-
EIer
Este governo acabou,acabou o governo e com o pais junto,viveram de bravatas e de uma conjuntura favorável,agora nao há mais bravata que de jeito,nem conjuntura,foi tudo pro brejo,a inflação voltou,as expetativas sao ruins a médio e longo prazo,a corrupção venceu,a fama de boa gestora derreteu...
-
Déjà vu
Sarney e o estelionato do plano cruzado. FHCe e o estelionato com a releição e câmbio maquiado. Agora, "logo é possível que o governo fique inclinado a fazer ainda mais bobagem, represando os preços para um grande (e estelionatário) tarifaço em 2015." Ora, de estelionato em estelionato nossa Democracia branda vai de vento em popa!!!!!!
-
Vinicius Torres Freire
Obrigado pelo comentário. Lembrou bem: pelo que me lembre, a eleição de 1986, em que o PMDB elegeu todos os governadores menos um e teve maioria imensa no Congresso, foi a primeira a ter "estelionato eleitoral", com esse nome. Para os mais jovens, o governo apenas lançou um pacotão reconhecendo o fracasso do Plano Cruzado depois da eleição. Foi uma fraude política vergonhosa. Abraço.
-
-
Cesar Cesarano
Ele pode ser um bom orador e enchedor de linguiça, mas estadista e administrador, nem ferrando...
-
Sidlinda
Na verdade é oLula que está detonando a D ilma! O que ele quer mesmo é o poder de volta e os empresários que o apoiam querem continuar com as fal catruas que seu governo permite!
-
Oswaldo
Alguém perguntou para o Lula sobre o rosegate? Não? Então deixa o "nove dedos de lado" e para de dar corda a marginais
-
Moreira Matos
A política desastrosa de controle de preços adotado pelo governo do PT, levará a economia brasileira para o caos. Elevação da inflação; retração do PIB; desemprego. Todo isso, associado aos gastos astronômicos e elevação da dívida publica, estabelece um galope rumo a indescritibilidade. O Lula, continua a das as cartas e tenta impor sua visão míope dos problemas econômicos, basada no seu único projeto, o poder. As oposições estão com a faca e o queijo na bandeja; resta saber como usar.
-
walker
o que me faz entender dos comentários do ex-presidente, é que ele está detonando a presidente. ele simplesmente junto com o partido, não deixou ela governar para aparecer agora como salvador da patria. se queria que o partido continuasse no poder, pode ter dado um tiro no pé e ver a oposição acabar com o que de melhor poderia ser se a sua intromissão no governo atrapalhasse a administração do país. este é mais um exemplo que este partido está espelhando. quando alguém quer fazer alguma coisa.
-
svarat
Depois que o populismo e o intervencionismo se estabelecem e ganham força é muito difícil e custoso sair deles.
-
svarat
É, agora a besteira já está feita e alguém vai ter que consertar, seja a Dil ma ou outro que entre, e vai pagar o custo disso em popularidade e aprovação logo no início do mandato. Se for o Aécio, que se prepare, porque no dia seguinte ao de sua posse Lu la começará a campanha para 2018 e uma oposição implacável. O P T, quando faz oposição, faz com o coquetel molotov na mão, e o PS DB com o extintor de incêndio, essa é a diferença.
-
Vinicius Torres Freire
Svarat, obrigado pelo comentário. De fato, é difícil desmontar uma ilusão sem parecer sádico e, ao mesmo tempo, fazer a operação de rescaldo e conserto. Vai demorar, não vai ser bonito. Um abraço, Vinicius
-
fcamp
Infelizmente você tem razão. E para piorar mais ainda a situação, com a oposição que temos, fica mais difícil ainda tirar estes incom/Pe/Tentes que governam o país.
-
-
pedro volpe
A democracia é o maior inimigo de uma gestão responsável da economia a longo prazo, pois governantes se guiam por um único objetivo: o das eleições.
-
svarat
Não concordo muito com o Vinícius de que as pessoa aprendem a lidar com o populismo e a demagogia. Até agora não aprenderam, pelo contrário acho até que a situação vem piorando, haja vista o nível sofrível do atual Congresso e da "chefa" do Executivo.
