Hélio Schwartsman > Sadismo inato Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Penso q seja óbvio a sociedade ñ permitir a livre circulação de assas.sinos, ladr.ões, ped.ófilos, estup.radores, e ma.lfeitores diversos, seria pouco inteligente ñ tirá-los de circulação. Até qdo a sociedade iria permitir q um estup.rador ficasse livre para estup.rar? Outra coisa óbvia é q as peniten.ciárias devem ter acomodações iguais para todos sem ter "apês coberturas" para ricos, todos q estão lá estão sob a responsabilidade do estado e sob leis iguais.
Ning.uém sen.sato quer q pre.sos sof.ram, isso é para sá.dicos, pessoas sen.satas ape.nas que.rem ñ ser.em vÃt.im.as repe.tidas ve.zes do mes.mo ba.ndi.do. O grande m.a.l foi criado pelas q protegem ban.di.dos e q criaram variadas formas para livra-los da recl.usão, o certo seria q mesmo q fosse 1 mês de cad.eia q fosse 1 mês de cad.eia q fosse cumprido integralmente, e que em tal recl.usão o pre.so trabalhasse em fábricas ou terras do estado criadas para esse fim para pagarem suas despesas.
Perfeito Hélio, a violência nunca acabará com a violência, e sim fará aumenta-la.
O articulista continua a defender prisões somente para os pobres, pretos etc.
Ninguem precisa da revista veja para refletir sobre o estado de abandono do nosso sistema carcerário. Pena você só vir comentar /refletir quando o grupinho da " nova elite" brasileira foi parar lá.
Vários pontos me chamaram a atenção. 1º somos todos iguais perante a lei (ou não?). Como já foi escrito antes, o preso tem de trabalhar duro, trabalho braçal, só assim perderá a vontade de voltar à prisão.3º A SuÃça, que tem um sistema prisional dos mais corretos, está estudando a possibilidade de exportar os seus presos excedentes para prisões de paÃses vizinhos, como a Alemanha por exemplo.Ótima idéia para aplicar aqui:já importamos médicos, vamos exportar presos para a Venezuela e Cuba.
Eu não sei onde o jornal vai parar com colunistas de análises ingênuas e superficiais ou parciais. Que as prisões brasileiras são pior que calabouços ninguém discorda. Que se descubra isso apenas quando da prisão de mensaleiros engravatados que roubaram o dinheiro público, é de estarrecer!
Helio, a discussao é outra meu querido... Como filosofo vc deveria saber q o problema dessa "reportagem" é de ética jornalÃstica, panfletagem e partidarismo na imprensa. Essa revista é criminosa como atestou cachoeira e "caneta"... Deixa de corporativismo meu querido.
Tem que botar preso para trabalhar. Tem que botar os caras para fazer alguma compense esse custo imenso que eles representam para o Estado e pro contribuinte.
reportagem deste jornal informa que Apenas 3% dos inquéritos achamculpados para assassinatosou seja MATE alguem e voce terá 97% de chancede sair impuneem assaltos tb vemos a impunidade prevalecer em crime de colarinho branco e SONEGAÇÃO então a impunidade deve beirar o 99,999999999999999% dos casos para quem ainda tinha duvidas, eis o BRASIL: o paÃs onde ser criminoso COMPENDA
Ninguém, inclusive esses mesmos polÃticos agora presos, jamais se preocupou com as condições dos presÃdios ou mesmo da Justiça. Que decepção, Hélio!
Isso é falta de assunto, afinal o julgamento acabou e estão presos, a justiça foi feita. Aà ficam falando disso porque deve ser espinhoso para a revista falar dos escândalos do momento e que atingem o partido polÃtico que ela apoia. Em resmo, imprensa partidária é do que se trata.
Helio, ninguém é perfeito e desta vez penso que você se equivocou. Não é sadismo querer que os presos não tenham regalia, é justiça. Não estou falando que eu desejo condições desumanas aos presos, mas se o corrupto rico souber que vai ter regalias se for pego, não seria um fator a menos pra ele temer?
Não há nada para refletir. Nossa Constituição diz que "todos são iguais perante a lei". Quem cumpre pena tem que cumprir de forma igual. O que diferencia uns de outros é a duração da penta. Ponto.
Texto infeliz e inútil.
O axioma de Beccaria,que ha séculos atras revolucionou a ciência penal,quando afir mou que ´´a pena não é castigo,mas um modo de reeducar o criminoso´´,chega ao século XXI fatigado,devendo ser substituido pela pena exemplar...
E aqueles que tivessem condição financeira,que pudessem dormir no hotel Fasano em Ipanema, assim economizarÃamos sua dormida.
Ora, porque discutir os regimes prisionais do Brasil? Só porque alguns polÃticos estão presos? O Brasil precisa é EDUCAR a população carcerária, nem que seja distribuindo livros, aqueles mesmos que as escolas públicas de SP jogam no lixo todos os anos. Livro é um professor que nunca se cansa. E trabalho, senhores. Precisariam trabalhar para pagar suas "hospedagens".
O ser humano se acostuma a tudo, com comida boa fica ainda mais fácil. Temos de estudar um outro sistema de punição. A maior punição hoje é a superlotação.
