Educação > Tribunal rejeita contas da USP por reitor ganhar mais que governador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Podem deixar que o Chioro logo vai mudar isto!
Eu não sei o que é pior: os dirigentes da USP ganharem mais que o governador ou o TCU ainda estar analisando as contas de 2008!
Da presidência a reitoria da USP, passando pelo Congresso e pelos TJs estaduais o que se vê é uma lambança com o dinheiro público...
Salário é diferente de remuneração, esta última sendo a soma do salário e de diversas outras rubricas que variam conforme a instituição e que podem incluir gratificações, comissões, anuênios etc... Deste modo, dizer que o salário é de 17 mil pode criar a ilusão nos menos avisados de que o reitor e o governador ganham pouco, uma vez em que são anunciados concursos públicos com salários iniciais de 22 mil reais. Na verdade, tanto o reitor como o governador querem aumento de seus salários.
Infelizmente essa é mais uma das mazelas criadas por nossos polÃticos. Como todos sabem que eles abusam a vontade se criou um teto para que abusassem menos. Só que colocaram o teto para todo mundo, sem distinção de mérito para a função. O pior é ficar atrelado ao salário do governador, que como já disseram, não tem um único centavo de gasto do próprio bolso e se faz de bacana mantendo o salário relativamente baixo para a função.
A meu ver eu merecia ganhar mais que meu empregado (o governador).Pela lógica a lei é que está totalmente errada...Pra dar aula na USP exige-se no mÃnimo 6 anos estudando e ganhando bolsa miséria de 2000 reais. Pra ser governador só precisa ter lábia e bons contatos (nem sempre idôneos) e tá tudo certo.
Está absolutamente certa a reitora em acumular benefÃcios para ganhar salário maior do quem quer que seja no Brasil. É um velho truque usado por administradores, de ter uma salário nominal menor e vários benefÃcios inventados de última hora que produzem uma salário real maior. O Brasil tem 514 anos de história totalmente corrupta e é dessa corrupção que surgem esses artifÃcios, sem contar que a corrupção faz parte do caráter nacional do povo brasileiro. O salário da reitora deve ser mantido.
Os tais benefÃcios não são inventados. Para ser reitor da USP, Unicamp ou UNESP é preciso ser professor titular (posto mais alto na carreira, com salário inicial de 13200 reais) e um enorme tempo de casa, o que significa pelo menos 40% em cima desse valor (20 anos de casa). A isso se acrescenta a verba de representação pela função exercida (reitor), que é de mais 5400 reais. Tudo isso previsto legalmente pela legislação de servidores públicos, sem maracutaias. Isso ainda é pouco para um reitor.
É uma surpreendente injustiça achar que reitora recebe mais que o governador. É só fazer a conta do que recebe o governador para constatar que o alegado é uma inverdade. Com isso não estou criticando, mas apenas alertando para a injustiça. Nosso PaÃs tem de de sair da era da hipocrisia.
Por essa lógica, nenhum cientista da USP pode receber mais que seu diretor administrativo. Minha gente, “Subdesenvolvimento não se improvisa ... é obra de séculos”.
Teto no Brasil é piso pra esses calh/or/das....
14 mil e pouco é um salário muito baixo para um reitor de universidade. Quer dizer então que um professor ganha ainda muito menos. Para uma universidade ter excelência é preciso valorizar os docentes. Comparar com o salário do gov? Ora, e se o gov,por demagogia rebaixar os próprio salário para, digamos, 2 mil, como é que fica os salários da universidade?
Turco, meu caro. Isso que você está propondo é desarazoado. As alterações salariais dos governadores estão sujeitas à aprovação das Assembleias Legislativas. Você acredita mesmo que o Legislativo iria aprovar um salário de 2 mil? Ademais, é pouco um teto de mais de 20 mil para um servidor público que deveria estar pautado antes no interesse público que no seu enriquecimento. Não somos ricos, meu amigo.
A questão dos diretores da USP não são os salários, que a nÃvel internacional, estão muito abaixo da média. A questão é que o desempenho desses senhores sinaliza que eles precisam melhorar muito para fazer jus a um salário dÃgno. Construir em terreno contaminado com gases e outros produtos tóxicos não é um bom indicativo de excelência administrativa.
O salário de um polÃtico é irrisório perto dos benefÃcios adicionais que recebe (ajuda de custo, auxÃlio-moradia, ressarcimento de despesas médicas, verba de gabinete, carro oficial...).
A comparação me parece desigual: salários e benefÃcios do reitor da USP contra salario do governador? E os benefÃcios do governador, porque não são computados? Vamos valorizar a educação gente! Vasculhem com mais profundidade as contas dos polÃticos, ali sim o ralo está escancarado.
Falidas. as unis publicas brasileiras estão todas fadadas a falência. nunca teremos instituições capazes de competir com as gdes americanas, europeias e asiáticas pelo visto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Tribunal rejeita contas da USP por reitor ganhar mais que governador Voltar
Comente este texto