Drauzio Varella > Pílulas mágicas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Fefê

    Dráuzio, boa tarde. Parabéns pela coluna, primeiramente. Gostaria, caso possa, de comentar sobre a influência da B12 na depressão e seus ativos. Particularmente estou com déficit dessa vitamina, o que foi diagnosticado por um psiquiatra por estar me sentindo depressiva, e não era "mental" e sim físico, por conta da tal vitamina que também virou "modinha". Abs

    Responda
  2. Marcio

    Dr., é verdade, o Sr. me fez lembrar dos antigos comerciais de vitamina C. Hoje já sabemos que vitamina C demais vira xixi e dinheiro jogado do bolso ao lixo.

    Responda
  3. oribim

    O Doutor coloca em duvida a eficácia dos produtos da Americana HERBALIFE...Porque que a ANVISA não fiscaliza os produtos dessa empresa e divulga o resultado para a população brasileira...isso me cheira corrupção dentro deste órgão...Vamos trabalhar, vamos colocar em pratos limpos o que faz bem e o que faz mal para os brasileiros.

    Responda
    1. Marcio

      Herbalife, medicina piramidal (entendeu?)

  4. juliocasoy

    Excelente a coluna de Drauzio Varella. Todas as publicações científicas sérias mostram que vitaminas tem valor terapêutico limitado a condições bem específicas. Apenas a imprensa muito leiga, valorizando "chamar a atenção" mais que a saúde pública e as publicações vinculadas a ou motivadas por interesses comerciais sugerem o uso generalizado de vitaminas para prevenir gripe, cancer, doenças cardiovasculares, etc.

    Responda
    1. Luccas

      juliocasoy, digitei 2006 em lugar de 2007. Neste caso, leia: N Engl J Med 2007;357 – 266-81. O Michael Holick, além de outros trabalhos, agora publicou juntamente com autores alemães: Dermatoendocrinol. Jun 1, 2013; 5(3): 331–347. Vale a pena ler. Obrigado.

    2. Luccas

      juliocasoy, quando percebi, já tinha digitado. Neste caso, leia: N Engl J Med 2007;357 – 266-81. Ano passado, o mesmo Holick, junto com autores alemães, publicou: Dermatoendocrinol. Jun 1, 2013; 5(3): 331–347. Essa revisão vai lhe ajudar a não ser tão enfático quanto à não prevenção do câncer colo-retal e outras dúvidas sobre o amplo espectro da "sunshine vitamin". Não me referi à não dosagem da 25 OH D. É óbvio que ela deve ser feita para orientar a ingestão de vitamina D3. Obrigado.

    3. juliocasoy

      Luccas, O NEMJ publicou 11 trabalhos sobre Vitamina D em 2006, nenhum em julho. Em fevereiro houve um trabalho e sua análise que discutiram cancer de colo e vitamina D3 nas mulheres estudadas no WHI. Os resultados não foram conclusivos. Desde então demonstrou-se que a vitamina D3 não previne o cancer colorretal. Vitaminas são indicadas em períodos especiais da vida e em casos de hipovitaminose. Medindo o nível de vit. D no sangue é a única maneira de saber se deve ser tomada ou não!

    4. Luccas

      juliocasoy, o perigo está nas generalizações pseudo-científicas e exageros contra, por sinal, muito vagos. Sobre a vitamina D3, na verdade o pré-hormônio da 1,25 dihidroxi vitamina D, sugiro a leitura do artigo clássico publicado em 19 de julho de 2006, no New England Journal of Medicine. De lá para cá, o Google já não tem espaço para confirmar a importância do consumo da vitamina D3 comprada em farmácias, ou então pela ação dos raios ultra-violeta B na pele, coisa que nem sempre é possível.

  5. Ana Vieira

    Muito interessante esta coluna.

    Responda
  6. Luccas

    Caro Drauzio, a sua generalização condenando o uso de vitaminas compradas em farnácias como se fossem pílulas mágicas encerra um erro que pode prejudicar o público leigo. Nem oito nem oitenta. Sugiro você consultar a literatura médica mais recente, particularmente em revistas de elevado conceito científico. A vitamina D3, por exemplo, cuja escassez nos alimentos e os cuidados que devem ser tomados com a exposição ao sol, particularmente à UVB, exige uma imediata reformulação

    Responda
    1. Luccas

      Caréca, por certo o capitalismo tem suas armadilhas, mas não esqueça que, praticamente, todas os avanços da moderna farmacologia devem-se à livre iniciativa. Os poucos remanescentes do socialismo só continuam existindo graças às invenções do capitalismo.

  7. Spina

    Merci beaucoup mon ami.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.