Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fraga

    O que estamos a tratar aqui é sobre uma nova rodada da disputa por espaços geopolíticos de impérios...Desde o fim da URSS, os EUA vinham, a nadar de braçadas, a redesenhar unilateralmente o mapa geopolítico mundial, cercando e encurralando a Rússia...até um aluno de ensino médio é capaz de concluir isso...

    Responda
  2. Fraga

    ...a novidade agora é que a Rússia, sob Putin, acordou e pôs o pé na porta...os novos métodos usados pelo império norte-americano travestem-se em uma espécie de 'soft power', mesclado a ações progressivas de ongs tipo Porá, Otpor, La Salida, Golos, Changebrasil (há uma miríade delas)...

    Responda
  3. Fraga

    ...podendo essas ações geralmente descambar para a violência, e quase sempre descambam, pois aí entra a segunda fase do plano, que são as intervenções estrangeiras, a proteger os 'bravos manifestantes defensores da democracia'...filminho manjado esse, mas que continua a ser aplicado à larga, com o beneplácito acovardado do Ocidente...então é natural que essas ações sejam confrontadas agora pelos russos, e com métodos também heterodoxos, como estamos a ver as ações de Putin na Criméia...

    Responda
  4. RIZZUTI

    Ótimo artigo! Obrigada, Demétrio!

    Responda
  5. jose

    Faltou nesta brilhante análise a repercussão do holocausto ucraniano de 1932/33 comandado por Stálin.Na ocasião 9 milhões de Ucranianos morreram de inanição devido ao confisco dos alimentos do pais e determinado pelo avô politico de Putin, o famigerado Stálin à guisa de sufocar uma dissidência real ou imaginária contra a URSS.

    Responda
  6. HuqqerT

    A desculpa da conspiração internacional é usada por di/t/a/d/u/r/a/s para se justificar. Maduro, Castro, Evo e o mané do Equador (esqueci o nome) fazem isso direto.

    Responda
  7. AA

    No século XIX aconteceu uma gue.na Criméia, entre a Rússia e as potencias ocidentais, q queriam a Crimeia, e querem a Ucrânia, com a Ucrânia na UE ela estará a um passo da OTAN, e da instalação de misseis por larga faixa da fronteira russa, esse é o mundo real q Putin vê, mas q os "inocentes" acham q o EUA e a França são bonzinhos e q só querem o bem da Rússia e ñ pensam em poder! Quem vive em um mundo irreal são estes q pensam q o EUA e a França só querem amizade na Ucrânia...

    Responda
    1. AA

      Os inocentes estão cegos e ñ sabem q EUA e França (UE) financiaram os "rebeldes" na Tunísia, na Líbia, no Egito e na Síria, na Líbia como ñ avançavam EUA e França bombardearam a Líbia e arrasaram com as defesas de Kadafi até o assassinarem, Na Síria pela mesma razão Obama quer bombardear a Síria, Putin ñ deixou; na Ucrânia a UE perdeu a batalha política-comercial e passou a apoiar "manifestantes" q deram golpe e derrubaram o presidente eleito, mas, para os inocentes, ñ existe conspiração!

  8. Déjà vu

    Yo no Creo en Brujas, pero que las Hay, las hay!!!!!!!

    Responda
  9. tiomingo

    CRISTIANISMO ÓPIO DO POVO? Se você ainda não leu esse livro, sugiro que leia para entender um pouco porque a doutrina de Marx repudiava a religião a ponto de levar o Papa a fazer acordo com Hitler e Mussolini para derrotar o comunismo da Rússia. O filme "O NONO DIA" dá um panorama bem interessante sobre essa mancha na história mundial. Você sabe o que é suicídio intelectual?... é rejeitar Jesus Cristo como o Único e suficiente Salvador.

    Responda
  10. Ray h

    Pres. Obama se irrita com Putim, e aplica sanção a ucranianos : De hoje em diante, nada de falar ucraniano ou russo, o inglês é obrigatório para todos.

    Responda
  11. SKYDIVE

    Brics, funciona em simultaneidade contra o 1 mundo.

    Responda
  12. SKYDIVE

    Discordo, como Josef Stalin enfrentou a grande potência america, o deve do Presidente Russo é sua soberania nacional, assim o Brasil está se armando com tecnologia própria, para não ter problemas no futuro com USA.

    Responda
  13. Nem Um

    As potências ocidentais estão querendo destruir a qualquer custo a grande aliança que está ameaçando pouco a pouco se consolidar entre Rússia, China, em parte talvez até Índia e outros países que não adotam o capitalismo financeiro selvagem. O "monstro" ressurgiu das cinzas e o ocidente capitalista quer matá-lo de novo. Estamos em plena 2a. Guerra Fria. Breve essa nova aliança superará em PIB os países ocidentais (porque cresce bem mais que eles) e provavelmente irá engoli-los.

    Responda
  14. Nem Um

    É justamente isso. As potências ocidentais estão sim conspirando contra a Rússia. Putin, sabe disso e vem tomando medidas defensivas. Ele é o melhor governante que a Rússia já teve desde Lênin. Adotou o socialismo de mercado (a moda NEP, China e Índia), que funciona muito melhor que o antigo (estatizante) e soube inverter inteiramente o declínio econômico e geopolítico do país, que passou a crescer, de um PIB (PPP) semelhante ao da Espanha até hoje quase superando a Alemanha.

    Responda
  15. Peter J

    A Ucrânia, pelo que sei, sempre foi um tampão entre potências por causa de sua posição geográfica. Muitas guerras e combates travados nesta região. Pergunta: existiu, em algum período da história, um país independente chamado Ucrânia antes da desintegração da União Soviética? Não sei; pergunto aos participantes.

    Responda
  16. Guriatã

    Nada a ver com o ocidente,mas com a elite econômica do ocidente,transnacional,ela quer controlar o mundo conforme sua vontade e aí vale provocar conflitos, entre povos,ou cidadãos do mesmo povo,seja no Egito,na Síria,no Iraque,na Crimeia,na Argentina,etc para obter seu único objetivo, aumentar sempre mais o seu já riquíssimo patrimônio,desconsiderando para isto qualquer agrura por que possa passar qquer cidadão do mundo.

    Responda
  17. Pica pau

    Leva o barbudopara lá,juntamente com os mensaleiro e os mi..nistros do Su pre Tibo Fede que eles acertam tudoULewand, e cia)

    Responda
  18. Brasileiro de São Paulo

    É uma briga por recursos naturais, enquanto os russos querem manter sua influência, os norte-americanos e seus futuros parceiros comerciais, os europeus, querem retirá-la. O que interessa para os europeus é o gás, o resto é resto. Para tal os aliados precisaram fomentar um movimento anti-russo na Ucrânia e precisam que a opinião pública ocidental tenha uma visão perfeitamente alinhada a tais interesses.

    Responda
  19. Alberto

    Ele, juntamente com outras correntes políticas e militares russas, é um entrave ao desenvolvimento político daquele país. Enquanto essa velha guarda de lá não for sendo substituída ao longo do tempo aquele país não evoluirá.

    Responda