Luiz Felipe Pondé > Por uma direita festiva Voltar
Comente este texto
Essa página não esta mais disponível.
Leia Mais
1 2 Próximas
Quanta bobeira... E ainda machista.. mulher não gosta de economia? Depois acha que não pegava ngm pq era de direita....
A julgar pelos comentários e pela repercussão junto aos "intelectuais" Pondé acertou na mosca! Atingiu o ego medÃocre dessa gente e os deixou sem ação. Qdo essa gente parte para a ofensa pessoal é pq a argumentação os deixou sem respostas! Parabéns ao Pondé! Por mostrar, mais uma vez, o quão medÃocres são estes q querem "transformar o mundo".
Ih coitado, não sabe existem mulheres economistas! Aliás, sou uma delas. Não acho que a economia deixa a vida triste, então parece que o que ele não quer é ter por perto uma mulher inteligente. Claro, isso faria de suas piadas vazias e superficiais. Olha, eu gosto de ler Pondé, seu humor ácido diverte, mas preconceito em um jornal de grande circulação é ousadia demais. Que gênero de leitores ele está considerando ignorante o suficiente para apreciar essa leitura, o masculino ou o feminino?
Algumas semanas atrás ele escreveu "Quem herdará a Terra" (10/02/2014), uma variante malthusiana em que a previsão seria a vitória do fundamentalismo religioso não por argumentos, mas pela maior fertilidade e taxa de crescimento vegetativo das famÃlias fundamentalistas. Ao falar em vibe darwiniana, Pondé retoma o tema demográfico de Malthus, pois para Darwin o prazer sexual é ardil reprodutivo. Criativa e irônica proposta de pacto para salvar o secularismo e de quebra aliviar a direita.
Pondé, escrever e poder se expressar é prata, seu silencio é ouro!! Não tem o que falar fica calado!!
Esta obsessão por um mundo dividido entre direita e esquerda nos dias atuais é muito rasa. O mundo atual é complexo por demais para ser resumido numa dicotomia simplista. Por exemplo, hoje uma pessoa pode defender um estado forte nas questões econômicas, onde mercado deve ditar regras apenas sobre produtos supérfluos, e ao mesmo tempo esta pessoa pode ser contra aborto. Outra já pode ser pró-ultra mercado e ser a favor do aborto. Certamente tais pessoas não são esquerda, muito menos direita.
Ainda tem gente que acredita em esquerda e direita no Brasil?
E quando achamos que Pondé não pode ser mais baixo, eis que surge uma bela obra emburrecedora minada de preconceitos ("ciência triste", que mulher disse isso, Pondé? Não ponha aspas nas TUAS interpretações machistas). Não que eu não esperasse isso. Mas até aonde a Folha quer chegar com essa fonte infinita de estupidez?
Quando eu vejo uma mulher com sandália rasteira de couro, eu corro.
Mulher liberal que não curte homem que usa "sandália rasteira de couro", que na linguagem figurada representa o adepto do coitadismo e o fã de Che, seria uma feminista? Não encontrei manifestação machista em minha frase.
Um pouquinho de bom humor nessa vida tão complicada ajuda bastante.
Precisa pouco pra deixar de ser machão, hein?
É isso mesmo Pondé, acontece que quando jovens, principalmente nos idos de 1960 ou 70, todos nós universitários de então eramos de esquerda ora bolas, imagina se poderia ser diferente? mas hoje com 60 ou 70 anos nas costas e depois de vermos o sertão virar mar e vice versa, todos viramos liberais.....
Não, PerfÃdia, não viramos. E o sertão não virou mar. A injustiça social e a opressão econômica continuam, e se não fosse a esquerda e algumas de suas polÃticas distributivistas tudo seria muito pior.
Qualquer sujeito que precise de incentivo feminino para definir suas idéias polÃticas, no final das contas... não tem idéias próprias.
É sarcasmo, bisonho!
Que coisa esquisita, esse cara tá misturando alhos com bugalhos, chiclete com banana, nada com coisa alguma; Que louco, ainda bem que sou um dos poucos abobados a comentar essa materia.
