética. Os fins justificavam os meios qdo os ingleses "éticos" lutaram contra a escravidão : "ex-escravos serão nossos futuros clientes !". Bem como o PFL&PSDB hoje usam toda sua "justiça e ética" para libertar cubanos. O fim pois é, transformar em "paradisíaca" a ilha, como um dia foi - e seu povo decidiu NÃO MAIS.

  16. Fabio Petto de Souza

    (Cont.) O trabalho escravo se mostra em diversas facetas e nenhuma delas é admissível em pleno século XXI. O fim não justifica os torpes meios utilizados para pôr em prática um Programa assassino e eleitoreiro como este. Ainda, a proposta de substituir médicos por enfermeiros é tão absurda quanto o Programa atual, dada a extrema diferença das profissões. Schwartsman poderia ter aproveitado melhor seus primeiros dias de carnaval a publicar texto tão superficial quanto tendencioso.

    Responda
  17. Fabio Petto de Souza

    Surpreende-me o tempo devotado pelo autor a escrever tamanhas bobagens. A crítica "oculta" ao fato de os cubanos receberem menos que os demais está no fato de que 70% (ou mais, se considerarmos os auxílios quanto à moradia e à alimentação, que são sistematicamente desviados, conforme denunciam cubanos, espanhóis, portugueses, brasileiros, etc...) do dinheiro tem destino incerto e nem OPAS, nem Ministério da Saúde, nem Governo de Cuba e nem a mídia a serviço do PT explicam tal sumiço (continua)..

    Responda
  18. tiomingo

    Escravidão é operário viajar 3, 4 horas espremido dentro de ônibus e trem para ir ao trabalho. Esse programa mais médico está ajudando muito aos pobres. É natural que a elite vai contra, assim como vão contra a "reforma tributária". "Nada pode ser considerado politicamente certo quando é moralmente indefensável".- Abraham Lincoln.

    Responda
    1. waldirPiNot

      SGomes anda desgostoso, daí vê des-gosto à toa ! Só perguntei de quem seria o papo elite : do Tiomingo ou Lincoln ?! Tiomingo fala no dia-a-dia dos operários e lembra que a elite é contra o Programa MaisMédicos. Lincoln lembra que se algo é indefensável moralmente (impedir a assistência), não é certo, politicamente. Como estariam grasnando os bandos Tucanos, se o Programa fosse tocado por eles ?! Pergunto mais : gestores da oposição solicitaram ?! Então... carecem de médicos.

    2. sgomes

      Waldir: acho que você entendeu sim, apenas não gostou.

    3. nunes

      Você cita Lincoln "Nada pode ser considerado politicamente certo quando é moralmente indefensável" mas não consegue enxergar que explorar os cubanos é imoral, bela visão a sua, coisa de MAV com o cérebro enxaguado com água suja.

    4. waldirPiNot

      Não entendi, SGomes : quem é que tem o papo elite, o Tiomingo ou o Lincoln ?!

    5. sgomes

      meu amigo, você ainda querendo impressionar com esse papo de elite?

  19. BethO

    Hélio, dando voltas para justificar o envio de dinheiro para Cuba pelo governo?

    Responda
    1. svarat

      O Pinot hoje superou por larga margem seu nível normal de imbe cilidade.

    2. waldirPiNot

      E Jorge defendendo q o sistema cubano deva existir sem qualquer remuneração !! Não teve interesse de entender o sistema como ele é, e já fica medindo com régua torta, determinando como ele deveria existir. Fosse igual ao nosso, eles estariam a depender de um Programa Internacional de Saúde Humanitária. Contudo ñ precisam e este seu sistema de existir é que está a amenizar e minorar distorções IMORAIS permanentes world afora. Ñ existindo, milhões de brasileiros estariam desassistidos.

  20. chikitao

    este texto é aquele um que não deveria ter passado da imaginação do autor antes de ter um melhor conhecimento sobre o assunto para não ficar ridículo.

    Responda
  21. Spina

    Hélio, depois dessa, pede um boquinha para o Lulla em algum ministério.

    Responda
  22. nunes

    Prezado colunista, seu texto é vergonhoso, tem a finalidade de tentar dar legitimidade à exploração, dizer que a legislação brasileira é ruim só para justificar a escravidão é profundamente lamentável, se as leis trabalhistas são ruins que sejam melhorada e não usada como justificativa para exploração, além do mais o senhor nem se deu ao "luxo" de comentar que a ditadura comunista encontrou guarida para expansão ao se permitir no Brasil a censura e restrição de liberdade aos médicos cubanos.

    Responda
    1. nunes

      Melhoradas, usadas.

