Educação > A pedido dos pais, escolas do país adotam jornada estendida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sugar Blue

    Minha filha estuda em um dos colégios de disciplina alemã de São Paulo e só tenho a agradecer. O ensino é ótimo, a discilplina, a atenção, o respeito e responsabilidade que a criança aprende são bárbaros, os professores são eficientes mas nem por isso deixam de ser carinhosos, sou fã. Pago por isso, mas é bem menos que me custaria uma babá dentro de casa sem poder supervisioná-la. Gostaria que todos tivessem acesso, pois, estaríamos criando cidadãos melhores.A Coréia é um exemplo a ser seguido

    Responda
  2. Imperador

    Análise: pais que não têm tempo para cuidar dos filhos + interesse financeiro das instituições de ensino = escola de tempo integral. A educação? fica em segundo, terceiro plano, como sempre. OBS: pelo que percebi as famílias que participaram da matéria são de boa renda. Para elas (que podem pagar), talvez esse sistema até funcione. Mas penso no ensino público, que não suporta nem a carga horária atual, imagine com o tempo integral!!! Exploram o tema "educação integral" como se fosse a solução...

    Responda
  3. Sugar Blue

    Sou totalmente a favor.Desde que a escola esteja preparada para desenvolver atividades que desenvolvam a criatividade, o intelecto, coordenação motora e convivência social sou totalmente a favor.Deixar a pessoa mais importante da sua vida aos cuidados de uma "babá" indolente, sem preparo e que dá bolacha pra criança qdo ela está com fome, bate e a deixa em frente a TV assistindo novela da tarde e Malhação formará que tipo de indivíduo? Minha filha ficou integral na escola e foi a melhor escolha.

    Responda
  4. momom

    Não se pode falar em (DEPOSITO)porque a ideia já antiga, de Brizola ,era educar ,alimentar ,e efetuar práticas esportivas ,tirando assim os menores das ruas dando-lhes mais condiçôes de aprendizagem e acabando com a inércia da garotada,pois está sim,gera cabeça oca sujeito a só fazer m...

    Responda
  5. Maria

    A família paga por algo que não é EDUCAÇÃO e não forma o cidadão para nada, apenas se livram da criança durante todo o dia, para viver uma vida como se não tivessem filhos. Nada substitui a formação familiar, com a presença constante de pais, com limites impostos pelo amor e respeito às pessoas. Já estamos vendo o resultado desses atos. Conheço escolas públicas de tempo integral: verdadeiros depósitos de crianças, sem referências familiares.

    Responda
  6. pedro

    Moro em Belém do Pará e é muito estranha esta pesquisa. A realidade das escolas públicas que tentaram adotar o ensino integral na região norte e nordeste é bem diferente da região que a reportagem relata. Há casos de escolas aqui em Belém e região que por falta de estrutura e professores e alunos/pais não interessados abandonaram os cursos integrais. A realidade do pais é bem diferente. A reportagem deveria limitar a região.

    Responda
  7. Gurusabitudo

    Na verdade os pais estão transferindo para as escolas a formação dos seus filhos, resumindo se não pode educar não tenham filhos!!A familia está sendo descaracterizada por esta atitude destes pais que; preferem trabalhar e/ou ficar fora de casa recebendo o equivalente que pagam para a escola, por ser mais chique, porém sem o "trabalho de educar os filhos. O resultado da escolha vem mais tarde na adolescencia com drogas e criminalidade. O governo não tem nada a ver com a opção mais facil dos pais

    Responda
  8. ansiga

    TEM UM PEDAGOGO PORTUGUES EM QUE ASSISTI PARTE DA SUA PALESTRA E ELE PROVOU QUE AS ESCOLAS DITAS MODERNAS POR ABSOLUTA FALTA DE PROFESSORES PREPARADOS AS ESCOLAS SE TORNARAM QUETOS ONDE OS PAIS LARGAM SEUS FILHOS O DIA INTEIRO. DE INICIO ACHEI UM EXAGERO, MAS DEPOIS PERCEBI APÓS REFLEXÕES DE ESSE ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO, MESMO SENDO PORTUGUES, TEM RAZÃO, E O PRIMEIRO EXEMPLO QUE TEMOS SÃO AS CRECHES, OS PAIS NÃO PODEM TER FILHOS, MAS ACABAM TENDO E A SOLUÇÃO É COLOCA-LOS NUM DEPÓSITO O DIA INT

    Responda
    1. mendag

      Então você sugere que pessoas pobres não tenham filhos, em nenhuma hipótese? Deixe-me adivinhar então: você acredita que mercado de trabalho é lugar para homens, e que as mulheres devem ficar somente em casa cuidando dos filhos e isso é bom para a criança? (E para a mulher?) Pior ainda: Deve ser do tipinho patético que admira mulheres que optaram por não ter filhos, aquele tipo de mulher competitiva e frustrada que existe em toda e qualquer empresa? Que patético você é!

    2. Sugar Blue

      O Colégio Visconde de Porto Seguro não se encaixa no que vc diz. É um colégio de primeiríssima linha igual a outros de educação alemã em São Paulo. E melhor deixar seus filhos lá do que com uma babá indolente que dá bolacha recheada ao invés de comida e deixa a criança na TV o tempo todo, inclusive assistindo "novelas" durante a tarde. É essa a realidade da educação das crianças com babá. Tem suas exceções, mas está difícil de encontrá-las. Deus me libre deixar com babá.

    3. prayon

      Opa, não entendi o .." mesmo sendo portugues.." Talvez sendo de Portugal onde o sistema educacional é um pouco diferente. Abs.

  9. Wagner

    Vocês falaram apenas das escolas particulares, e as escolas estaduais que já somam mais de 200 escolas no estado de São Paulo?

    Responda
  10. lolonel

    Há sempre uma confusão entre horário integral e educação integral. Esta é a preocupação em formar um ser humano in tegral, para além daquelas valorizadas pela educação escolar tradicional. Não é encher horários. Não é "preparar" para o mercado. É trabalhar a arte, a ciência, os valores, a pessoa humana. O debate, a cidadania, o respeito às diferenças. De gente competitiva o mundo está cheio. Fazer uma escola com matérias "importantes" num horário e encher lingüiça depois não é educação integral.

    Responda
    1. MAC

      tanta competitividade que chega na hora , trava.

    2. Sugar Blue

      Porém deixar com uma babá despreparada e indolente e que bate na criança é muito pior. Uma desconhecida dentro da tua casa cuidando da pessoa mais importante da tua vida.É essa a situação dos pais nas grandes.E estamos falando de crianças da pré escola de 3,4, e 5 anos, ensino integral pra essa idade? Nesta idade elas tem que ter atividades recreativas mesmo na parte da tarde, até porque ajuda no desenvolvimento motor, criativo e intelectual.O que vc queria pra eles nessa idade? Física nuclear ?

    3. Renato

      Na década de 80 teve um político, já mor'to, que propunha a educação integral, nas escolas públicas, para trabalhar não só essas questões que vc colocou, mas também o esporte com estrutura total como quadras, campos, piscinas..enfim. Foi tachado como ma'lu'co. Diziam os críticos como querer isso para filhos de p., p., e p.

  11. Quevedo

    É preciso ter cuidado. Instituições renomadas vendem um pacote de atividades desportivas, artísticas e acadêmicas, mas não entregam. As crianças se alimentam e permanecem sem qualquer atividade no outro período.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.