Mulher de esquerda: peluda, peito caÃdo, chata e tão sexy quanto a barba do Fidel. Mulher de direita: cheirosa, sofisticada e charmosa. É isso.
Mulher de direita: burra, consumista, frÃvola, cabeça vazia, insensÃvel com a injustiça social. Ótima para fazer crescer chifres.
Tanto a direita,quanto a esquerda festivas,pressupõe um estado forte,com o conse- quente aparelhamento e corrupção.Portanto alinhemo-nos com Gylberto Freire,em torno de um ´´anarquismo progressista´´,abolindo o estado...
Aprendi a ler textos de filósofos procurando algo além do óbvio. Aprendi que textos filosóficos são herméticos que todas as suas palavras têm conteúdo e as sentenças são precisas. Pois bem, custo a crer que esse texto tenha qualquer conteúdo filosófico, ele é bobo, cÃnico e pueril. É exatamente o que parece ser, uma conversa de botequim!
melhor comentário até agora.
Gostei da redução ao absurdo proposta no texto! Dá uma ideia do "problema" que há na afiliação polÃtica quando o assunto é "pegar mulher". O mais interessante é ver que o autor, que acredita ser a encarnação do Nelson Rodrigues nos tempos atuais, precisa acreditar na ideologia (ou na falta dela) como fator condicionante da libido. Papo de broxa.
Apesar de ser um raciocÃnio muito binário, homem versus mulher, esquerda versus direita, festa versus "não festa" tem uma certa lógica social que ser de esquerda abre mais portas para mulheres mais fáceis. Resta saber se não há um viez nesta análise de comportamento já que as festas de esquerda são populares, portanto mais explicitas do que as de direita mais discretas? Segundo esta lógica os bordeis seriam um ótimo celeiro para militantes de direita, tanto homens quanto mulheres.
Nos termos que Pondé coloca o debate, quem é de direita pode ser liberal, mas quem é de esquerda só pode ser radical e pertencer á tribo de Che Guevera, Marx etc. Desse jeito fica fácil condenar a esquerda.
Para a direita existe meio termo, para a esquerda não. Cuidado aà Pondé, pois daqui a pouco você será igual Reinaldo Azevedo que chamou vanguardistas de comunistas.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A Piauà podia ter feito melhor ao comentar esse artigo. Costumava ser engraçado. Mas é aquilo: esquerdas não aguentam o fato de a direita ter ganhado espaço na mÃdia (de 2 para 5%).
Pondé, boa tentaiva, mas o fato é que as minas, seja quando voce era aluno, seja agora que voce é professor, nao querem te pegar nao porque você é liberal ou de direta, mas sim porque você é feio pacas.
Esquerdista acima de tudo é um chato, mal humorado, anda com viseira e é limitado mentalmente.
Direita bem humorada? Ah, ah!! Geisel, Pinochet, Médici, Figueiredo, Costa e Silva. E na esquerda (mal humorada, chata, de vizeira??? , ah, ah, ah!!!: : Henfil, Ziraldo, Fausto Wolf, Sergio Augusto, Chico Buarque, Leila Diniz ....
Direita bem humorada? Pinochet, Geisel, Videla, Médici, Costa e Silva, etc. etc. E veja a turma de esquerda: Ziraldo, Henfill, Fausto Wolf, Sergio Augusto, Claudius .... Onde está mesmo o bom humor?
Vamos lá pessoal do camping, todo mundo junto comentando aqui, esquerda é bom e direita é ruim...mandem bala.
Fabrizio. Estou, como frequentemente, na moderação.
Tem gente que acha que esquerda é "humanismo" e "liberalismo". kkkkkkk! Será que esqueceram de Pol Pot, Mao, Stalin, Nicolae Ceausescu, Fidel e outros? Por outro lado, só a ignorância não menciona que Lincoln, Churchill, De Gaulle, Adenauer, Ulisses Guimarães e outros eram de direita. Pondé está certo!
