-
LM RJ
Goste se ou não d a rússia de putin, fatos são: trata se do maior produtor de gás natural (1/4 da produção mundial, vendida a europa através de dutos localizados na ucrânia), trata se do 2º maior produtor mundial de petróleo, trata se de poderio bélico, somente comparável ao dos eua, trata se de um país q pelos motivos expostos, vem, ao lado da China, continuamente questionando a hegemonia do dólar como moeda mundial de referência... Não compreender tais fatos é não compreender conflito atual
-
PH Andrade
O fato é que ninguém sabe bem o que vai acontecer. Tanto pode ser uma invasão russa no leste e sul da Ucrânia (o que seria temerário para Putin) quanto pode ser a divisão da Ucrânia em dois países independentes. Difícil é imaginar a manutenção do atual "status quo" por muito tempo. Há duas datas-chave próximas: 30 de março (data do referendo na Criméia, que pode aumentar a autonomia da região) e 25 de maio (eleições na Ucrânia, que podem legitimar o atual Governo, ou não).
-
jose
Nosso colunista quer a volta da guerra fria com probabilidade de uma guerra nuclear, e não entende que o silencio é paz e que lhe falta amor.
-
PH Andrade
Não consegui ver isso no artigo. O colunista apenas mostra Obama como vacilante nas suas decisões, em comparação a outros governos anteriores (como George W. Bush). Posso estar errado, mas me parece que Coutinho não tomou lados no artigo, muito menos incentivou o que quer que seja.
-
-
Guriatã
A tradução para o que você expressou,melhor ficaria como:a direita não está conseguindo engambelar,mais,muita gente,os otários estão diminuindo muito.
-
AA
O autor é claramente odeia a Rússia e Putin, este fato tira da cabeça dele a necessária lucidez para escrever um artigo sobre a Ucrânia, por isso ele ñ fez um artigo coerente e justo, pendeu em larga escala contra a Rússia, e suas palavras são mais xingamentos disfarçados do q comentários fundamentados.
-
PH Andrade
(cont.) Mas ele também criticou Obama por seu vacilo e hesitação em tomar posições mais duras, em comparação com outros Presidentes americanos.
-
PH Andrade
Me parece um problema de interpretação de texto. O autor inclusive criticou Putin por fazer promessas hipócritas em relação à Síria, sabendo que não as poderia cumprir. Leia novamente o texto com atenção - todo ele, e não somente a parte final.
-
-
Spina
João vamos defender o planeta: o pior que ocorreu a ele, foi a raça humana ter se instalado aqui. Esses conflitos geram um desgaste sem precedentes na natureza e o preço quem paga é a raça.
-
PH Andrade
Lúcida análise, caro Spina. A guerra nada mais é do que a versão da diplomacia como força bruta. Na história desta raça a paz sempre foi um intervalo entre guerras. Depois de tantas guerras e atrocidades, esta raça já não me surpreende mais, pois conseguiu se superar na sua malvadeza. Precisamos dar um "restart" nessa civilização. Onde está a tal da Nova Era decantada em verso e prosa durante décadas? Será que teremos que extraí-la a fórceps ?
-
-
JC
Houve um tempo que as ações americanas mundo afora eram consideradas imperialistas. Hoje, a América (sic) é considerada a polícia do mundo. É o que pede Coutinho. Imagino se a América não se sente tentada a intervir na Venezuela. Qual seria o papel das Nações Unidas nestes conflitos? Espectador privilegiado? Não passou da hora de reformar a ONU?
-
Haydn
Declínio do Ocidente, que é isto? O autor não define; parece mais um arroubo ideológico ou nostalgia da Guerra Fria? Em que campos se dá tal declínio: político, diplomático, econômico, cultural, científico, tecnológico? De qual ou quais destes campos o mundo mais depende? Onde se situam suas matrizes?Onde se investe mais em qualquer deles? O autor deveria ser convidado a escrever mais e melhor sobre o assunto!
-
Lima
Chamar João Pereira Coutinho de Jornalista, é uma piada. Jornalista faz matéria baseado na verdade e na ciencia da comunicação, sem apelos ideológicos. Esse aí parece mais um Black Bloc, sua matéria é totalmente demente. Queria o que o Reporter/Jornalista ? Que os EUA da raça ariana invadisse ou bombardeasse a Rússia ? OS EUA/Reino Unido/ Israel sabem que em que ter paciencia com os Russos, para o bem da humanidade.
-
Nestor
o soberbio Coutinho confonde declínio do Occidente com declínio do império americano, que não são exactamente a mesma coisa. Os latino-americanos não podemos ficar tristes com a menor capacidade de intervenção dos USA, portanto não compartilho a nostalgia imperial deste repórter.
-
svarat
Obama é um sujeito totalmente inadequado para ser presidente dos Estados Unidos. Foi eleito e endeusado por certos setores porque hoje vivemos sob o domínio do politicamente correto.
-
Peter J
OK. Concordo, mas a alternativa tinha Sarah Palin como vice-presidente.
-
-
Marcio
a política externa dos democratas, desde Jimmy "killer rabbit" Carter é patética. O melhor deles, Clinton, deixou o Taleban crescer a ponto de servir o Afeganistão de base para os ataques terrorista de 11/09/2001. Mas o problema dos republicanos chama-se George Bush II, pois este era um republicano pateta.
-
PH Andrade
Pela lógica, depois da Ucrânia pode vir a Bielorússia, ou a Coreia do Norte... Putin, Putin, teu passado na KGB te condena...
-
Marcio
as possibilidades da web semântica ou web 3.0 são enormes... A pergunta é: o que virá depois (que já deve existir nos bastidores)?
-
Marcio
O que Snowden ainda não revelou publicamente?
-
Marcio
Depois de Snowden, Putin criou coragem para dar de dedo na cara de Obama... Putin ganhou a crise síria e vai ganhar a Criméia. Vamos ver qual o próximo país ou região a ser anexada à Rússia
-
Marcio
Em suma: depois de ter Snowden sob suas asas, Putin resolveu dar de dedo na cara dos EUA... Será que os fatos, aparentemente desconexos, não têm ligação? Por que, após Snowden, Obama cria linhas vermelhas que não cumpre? É o terceiro vexame de Bobama: a) crise Snowden que revelou espionagem em escala soviética, b) crise síria, vencida por Putin; c) crise ucraniana, que deve ser vencida por Putin. Vamos esperar qual o próximo país ou região que Putin anexará à Rússia.
-
Marcio
a invasão do Iraque pelo Bush filho é um desses acontecimentos tão fora da casinha que você se pergunta como um presidente americano pode ser tão mal de marketing. Mas vendo as k-gadas de Obama e a condescendência da imprensa você se pergunta como a imprensa pode ser tão hipócrita e "ideologicamente" comprometida com dinheiro e com companheiros de causa. Qual a causa? Formar pessoas na marra, condicionando-as a um pensamento supostamente superior.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.