Comentários para:

Sudetenland

VER COMENTÃRIOS EM Demétrio Magnoli

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. dix-huit

    Geograficamente a Criméia é mais ligada à Ucrânia que à Russia. Mas parece que isto não importa muito a Putin...

    Responda
  2. dix-huit

    ...Também os moradores da Barra da Tijuca ( bairro da cidade do Rio de Janeiro) , há tempos atrás, ameaçaram a prefeitura/estado com "ideias separatistas" em decorrência do mau uso/retorno de seus altos impostos...Depois, tudo se calou...

    Responda
  3. dix-huit

    Décadas atrás houve uma ideia separatista no estado do R.i.o G.ra.nd.e do S.u.l com relação a um Brasil que "mancava" economicamente. Depois tudo se calou...Tal ideia separatista seria um Cr.im.éia/R.ús.sia às avessas???...

    Responda
  4. AA

    O autor ñ percebe q atualmente os "progressistas", após ganharem o poder no EUA, estabeleceram um projeto de poder no qual pretendem dominar e "transformar" o mundo, e a Ucrânia faz parte desse plano. O autor criou o "conceito" de "nação de sangue" como se o povo da Crimeia ñ fizesse parte da nação russa, pois preenchem todos os requisitos conceituais para ser "nação", desde a língua russa até a cultura russa, e ñ a ucraniana, mesmo assim ele quer q a Crimeia faça parte do estado-nação Ucrânia.

    Responda
    1. AA

      Cazuza, corrija no meu comentário de "cigla" para "sigla". "progressistas" podem, ser o oposto de "conservador", podem tb se auto nomear "liberais", a Carta Capital é "progressista", e tb são "progressistas" o pessoal da "blogosfera progressista" (os veja no Google), e por ai vai, acho q vc já entendeu.

    2. AA

      Cazuza, veja q escrevo entre aspas, "progressistas", por duas razões, uma ironia, outra, q os "progressistas" são seres mutantes, podem ser e podem ñ ser. No caso do artigo são Obama e o grupo q lhe dá suporte e os iguais a ele da UE; "progressistas" podem ser os marxistas "culturais" cujo lema é jamais admitir q são marxistas, o PSB por exemplo, só em último recurso usa o nome completo, usa apenas a cigla;

    3. dix-huit

      AA, quando for possível defina melhor quem são "os progressistas" aos quais você se refere...

    4. AA

      O autor ñ sabe quem usurpou o poder na Ucrânia, a violência q eles impuseram ao diretor da rádio oficial e aos parlamentares "conservadores" mostra sua tendência nazista, e o autor os defende! Eles são uma ameaça aos russos sim! Sob esse cenário a base russa na Crimeia estaria perdida em médio prazo, pois com a OTAN instalada na Ucrânia e na Crimeia a concessão ñ seria renovada. A Crimeia era russa antes da URSS, voltou a ser agora, e Putin é o único q consegue ver o q está acontecendo no mundo.

    5. AA

      Para o autor parece ser diferente a situação da Escócia e da Catalunha só pq no "contrato", feito em função de po.der e ñ de justiça estabelece q um pode se libertar e outro não! Kosovo, pob.rezinho, pode se libertar do seu estado-nação unitário! Dois pesos de duas medidas "democráticas"... O autor desconhece o conceito de estado-nação, uma vez q sua existência não se baseia em um "contrato", mas sim no surgimento de uma nação cujo povo tem a mesma origem, língua, história e cultura comuns.

  5. Peter J

    Olá, Fabrizio. Entre outros territórios anexados pelos EUA. Parte do Panamá p. ex. Mas, a história é uma seqüência sem fim de anexações. Ida e volta inúmeras vezes. Utilizar eventos históricos passados para justificar atos atuais parece-me arriscado. Por outro lado, eu pessoalmente, compreendo os russos muito bem, embora ñ leve a sério o presidente fanfarrão deposto. Creio q o comportamento dos ucranianos na 2a guerra deixou feridas e desconfiança. Isto é ignorado nas análises em geral.

    Responda
  6. Nem Um

    O colunista se esquece apenas de um detalhe muito importante. Quem iniciou a intervenção na Ucrânia não foi a Rússia, mas sim os Estados Unidos e demais Potências Ocidentais, quando financiaram e promoveram de todas as maneiras possíveis os golpistas, em grande parte neofascistas e neonazistas, que derrubaram o governo eleito (bom ou mau) de Kiev. Promoveram um golpe a la Brasil 1964 ou Chile de Pinochet. A Rússia apenas revidou a agressão, já que não pode aceitar a Otan uivando no seu quintal.

    Responda
    1. AA

      "progressistas" são sempre assim, nunca tem argumentos, não sabem argumentar pq o q defendem é ideologia, e essa é baseada em dogmas, por isso ficam raivosos e partem para a ofensa pessoal qdo seus dogmas são refutados.

    2. Dewey

      Vai tomar seu suco de maracujina! A síndrome do golpismo está corroendo as suas tripas.