Ulisses era de direita, sim. Em 1964, só faltou beijar a mão de Castelo Branco e quase assinou o AI-2. Tudo isso, no entanto, não impediu que demonstrasse coragem singular ao enfrentar os militares na fase mais dura da ditadura. O que a esquerda caviar não entendeu é que existem direitistas democráticos e esquerdistas totalitários. Aliás, estes últimos são quase a regra, pois é muito difÃcil achar um esquerdista que não acredite na falácia da "ditadura do proletariado"!
Vader. De direita? Hitler, Mussolini, Pinochet, Jorge Videla, Bignone, Médici, Costa e Silva, Figueiredo, Maluf, Collor, Geisel, Menem, Salinas, Fulgêncio Batista, etc. etc.
Concordo. Ñ se acha um polÃt ico com passado 100% impoluto. O q vc diz de Putin, eu já comentei no debate sobre a Ucrânia. Apesar de tudo, Churchill enfrentou logo os nazi stas enquanto os EUA deixaram a Europa sangrar. Ñ foi um santo. Seus argumentos podem ser aplicados também ao nosso governo atual alegadamente de esquerda. Lula considera Sarney um "polÃtico especial". Como foi dito, creio q por nosso amigo Alvarenga, ñ há vir gens na zona. Irrita que alguns queiram passar por imaculadas.
"Stauffenberg"
Fabrizio. Eu procuro não cair para nenhum extremo. Staufenberg é um caso à parte completamente diferente dos outros citados. Pode ser que para você De Gaulle, Churchill e Adenauer (este foi até preso) eram de direita. Para mim, em nenhuma hipótese. Pode chamá-los de conservadores que para mim não é sinônimo de direita. Ulisses Guimarães, então, só pode ser piada chamá-lo de direita. Creio que os nossos limites entre esquerda e direita estão defasados. Aliás, hoje há uma grande mistura.
Eu devo ter perdido completamente o bonde da história. Na minha concepção Churchill, De Gaulle, Adenauer, Lincoln, nunca foram de direita. Combateram a direita ferozmente. Não precisavam ser de extrema esquerda para tanto.
Vader, sua lista de esquerdistas possui personagens mais antigos com Mao, Stalin; enquanto sua lista de direitistas, modernos como Churchill, De Gaulle. Portanto, deveriamos colocar também os antigos como Hitler, Mussolini, etc na lista da direita. Só assim o debate ficará mais justo.
Pondé perfeito. Comentários histéricos aqui são caquéticos. Esquerdas até hoje não aguentam o fato de a direita ter ganhado um pouco mais de espaço na mÃdia, algo de 2 para 5% (aquele desprezo pela pluralidade fascista, sabe). Papo de esquerda-direita não existir mais é coisa de quem descobriu a polÃtica ontem ou nunca leu sobre (a principal distinção é econômica: a direita confia no mercado e a esquerda, no Estado).
desprezo fascista pela pluralidade*
As mulheres namoram os esquerdistas e se casam com os direitistas. Quando chegam aos 30, elas deixam de preferir os "festeiros" da esquerda e passam a preferir o homem bem sucedido - coisa que um esquerdista nunca vai ser, porque perdeu o tempo dele reclamando do capitalismo enquanto o direitista estava estudando e trabalhando.
Vc está dizendo que as mulheres namoram pessoas interessantes de esquerda e depois casam com os estultos bem sucedidos de direita? Coitados desses direitistas. Casamento por interesse. De repente, depois de casadas, acham uma válvula de escape mais interessante á esquerda.
Direita e liberalidade se contradizem.
A grande falácia, empulhação da esqueda festiva é xingar de "direitistas" todos que divirjam de seus "pontos de vista". Quem não reza pela cartilha desses de pouco estudo, de hábitos "antiburgueses", acostumados a vaiar os de argumentos contrários sólidos, a slogans e palavras de ordem, são rotulados como "mauricinhos" e patricinhas". Este, o grau de pobreza intelectual de boa parte de nossa juventude "alimentada" pela indigência polÃtico-ideológica de boa parte de geração de 60.
Muito bom. Mas o que essas meninas gostam mesmo é da dita dura.
