Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Brasileiro de São Paulo

    De Realpolitik os russos entendem.

    Responda
  2. Melinda

    O que é melhor, ira para o Céu ou trabalhar na ONU? Trabalhar na ONU, claro, porque vc não precisa morrer (vale para qualquer organismo internacional - a piada original se refere ao Senado brasileiro). Ganham bem, não tem qualquer compromisso com problemas reais, tem todos os direitos, moram nos melhores lugares em qualquer cidade do mundo. Mas são ignorados na hora que a coisa fica séria. A discussões na Europa estão dominadas por eles. Tá certo o Putin.

    Responda
  3. Tchelo

    Nem sempre concordo com os artigos do Pondé, mas nesse ele foi perfeito. Na Europa está cheio de gente com minhoca na cabeça, para não falar uma palavra mais chula. O duro que essas ideias "politicamente corretas" são imitadas pelo Brasil. Ultimamente só tem propostas idiotas nessa questão de costumes que vem da Europa.

    Responda
  4. AA

    Essa "dúvida de gê.nero" ñ é coisa da burguesia, a burguesia preserva valores da família cristã, jamais causaria essa loucura, isso é coisa de quem quer destruir a burguesia, é resultado de 70 anos de doutrinação ideológica do marxismo cultural. Gramsnci queria chegar a "hegemonia", chegou, o ocidente ficou idi.ota e coopera com sua própria destruição, destruição da família, da religião cristã, da filosofia e do direito, em resumo - o desejo de Karl Marx - destruir a sociedade ocidental.

    Responda
    1. AA

      Parabéns ao Pondé por mais este excelente artigo!

    2. AA

      A riqueza da Europa é frágil . Pq a Islândia, até então a nação com melhor IDH do planeta, faliu em 2009? Faliu pq a Islândia, e todos as demais sociais-democracias, tem sua boa vida baseada na exportação, nada menos q 50% do PIB é exportação, com a queda na exportação a Islândia ñ teve como pagar suas compras, as demais tem tesouros mais ricos por isso ñ faliram, mas passaram perto. A riqueza da Europa é tirada do q vendem (e compram) para o resto do mundo, se isso acabar eles vão ter problemas

  5. jose

    Se Putin é tão sensacional e os líderes ocidentais tão paspalhos, como diz o autor, então porque razão, o povo da Ucrânia se revoltou em preferência da Europa ao invés da Rússia ???

    Responda
    1. LOUIS BLÉRIOT

      Porque eles já sentiram no couro o que é ser dominado pela Rússia. Muito diferente da nossa esquerda caviar, que acha o lado de lá lindo e maravilhoso.

  6. VaderFabricio

    Pondé deveria ser obrigatório em faculdades de Psicologia e Letras, assim como em qualquer curso - de graduação ou pós-graduação - de Pedagogia!

    Responda
  7. Déjà vu

    "O Putin é que colocou a Série toda de Líderes Ocidentais nos seus lugares, porque estes, Viciados em Discutir como a Vida é uma "Agência de Direitos Chiques", enquanto Comem Queijos e Vinhos, se Esqueceram de que a Vida é o que Acontece quando você está Ocupado Delirando com seus Sonhos de Branca de Neve." - Bravo, Pondé!!!!!!!

    Responda
  8. LOUIS BLÉRIOT

    A civilização ocidental tem todos os meios intelectuais, filosóficos, materiais e religiosos para se tornar hegemônica no mundo, mas, por motivos difícieis de entender - dá também para se pensar em "teorias de conspiração" - todo este suporte tem sido sistemáticamente desconstruído e vilipendiado, fazendo com que o Ocidente mergulhe em uma crise moral e cultural sem precedentes. O Ocidente hoje parece muito com o Império Romano nos seus últimos dias.

    Responda
    1. jose

      Pelo contrário meu caro Louis, a cultura ocidental é a preferida mundialmente. Basta olhar para todas as revoltas por mudanças, desde a primavera árabe até a atual Ucrânia.

    2. svarat

      Parece mesmo. Uma elite que tem vergonha de ser elite, de se assumir como elite, que se sente culpada por ser elite, que sucumbe ao discurso de igualdade, é uma elite em decadência, que está fadada a cair. E quando cair, o resultado não será a igualdade, mas sim a ascensão de outra elite. Sociedades humanas são hierarquizadas por natureza, o discurso da igualdade absoluta entre os humanos é a maior enganação da história.