É mesmo, Jimi. E vai piorar muito, qdo Justiça for feita e o bando Tucano começar a ser remetido pro lugar que lhes convém. Um repórter, desses que nos trazem notÃcias que SÓ podem ser obtidas caso estivessem presentes - embora saibamos que seria impossÃvel que estivessem ali (a VEJA tá cheia destes "competentes" !) nos revelou q o STF muito trabalha para adiar essa migração natural, e o argumento apresentado pelos juÃzes defensores dos Tucanos, é exatamente este... a superlotação !
Não creio que seja boa solução; criaria castas num lugar que não deve apresentá-las. Mas entendo q a perda da Liberdade deveria ser a única pena; a perda da dignidade multiplica o mal. VEJA sádica questiona o certo na hora errada - pq persegue inimigo q ora ali habita (qdo poderemos contar com a inteligência de habitantes repórteres ?!) Penitenciárias devem criar recursos q qualifiquem a alimentação coletiva - fácil não é. Petistas transformaram o paÃs aqui fora e O FARÃO lá dentro.
O caso desse pessoal é normal para quem tem dinheiro. Outros não ligados ao grupo o tem também. AGORA QUE TEM QUE PENA TEM . Eu sou sádico.
Você explica que precisa de ajuda, assim como os apenados. Vejamos sadismo no dicionário Houaiss: n substantivo masculino 1 Rubrica: psicopatologia. perversão caracterizada pela obtenção de prazer sexual com a humilhação ou sofrimento fÃsico de outrem; algolagnia ativa Obs.: cf. masoquismo, sadomasoquismo 2 Derivação: por extensão de sentido. satisfação, prazer com a dor alheia 3 extrema crueldade
Bonecão disse : "AGORA QUE TEM QUE PENA TEM". Tentei mas ñ consegui extrair o sentido. Não sou daqueles doentes q ficam aqui fazendo revisões gramaticais nos outros, debochando de quem escreve mal, acusando "petista !" se o cara escorrega. Bonecão é livre, dispõe de tempo pra digitar sua tese, mas não consegue transmitir o que deseja - falou de penas (algo sobre aves) talvez se refira ao bando Tucano - livres criminosos, cujos amigos de bando (no STF) permitem que suas penas prescrevam !!
Condenado tem que sofrer na prisão sim, quanto mais penosa for sua situação na prisão menos dispostos estarão a cometer crimes quando de lá saÃrem. Cadeia não é colônia de férias, quem não quiser sofrer que não cometa crimes, é simples assim.
Querido companheiro, não é porque um indivÃduo comete um crime que o Estado também o deve fazer; A exacerbação da pena, de modo cientificamente comprovado, não reduz a criminalidade; Respeito a dignidade humana e direito dos presos são conquistas históricas; Desligue um pouco seu pc e vá estudar. Ab
E isso não é uma questão de sadismo, é uma questão de justiça. E não me venham com essa frescura politicamente correta, vão comer grama e não me encham o saco, esse papinho de bonzinho não cola comigo.
Ninguém aqui está falando em violência e bagunça, mas em disciplina rÃgida e sem atenuantes, quem comete crimes dentro cadeia tem que ser punido como quem comete crimes fora, não se façam de desentendidos, se a disciplina for rÃgida não haverá crimes dentro da cadeia. Acontece que é uma bagunça, cada um faz o que quer.
E daÃ?
Sua tese de que quanto mais penosa for a situação nas prisões menos dispostos estarão os criminosos é evidentemente uma falácia. Se assim fosse, por que estaria aumentando progressivamente a massa carcerária se as condições são cada vez mais precárias? Já ouvir falar do "Complexo de Pedrinhas"? Uma investigação mÃnima sobre o assunto mostrará que o oposto: que a violência e a reincidência no crime aumenta quanto maior a precariedade do sistema penitenciário. Além de sádico, ainda desinformado.
Sua ideia é muito simples. Parabéns. O defeito é que a vida das pessoas não corresponde à essa simplicidade. Pena ...
Nossa legislação penal e sua aplicabilidade remonta aos tempos medievais do olho por olho e dente por dente . Só é superada pela dos Estados Unidos . Sou no caso do mensalão ao cumprimento das penas de prestação de serviços à comunidade e não regime fechado ou semiaberto . Chega de perseguição como Veja e parte da midia faz aos condenados polÃticos . Eles foram condenados em transito julgado . Fim . O chamado tratamento" diferenciado" deles , só contribuem em diminuir as despesas do estado .
Esss história de "preso polÃtico" é mais uma criação fantasiosa da mitomania lulopetista, assim como dilmabolada é otima gestora. Criem vergonha na cara petezada....
Ô Robplane, dizer que os dos mensalões são presos polÃticos é o mesmo que dizer que traficantes na cadeia são trabalhadores presos. Uns roubaram "na polÃtica", outros "trabalham" traficando.
Os mensaleiros não são presos polÃticos, são polÃticos presos, causaram muitos prejuÃzos ao Brasil além de terem colocado a democracia no lixo, dizer que eles deviam cumprir pena de prestação de serviços é zombar do paÃs.
Muito interessante a reflexão. É para se pensar com calma sobre o assunto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Sadismo inato Voltar
Comente este texto