Adorei a citação do Che como um assassino chique! Num único dia, na vila de Santa Clara, ele e o velho gaga as sas si naram mais de trezentas pessoas, sem julgamento, sem nada!!! Pela causa!
Pondé, foto de Che, falar de Cuba..., como você está desatualizado, qual mulher quer esse papo hoje em dia?? E conquistas são feitas nas baladas, no Tinder e, claro!, nas faculdades, mas nas festas e competiçoes esportivas, nunca na cantina. Isso acabou há muito tempo!!!!!!!!
Administração não tem mulher? Medicina? Veterinária? Odontologia? Direito? Ou estas faculdades que eu citei são formadas majoritariamente por quem é de "esquerda"? Até a premissa do texto é mentirosa, o conceito então...
deixou a Duvidar a sua inteligencia, mulher nunca gostou de papo inteligente, nem as de direita nem esquerda (outra invenção não existe esta polaridade) se não tem atitude pode ser o que for, inclusive rico, que vai ficar na bronha. vale também para as mulheres.
tu é mulher? só pra saber... o melhor é sempre falar por si (vale aprender com o Pondé, só que às avessas)
Luiz Felipe Condé, excelente currÃculo, "joga" bem com as palavras. Certamente a "reencarnação" de algum sofista grego.Tem a pretensão de dar um verniz "intelectual" ao pensamento conservador, mas passa ao largo disso. Que tal mandar seu currÃculo para o programa "Manhattan Connection". Morar em Nova York, ser funcionário da famÃlia Marinho e ser companheiro de bancada de "pensadores" do quilate de Diogo Mainardi certamente seria de grande honestidade intelectual. Fica a minha modesta sugestão.
recuse Felipe voce esta muito acima daquilo. Apesar de ter errado hoje.
Ficar com mulher de esquerda é tranquilo, a bronca é aturar o papinho de 'sou do bem" porque é de esquerda. Haja paciência.
O Pondé ficou louco. Quem deseja mulher intelectualóide de esquerda? É tudo machorra. Tem que tomar muito cuidado na hora do "péga prá capá" senão vai levar uma dedada grossa.
Li uma entrevista com um fotógrafo conhecido em q ele disse q tinha entrado para o Greenpeace só para pegar mulher. Uma boa opção pra pegar mulher é entrar em ONGs, como a PETA (se conseguir). O Pondé foi feliz no artigo, me parece com boa dose de ironia, mas tb, de realidade - no mundo acadêmico; Mas, lembro ao Pondé q existe um mundo "lá fora", fora da universidade, e q tem muita mulher q ñ é nem esquerda nem direita, são mulheres q ñ tem a porcaria ideológica na cabeça, são mulheres.
Se este é o ideológo da direita esta tá mal
Sem dúvida. Para esse senhor chegar no rodapé, vai precisar de uma escada magirus... Mas até o colunista de O MunicÃpio é mais profundo.
Sabe que te observando na TV, lendo seus comentários, sempre cruéis, diga-se de passagem, prefiro vc. na TV, onde vc. se coloca mais comedido em seus "ataques de nervos" ou na sua preferência em atacar as mulheres. Se liga. Vc. não é burro, ateu também não. Você é simplesmente um esquerdista festivo, camuflado atrás das suas teorias filosóficas.
Engraçado como o Pondé adora fazer troça da indumentária (supostamente) tÃpica do estudante esquerdista médio, tal como camisetinha do Che e coisas afins, mas todas as vezes em que ele aparece na TV eu vejo um cinquentão tentando desesperadamente parecer moderninho e cool: óculos de armação grossa, barbichinha de publicitário e um ridÃculo par de All Star vermelho (!!!). Talvez aà esteja a solução, Sr. Pondé: a direita festiva é VOCÊ! Que tal lançar uma tendência?
Melhor comentário!!! Ri alto!
Alguma boa alma poderia me explicar porquê a Folha ainda mantém esse filósofo de botequim no seu quadro de colunistas? Alimentar o "debate"? huahuahuahuahua!
