Hélio Schwartsman > Currículo nacional Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. AA

    Não tem nexo querer q alunos tenham "criatividade", coisa de gente sem noção do q é educação, na escola o aluno deve apenas aprender, adquirir conhecimentos do q já existe, criatividade e talento vai ter q ter depois de sair da escola, qdo estiver no mercado - é nesse terreno empiricamente real q uma pessoa mostra sua criatividade e ñ na escola, cuja tarefa deveria ser apenas ensinar e bem ensinado. No Brasil isso é ilusão, escolas no Brasil ensinam marxismo mas não ensinam as operações básica.

    Responda
  2. fafa

    Ainda acredito que uma grande solução para "o velho problema" seria o professor ter de fato a mesma condição do jornalista ou colunista para preparar o seu texto: o tão necessário tempo para preparar a sua aula. Quem já teve um grande professor, deve saber que a grande aula foi muito bem conduzida, sobretudo porquê fora elaborada com extremo cuidado pelo mestre; que na verdade nem precisou ser muito criativo, com o uso de materiais didáticos que já existem aos montes. Já não inventaram a roda?

    Responda
  3. Dewey

    Para um país de grande extensão como o Brasil e de condições tão díspares, talvez um currículo nacional não fosse tão eficiente, mas um currículo estadual é mais do que necessário. O currículo estadual teria que ser flexível, pois o desempenho entre escolas sempre apresentará variações, principalmente na velocidade de cumprimento. Uma das maiores falhas do nosso sistema de ensino é a falta de capilaridade, onde as boas experiências não são compartilhadas nem adotadas pelos demais

    Responda
  4. svarat

    Concordo com o colunista, falar em criatividade num sistema massificado de ensino é conversa mole, delírio idealista. E aprender matérias básicas como português e matemática não depende de criatividade, depende de esforço e disciplina. Também criatividade é muito mais uma questão pessoal, de personalidade do que um aprendizado, não se ensina criatividade, o criativo será sempre criativo, e o medíocre sempre medíocre, mas se aprender bem as matérias básicas será um medíocre mais produtivo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.