Hélio Schwartsman > A matemática é uma ciência? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Segundo Bertrand Russell, 'a matemática é a única ciência exata a qual nunca se sabe do que estamos falando e se aquilo que estamos dizendo é verdadeiro'. Por ex, muitos atribuem a origem de nossa realidade ao acaso, mas isso implica no conceito de probabilidade. Ora, sabemos então quantos são os eventos favoráveis entre os possÃveis, segundo a definição matemática de evento aleatório, para afirmar isso?
Matemática é ciência e não há controvérsia nisto. É puramente questão de definição. Por definição, Ciência é área do conhecimento baseada em observação e experimentação. Por definição, Matemática é a ciência da compreensão de fenômenos de caráter universal via método axiomático. Muitas pessoas tem dificuldade de entender que os fenômenos existentes no universo não se resumem apenas à queles que são materiais (fÃsicos). Informação, por exemplo, é um tipo de fenômeno real, que não é material.
E o pirirà dos anjos é pirulito ou perereca? Tentar dar enfoque filosófico a um problema puramente semântico é tão pobre que não o esperava de alguém com o currÃculo do Hélio.
Discussão interessante. A Matemática não é nem causa, nem efeito, mas estrutura a relação entre ambas. Na definição pitagórica, a proporção matemática observada no cosmo é o que garante sua harmonia.
No princÃpio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o EspÃrito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. Gênesis 1:1-4 E Deus nos forneceu a Matemática. O resto é história.
Ciência sim.
Matemática é lógica, não ciência. Podemos sustentar hipóteses sobrenaturais com lógica matemática (hipotética e dedutÃvel?), mas continuarão sendo... hipóteses sobrenaturais. Enquanto isso, ciência se ocupa do mundo natural e apenas isso.
Os primeiros fÃsicos modernos eram, antes de tudo, matemáticos. A matemática vai muito além de uma coleção de sÃmbolos e regras de inferência, por processos de dedução ou indução finita. Na sua busca por padrões, ela também reflete o mundo fÃsico e ordena o que está em nossa volta, visÃvel ou não. Mesmo o simples conceito de número vai muito além de uma mera abstração. Ele traz um posicionamento, a "crença" em que a realidade pode ser particionada, contada, medida, analisada. Portanto, ...
[...] Portanto, matemática e ciência (natural) são conceitos indissociáveis.
Caso abonem a pergunta, colunista e demais leitores, seria muito perguntar até quando teremos a Matemática tão distante da polÃtica ? Imaginem o quanto seria útil a Matemática auxiliando a polÃtica, nas decisões de quantos partidos precisamos, no número de representantes por estado, nas decisões administrativas, na gestão do executivo, do legislativo, do Judiciário? Ou, quem sabe, nos auxiliando para que desistamos de tudo, pois que: polÃtica como ciência, não cabe a matemática.
Gosto da indagação do texto e me deixo levar pelo convite. Penso, que a Filosofia é a mãe de todas as ciências e, no contexto, diria que a Matemática é a filha mais nobre, com a sua linguagem absolutamente própria. Por sua grandeza, procura expressar a lógica das coisas todas, inclusive das demais ciências. Infelizmente, não poderia deixar a oportunidade de "cutucar" o colunista e demais apreciadores do diálogo, indagando: polÃtica é uma ciência? (Parte1)
Pergunta difÃcil. Eu tendo a achar que, como a linguagem, é um código, uma ferramenta do pensamento que com o tempo e o desenvolvimento tornou-se muito sofisticada e eficiente A biologia, a fÃsica, a quÃmica têm seus próprios campos concretos de estudo, já a matemática é uma abstração que sem estar ligada a outras ciências torna-se vazia.
De fato o objeto de estudo da Matemática não é um objeto fÃsico como em todas as divisões da ciência. Ela está mais próxima da Filosofia, sobretudo pelo uso da lógica, mas enquanto uma resolve e cria os seus problemas com axiomas, a outra se compraz em demoli-los. O teste de vocação platônica é escolher se ela é uma descoberta ou invenção, pois descobrir uma estrutura matemática é dizer que a ideia é autônoma sobre a realidade fÃsica.
A eficácia da matemática nas ciências naturais não é inesperada. Desde sempre a matemática calcula o que só muito, muito depois as ciências naturais vão explicar. A fÃsica de hoje é práticamente toda apoiada na matemática aplicada À observação e não diretamente a esta última. Quase tudo que hoje chamamos fÃsica teórica é, na verdade, apenas matemática.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A matemática é uma ciência? Voltar
Comente este texto