Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. jwesleysoares

    Que pena que Alceu não está vivo atualmente, pra ver o quanto ele estava errado, diante da brutal realidade que assola o País, com a sistentação dada pela esquerda corrupta e quadrilheira. Aí sim, ele veria o que é atraso ao progresso.

    Responda
  2. n c

    Boa matéria do articulista, apresentada com equilíbrio e fidelidade. Fica aqui o célebre ditado:- "Quem não conhece o passado está condenado a repeti-lo". Cuidemos do nosso Brasil!

    Responda
  3. Antonio Catigeró Oliveira

    Temos dificuldade em distinguir mobilidade social e mobilização social.

    Responda
  4. Observador crítico

    Na década de 1960, regimes socialistas ainda estavam firmes na URSS, China, Vietnã, Europa Oriental e outros países. Muitos alimentavam a ilusão de que o socialismo era um dos caminhos para a sociedade brasileira também. No embate entre as forças que queriam implantar essa experiência e as que não queriam, ganharam essas últimas. As consequências, todos sabemos quais foram. Se os adeptos do socialismo tivessem vencido, só há conjeturas...

    Responda
  5. maria alves

    Mais um achado precioso do seu Elio. Grata.

    Responda
  6. Haydn

    A radicalização pelos dois extremos políticos levou os centristas a optar por um dos lados. A situação era pior que 35, mas melhor que 37, até 68, quando nova onda radicalizante, de ambos os lados, nos levou a anos ainda mais sombrios. Pior, agora parece que os extremos se assanham de novo. O que confirma Dr. Alceu: "os extremos se tocam"! Ele, porém, previa: "economia de mercado e preocupação social se unirão em futuro indefinido". Tomara!

    Responda
  7. daniel

    Tem um errinho de álgebra aí: 1949 não era 50 anos depois do golpe que derrubou o imperador, era 60 - a república foi proclamada em 1889, 50 anos depois era 1939. De resto, dr. Alceu que nos perdoe, mas ainda é difícil de engolir a história do golpe comunista em 1964.

    Responda
    1. daniel

      Lauro, sim, na primeira frase vc tem razão. Na segunda, tenho a forte impressão de que não há nenhum registro histórico de tomada do poder pelos comunistas no Brasil. Já com relação ao uso dessa desculpa para dar golpes de direita, aí sim há um registro histórico: o PLANO COHEN. O fato é que nossos comunistas nunca tiveram força pra dar golpes de estado no Rio de Janeiro, quanto mais em Brasília. Outro fato é que os golpistas de 1964 não promoveram as eleições de 1965.

    2. Lauro Melo

      Daniel. Você queria dizer aritmética, creio eu. Quanto ao golpe comunista, leia os registros históricos. LAURO MELO.

  8. Lauro Melo

    Elio. Você, eu, o mundo todo sabe, onde os comunistas tomaram o poder, o banho de sangue foi assombroso, catastrófico, verdadeiramente insano. Em Cuba, os registros comprovados, falam em 7.308 pessoas mortas, após a tomada do poder pelo ditador Fidel, e no Camboja, o ditador Pol Pot matou mais de 1,5 milhões de cambojanos. O Jango seria deposto de uma forma ou de outra, felizmente foi deposto pelas pessoas certas. LAURO MELO.

    Responda
  9. Maquiavel

    De uma coisa é certa... sabe-se muito bem que o golpe viria, de uma forma ou de outra, de um lado ou de outro. Ou nos submeteríamos a algo parecido com o que aconteceu em Cuba, ou com o que acabou acontecendo com o Brasil. A história está aí... não nos esqueçamos de que, quando se fala em tortura, nenhum dos lados é santo... do lado "legal", houve tortura, do lado "ilegal" houve justiçamento. Aliás, não vejo até agora, nenhuma "comissão" para "fazer justiça" nesse quesito. Alguém sabe por que?

    Responda
  10. Dewey

    O grande estopim que apressou o golpe de 64 foi o discurso de João Goulart e Leonel Brizola feito no dia 13 de março de 1964 na Central do Brasil, Rio de Janeiro. Nesse, os dois anunciavam as reformas de base, reforma agrária, um novo plebiscito para aprovar uma nova constituição e a nacionalização das refinarias estrangeiras de petróleo. A aproximação de Jango com a USSR e China só fizeram aumentar as suspeitas sobre suas intenções de instalar o komunismo no Brasil.

    Responda
  11. Guriatã

    Este golpe trouxe o empobrecimento moral,a desarticulação social , a erosão da estrutura pública, de nosso país,além de ter iniciado e enraizado métodos de tortura abomináveis entre nós.

    Responda