Hélio Schwartsman > Santo, santo, santo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
De algum tempo para cá existe uma velada campanha para transformar os bandeirantes em ban.didos, coisa dos "progressistas", os bandeirantes eram homens com coragem para irem vasculhar o desconhecido, a Amazônia, orgulho nacional, foi conseguida por eles, bem como mais da metade do Brasil, q pelo tratado de Tordesilhas ñ pertenciam ao Brasil, inclusive a Amazônia; Se forem "historiadores" marxistas as missões serão teocracia de ter.ror, senão, a história será baseada em evidências;
Sem dúvida, Anchieta ñ mente qdo diz q os Ãnd.ios eram cru.éis e can.ibais, é verdade; Não concordo com "pris.ioneiro de seu tempo", a ética já existia em Aristóteles e desde q o ser humano adquiriu consciência e razão as noções de bom e ruim, de bem e mal, estão presentes na mente humana, os "conceitos éticos" contemporâneos na verdade são ideológicos e ñ éticos, impor q Ãnd.io é bom é um "conceito" ideológico. Qto a pergunta: "deus" sim, muda de opinião de acordo com a época.
Helio, Sempre leio seus comentários com agrado, pois geralmente sao bastante razoáveis. Depois de um tempo de vida e observação, se chega à conclusão que somente um pequeno núcleo de tudo se torna inquestionável, mas eis aà um grande desafio, se chegar ao mesmo. Com relaçao a Anchieta, é claro que no contexto da época e no atual da igreja católica ele é um exemplo de perseverança e dedicaçao em divulgar a fé nos moldes da mesma. Portanto, neste contesto está correto. Falta epaço aqui. Ab
E você queria o quê? Os portugueses chegaram aqui com uma cultura muito superior e obviamente dominaram os Ãnd ios, de cultura inferior. Isso é recorrente na história da humanidade, culturas superiores dominando inferiores, aconteceu n vezes, em todos os lugares. Os próprios tupis-guaranis desceram da Amazônia há 1500 anos e dominaram e expulsaram os tapuias que aqui viviam. Só pouparam as mulheres que eram o grande butim das infindáveis guerras que os indÃgenas travavam naqueles tempos.
A idéia de que os indÃgenas brasileiros viviam uma vida bucólica antes da chegada dos europeus é um mito. As tribos guerreavam entre sà constantemente e a violência era indescritÃvel. Também é mito que os europeus iniciaram os indÃgenas nas d-rogas. Eles já tinham as suas próprias, incluindo o tabaco, a canabis, as folhas de coca e os cogumelos alucinogénicos.
Somos todos prisioneiros de nosso tempo. O que era bom e válido ontem pode não mais ser hoje e o que é hoje pode não ser no futuro. Mesmo em relação a passados menos longÃnquos as mudanças dos pensamentos dominantes são bem grandes, como por exemplo sobre a ditadura militar brasileira, sobre o socialismo estatizante soviético, sobre a liberdade feminina, sobre a necessidade de preservação da flora e fauna nativas e do meio ambiente em geral, etc. É difÃcil julgar personagens do passado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Santo, santo, santo Voltar
Comente este texto