-
svarat
O grande trunfo, a grande vantagem da democracia é a liberdade, a democracia é o único sistema compatível com a liberdade, e seu grande problema é o populismo, a demagogia. Em termos econômicos e administrativos é sofrível porque as pessoas costumam votar em demagogos, populistas e incompetentes, pessoas que estão ali apenas para se dar bem, empregar parentes, cupinchas e cabos eleitorais e conq
-
pedro volpe
Com certeza Vinicius, não acho que a economia justifique o fim da democracia, mas acredito ser possível atrelar a condução da economia a critérios mais técnicos e menos sujeitos a pressões eleitorais, talvez tornar os órgãos responsáveis mais independentes e blinda-los de influências momentâneas, com quadros mais técnicos, acho perfeitamente possível de se fazer.
-
Vinicius Torres Freire
Obrigado pelo comentário, Pedro Volpa. Mas considere, por favor: entre outras vantagens, vamos dizer assim, a democracia é o único meio de o cidadão aprender a lidar com truques demagógicos (e aprende); sem democracia, o problema foi ainda pior (vide o estado do país no final dos governos da ditadura). Um abraço.
-
-
Dewey
Em Farmacologia, quando uma reação é o contrário do que se espera, usa-se o termo "reação paradoxical." É o que está acontecendo com o ex-presidente em exercício. Quanto mais ele fala que não vai se candidatar mais microfones e holofotes são ligados na direção dele. Melhor faria se ficasse calado tirando férias lá no Araguaia (lugar pra lá de bonito), distante da imprensa e de Brasília.
-
pedro volpe
Vinicius Torres, você se firma a cada dia como um dos melhores colunistas deste jornal, não deixo de ler uma vez sequer, você é imparcial e escreve com clareza, proporcionando o entendimento até de quem não possui grandes conhecimentos técnicos. O Brasil precisa de mais jornalistas íntegros como o senhor.
-
pedro volpe
Vinicius Torres Freire se firma a cada dia como um dos melhores colunistas deste jornal, suas análises simples e fáceis de entender ajudam qualquer pessoa que deseja se informar, mesmo que não possua grandes conhecimentos técnicos, sua imparcialidade política é de admirar principalmente se o compararmos como seus colegas chapa rosa de jornal como Vladimir Safatle e a aquele Ricardo Melo.
-
Nem Um
Mais uma perfeita análise do colunista. A relativa insegurança do governo quanto às medidas corretas a serem adotadas e o efeito eleitoral certamente adverso das mesmas no curto prazo, deixarão a urgente correção de rumos para 2015. O maior erro do governo foi não ter adotado essas medidas (liberação de preços, desvalorização do câmbio, corte do déficit público (e da taxa de juros) muito tempo antes. Agora já estaria colhendo os frutos (crescimento com baixa inflação). Será que aprendeu a lição?
-
Pavão
Além de ser um dos fiéis escudeiros do PSDB na folha, este colunista é um censurador, não aceita comentários contrários aos seus posicionamentos....mais um comentário a ser censurado pela folha de São Paulo.
-
Vinicius Torres Freire
Prezado Pavão, obrigado por ler a coluna e pelo comentário. Gostaria de observar que os comentários aqui são livres; de resto, não gerencio a página de comentários. Além do mais, votei em Dilma Rousseff, assim como já votei em Lula e FHC para presidente. Difícil ser um escudeiro do PSDB. Um abraço.
-
Vinicius Torres Freire
Prezado Pavão, obrigado por ler a coluna e pelo comentário. Gostaria de observar que: 1) Os comentários aqui são livres; de resto, não gerencio a página de comentários; 2) Votei em Dilma Rousseff, como já votei em Lula e FHC, para presidente. Um tanto difícil eu ser escudeiro do PSDB, certo? Um abraço, Vinicius
-
-
jimi 7890
O que resta fazer é mentir bastante, prometer bastante, mandar bilhetinho para o povo, adiar tudo para 2015, aliás é o que eles sabem fazer muitíssimo bem e deixa que o povo se lasque. o importante é o PODER.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.