Opinião > Editorial: 1964 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. daniela

    E gostaria de saber, do fundo do coração, quais palavras exigem que meu comentário anterior receba moderação. "Discurso ardiloso"?

    Responda
  2. daniela

    Muitos colegas de vocês fizeram o que era certo, se deram mal e vocês encobriram. Não caio nessa falsa logica, não. Jornalismo e democracia andam juntos. Se a situação não permitia a vocês agir corretamente, que deixassem a atividade a quem tivesse a liberdade como um valor DE FATO. Essa justificativa é um desrespeito a mortos, torturados e desaparecidos. Perdemos a oportunidade de crescer, sim. E hoje, vemos marchas absurdas que comprovam esse retrocesso. Parabéns pelo discurso ardiloso, Folha.

    Responda
  3. Antonio Catigeró Oliveira

    A mídia feita para tocar gado -- desculpe o trocadilho -- tinha medo do povo; e continua tendo.

    Responda
  4. Ceagá

    O estado tem o dever de nos garantir informações verdadeiras de forma sistemática, porque do contrário as mentiras se impõem, com prejuízo incalculável para sociedade! O estado também tem o dever constitucional de punir aqueles que tenham gerado o caos com a disseminação de mentiras na forma de "informação".

    Responda
  5. daniel

    Pusilânime é esse editorial. Por que não reconhecer que os comunistas nunca tiveram força para dominar o país? Por que não admitir que foi um completo erro apoiar o regime mesmo quando ele negou ao país eleições presidenciais em 1965? Por que tentar jogar em cima de toda a população civil a responsabilidade pelo ato de meia-dúzia de guerrilheiros? Por covardia, senhores editores. Falta-lhes coragem para dizer as verdades que sabem a seus patrões.

    Responda
  6. AA

    O povo brasileiro trabalhador e honesto jamais teve problemas durante o regime militar, os dezenas de cantores da Jovem Guarda, da Bossa Nova, da MPB não "engajada", o Pasquim, Manchete, Cruzeiro, se expressavam livremente, os únicos q foram perseguidos pela polícia e presos foram os q a partir de 1968 pegaram em armas e passaram a assaltar bancos, sequestrar pessoas, fazerem atentados e guerrilha, eles mesmos mataram os próprios companheiros por suposta traição, eles foram a guerra, tiveram...

    Responda
    1. AA

      No episódio do mensalão o presidente Lu.la disse q ñ sabia de nada, apesar da coisa toda acontecer dentro do palácio, então, o governo dos militares pode alegar tb q ñ sabiam das coisas erradas q alguns militares faziam. Os q praticaram cri.mes durante o regime militar deveriam estar pre.sos, e ao lado deles tb pre.sos, deveriam estar todos q praticaram crim.es na "luta armada" dos socialistas/marxistas em vez de receberem altas pensões, cri.minosos ñ merecem pensão.

  7. M Mig

    Entre o regime atual brasileiro e a ditadura militar eu (e muita gente) prefere a ditadura

    Responda
  8. Vifleck

    O 2º (segundo) parágrafo ilustra com precisão as condições atuais da Venezuela. Condição essa, apoiada pelos "nossos governantes", que ontem diziam-se perseguidos políticos, vítimas da Ditadura, etc... "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço."

    Responda
  9. Ray h

    Concordam em marcar esse debate para pós-Copa ? O Brasil ganhou a Copa de 70 e todos esqueceram da Ditadura, o Brasil ganha Copa de 2014 e todos esquecem dos políticos corruptos.

    Responda
  10. nunes

    O que me causa muito espanto é ver pessoas que lutaram contra a ditadura brasileira apoiarem e até idolatrarem ditadores e suas ditaduras comunistas, isto me leva a crer que eles não queriam democracia, e o pior, que fingem gostar de democracia porque quem idolatra ditador não pode ser democrata, se queremos democracia em nosso país não podemos apoiar ditaduras. Ou a violência da ditadura é refresco nas costas dos outros? Não, é covardia apoiar a ditadura violenta nas costas dos outros.

    Responda
  11. Spina

    A luta armada foi uma estupidez total. Quem participou sabe disso. O poder econômico impôs a sua ordem e continua impondo, e quem vai desafiá-lo hoje? Ridículo é afirmar que vivemos uma "democracia representativa", isso é uma grande mentira. Queremos uma democracia participativa e com outras regras no jogo político.

    Responda
  12. Bene

    Até havia seriedade, o autoritarismo gerou atraso em tudo. TV e deseducaçao fizeram estragos. Foi dado impulso para a consolidação da ZF Manaus como meio estratégico de ocupação do território com muita água, florestas e outras riquezas. No entanto, a ZF sob interesses, foi se tornando um entreposto de importações para o consumo interno, consumidor de dólares, e não centro exportador que aliviasse o desequilíbrio. A industria enfraqueceu. A dívida externa com juros de 20% foi drástica.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.