  23. waldirPiNot

    O cerne de quem questiona está na patrulha q avalia tudo o que os petistas fazem. Cuba ñ nasceu ontem ! Seu sistema se contrapõe a todos os outros e apresenta resultados q NÃO estão sob o julgamento de povos 'livres' (?!) cujas réguas têm outra dimensão. Educação, Moradia, Alimentação obedecem critérios q inexistem noutros lugares. Caso médicos recebessem diretamente, uma casta privilegiada atentaria contra si. Os EUA atentam ILEGALMENTE há 60 anos - desde qdo os cubanos decidiram se libertar.

    Responda
    1. svarat

      E para que isso, porque o ser humano deve aceitar isso como virtude? Ora, para a glória do Estado socialista. Mas glória por quê? Sei lá, essa gente é maluca.

    2. svarat

      Educação, moradia e alimentação obedecem critérios que não existem em outros lugares. Sim a alimentação é miserável, a moradia está caindo aos pedaços e a educação serve para ser exportado como gado para trazer divisas à ditadura. O que o Pinot está dizendo é que o bom para o ser humano é aceitar ser uma espécie de zumbi do Estado, em troca de um prato de comida e de uma vida miserável e sem escolhas, ler o que o Estado permite, fazer o que o Estado diz que pode, sujeitar-se como um servo.

    3. sgomes

      Você deve ter uma explicação toda própria para explicar as sucessivas tentativas de fuga dos cubanos para as tais nações onde se encontram os povos livres

    4. nunes

      A ditadura comunista está sim sob julgamento de nações democráticas simplesmente porque seres humanos não podem ser trancafiados numa ilha e obrigados a viverem sob as ordens expressas de meia dúzia de ditadores que se acham no direito de delimitarem a praia como limite máximo de liberdade. Eu fico impressionado quando vejo pessoas que parecem inteligentes defendendo as prisões de regimes totalitários como Cuba e Coréia do Norte.

  24. Maurilio

    E o que o prezado colunista tem a dizer sobre o Plano de Carreira para médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros profissionais, engavetado no ministério da Saúde há anos? Sou frontalmente contra o mais médicos justamente por isso. Ou o colunista ignora o fato? Ps: não sou médico, sou usuário do SUS, e sei muito bem do que os usuários necessitam por experiência própria...

    Responda
    1. waldirPiNot

      Como "usuário" do SUS, deve ter alguns elogios a fazer, considerando a gratuidade continental deste sistema - que não apresenta somente mazelas. Corrigi-las é nosso dever, mas destruí-lo é atentar contra a Constituição cidadã de 1988. Encorpar um tal sistema parece ñ ser uma solução, uma vez que a Oposição vive questionando o "tamanho do Estado". Fosse fácil aprimorá-lo, certamente esta casta já o teria feito. Não precisa ser médico pra ter sua posição - basta ter sido contrariado nos desejos.

  25. Brasileiro

    Para alguns comentaristas. O que tem a ver a revolução bolivariana com o tema da coluna? O tema da coluna é sobre a existência ou não do regime de escravidão dos médicos cubanos. O Simon Bolivar, quando era vivo, nem sonhava com o Mais Médicos.

    Responda
  26. Pindorama

    Como são médicos , supostamente ( não temos como comprovar se o são, pelos padrões brasileiros) e não ‘’trabalhadores comuns’’, podemos tolerar a infração à leis trabalhistas do nosso país, não é seu Hélio. Mas uma vez institucionalizada a inutilidade da CLT, neste caso, porque ela deveria vigorar em outros?

    Responda
  27. carlos

    Este e o comunismo selvagem,a exploracao de mao de obra pelo estado, se o Barbosao sair do supremo os bolivarianos vao ganhar todas.

    Responda
  28. capanjo

    O Brasil de 500 anos ainda têm seus problemas , uma nação que formou-se mais por teimosia de seu povo , povo porque brasileiro não é raça , e o pior nós nunca tivemos um projeto de nação, deste a coroa portuguesa instalada nestas terrras. Agora quando vêm medicos atender o povo nos lugares mais remotos , dar asssistência, escutar o paciente. não pôde ?. A realidade , falta de saúde , filas nos atendimentos, demora na marcação de consulta, viagens longas. AH! eu tenho plano de sáude!!!!!!!!

    Responda
    1. Jane

      Sim, pode, e ninguém contesta esse mérito. Agora, porque pagar menos aos médicos cubanos do que aos demais contratados e pior, mandar a maior parte do $ para o governo de Cuba ???? É aí que está a questão. Acaso eles valem menos que os outros?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.