Hélio Schwartsman > Respostas ao racismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Deixa ver se eu entendi... Pelo que você diz tem que haver racistas para mostrar que o raci_smo não é correto... Hum, então assim tem que haver assa_ssinos e la_drões para provar que isso é ruim e fazer o bem triunfar... Apesar do seu modo de pensar ser "peculiar" acho ele muito esquisito e errado... Mas, de acordo com você mesmo, eu posso dizer o que quiser, não é?
Negativo. Matar e roubar são ações, não ideias.
Luis Fabiano foi no Bem Amigos ontem, ele disse uma coisa q apenas aqueles q qdo criança viviam no meio da molecada jogando intermináveis peladas podem entender, ele disse: "o q acontece nos estádios ñ é bem rac.ismo, é uma forma de enervar o adversário e tirar vantagem disso.", eu entendo isso, e acho q ele tem razão, mas, ñ vivemos mais num mundo onde moleques se xin.gavam de tudo jogando bola e depois iam nadar juntos numa boa, isso ñ existe mais, hj dominam os politicamente corretos...
Prefiro a sabedoria do Templo de Delphos a de Mill - "Nada em excesso", nem liberdade. Hitler foi eleito pelo povo alemão, deram liberdade para ele e ele causou a mo.rte de milhões, na Rússia em Fevereiro de 1917 deram liberdade aos bolcheviques, em Outubro após a eleição eles deram um golpe nos democratas e instalaram o terror, mat.aram covardemente a famÃlia do czar e depois mat.aram milhões nos Gulags; Uma sociedade livre ñ pode dar liberdade a quem quer acabar com ela, eles podem conseguir..
Mais um que confunde raciismo com ofensa raciial. Triste.
O que o colunista defende é mais radical do que o que ele rechaça no inicio do seu artigo. Contraditório, por si. Mas, imaginemos que possa haver liberdade de expressão absoluta. Quem irá reparar os danos relativos a esta? Não é questão de censurar, mas de fornecer uma resposta a altura, tanto pelo Judiciário, Legislativo, como pela própria sociedade, através do seu sistema de controle difuso.
APLAUSOS, E EM PÉ!! Parabéns pelo artigo! Liberdade de expressão total e irrestrita! Que cada um arque com as conseqüências de suas palavras tanto do ponto de vista da opinião pública quanto de processos na justiça caso as pessoas atingidas sintam-se lesadas. É por isso que eu sempre achei uma lei sobre racismo inócua. No meu ponto de vista, deveria ser óbvia e clara a condenação judicial de alguém que humilhasse outro usando palavras racistas, sexicistas, etc. É óbvio que deve haver reparação!
Racionais e apologia, mas tinha Bezerra, Bom e Funk Rock, e Funk, mas tem Rock. A Legião era mensagem, mas Ursinho blau fez sucesso. Não tinha musica Chula, Gretchen e Boquinha da Garrafa são Cult. A juventude atual e perdida e não sabe se comunicar e o fato de um garoto de periferia acessar a tecnologia de forma ampla e reunir 3 a 4 mil pessoas em um lugar e sorte. Afinal com minha idade consigo reunir uns 30 que gostam de Oswaldo .Racismo e não integrar culturas e respeito ao outro como ele é.
Até que enfim uma posição lúcida e sem preconceito.
Na sua análise você só esqueceu das pessoas que são alvo do racismo e nazismo e o seu sofrimento. Para que essas ideias possam circular, sempre será necessário alguém para ser hostilizado. Você se voluntaria ?
Enquanto a hostilização permanecer restrita ao campo das ideias, acho ok. Não acho que a apologia ideológica racista supere as reações contrárias ao racismo. Racistas existem em número assustador, mas os que se atrevem a se expor como racistas são uma minoria ridÃcula e facilmente repreendida.
RaciocÃnio perfeito!
Não é para o Sérgio, é para a leitora, desculpem.
Você se esquece que o colunista é jud eu e eles são grandes vÃtimas do ra cismo e do na zismo, aliás, as maiores.
Cartolas, imprensa e torcidas organizadas transformaram algo que deveria ser diversão sadia em praça de guerra criando as condições ideias para que aflore o pior das pessoas. O que se torna necessário é uma mudança radical na atitude de todos que participam desses eventos.
Algumas pessoas que vivem do futebol acreditam que o sucesso do espetáculo depende da criação de um clima de antagonismo entre as equipes e entre os torcedores. A imprensa colabora ainda que de maneira sublimada para o aumento das tensões. Dentro do campo, o exagero nas comemorações dos gols acirram ainda mais os ânimos. Nesse clima não é surpresa que pessoas primitivas liberem o seu pior na forma de racismo. É preciso desativar o clima de guerra desses eventos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Respostas ao racismo Voltar
Comente este texto