Um texto bem legal, divertido até. Antes de ser de esquerda sempre tive muitas namoradinhas, namoradas e namoradonas, sempre planejava muito bem a conquista principalmente ressaltando o momento único daquele momento. Defendo até hoje que não pode e nem deve ter postura de "conquistador" e sim de admirador. Agora se os caras de direita não se comportam assim, sinto muito aà fica a fama para a esquerda.
Nosso filósofo não sabe nem o que é direita e o que é esquerda nos dias de hoje. Vou ensinar. Direita:- conservadorismo, racismo, reacionismo, militarismo. Esquerda:- humanismo, igualitarismo, liberalismo. Portanto chamar direitistas de liberais é o mesmo que chamar vanguardistas de comunistas imitando Reinaldo Azevedo.
Nos termos que Pondé coloca o debate, quem é de direita pode ser liberal, mas quem é de esquerda só pode ser radical e pertencer á tribo de Che Guevera. Desse jeito fica fácil condenar a esquerda.
Cara, vc tá viajando!
José, melhor tomar um Lexotan e começar a ler sobre o assunto, desde o inÃcio, quando o Rei Luiz XV mandou sentar à sua direita e à sua esquerda . . . bem o resto vc deveria saber. Vc não sabe nada.
Caro José, respeito sua opinião, mas talvez você não tenha percebido que seus conceitos de direita e esquerda representam um endeusamento da esquerda e uma demonização da opinião contrária. É a ditadura do pensamento único que vivemos "nos dias de hoje", ao menos há uns 12 anos. "A esquerda é legal, a direta é nazista. Pobre é bom, rico não presta. A esquerda representa o humanismo, a direita o fascismo". Desculpe, esses são clichês maniqueÃstas que não representam a verdade.
Nossa, quem te "ensinou" a diferença entre direita e esquerda? O PC Siqueira?
um bom roteiro para a direita festiva: fechar camarote de casa noturna aaa dos jardins paulistanos, ou a cobertura de um prédio alto padrão de higienópolis; providenciar com o dealer a entrega de gramas de farinha o suficiente para os narizes dos convidados; champagne, claro, não pode faltar; contratar, por via das dúvidas, uma dúzia de garotas de programas também "liberais" - afinal, se a esquerda "pega" mulher, a direita "paga" -. por óbvio, pautar a festinha com amaury jr, otavio mesquita...
caro ovelha, não sei a quem o astrólogo faz referência. mas garanto que o referido não é visto como o "poder econômico". no máximo, um vassalo desse.
"Esses caras tão lá, montados no $ e dizem que nós somos o 'poder econômico'!" (Olavo de Carvalho)
Desculpe cassioliveira, coloquei meu comentário abaixo no lugar errado.
A esquerda de hoje não tem mais espaço para Che Guevara, mas na direita de hoje existe muito espaço para torturadores. O mundo muda, o que não podemos é levar o debate entre esquerda e direita ao inÃcio do seculo passado onde existia o comunismo e o capitalismo, ideologias que não existem mais.
Nos dias de hoje a esquerda é liberal, e a direita conservadora. O filósofo parece estar vivendo no começo do seculo passado, na época do capitalismo e comunismo.
Vc precisa ler sobre liberalismo.
Zac tu é que não entende nada. Devemos considerar Jair Bolsonaro um liberal ?
Zezé, tu não compreendeste nada, com certeza ée sqeurda festival
Liberais de direita ? Isso não existe atualmente.
Pondé é como Reinaldo Azevedo que chama vanguardista de comunista. Nada á ver.
O texto é cheio de afirmativas complicadas e generalizadoras, e generalizar tá beeem por fora hoje, até pega mal eu diria. Não pegar mulher, não tem nada a ver com sua escolha polÃtica, mas com o papo. Se o cara chega numa festa de esquerda ele tem chance com todas, depende do jeito que eu ele vai falar de suas convicções. Liberais também pegam revolucionárias. Na hora de transar, Marx não entra na cama. No fundo festa sempre visa lucro. Na hora de pagar, liberais ou de esqerda são iguais.
Olha,se você quer como sempre atacar a esquerda deveria vir com um texto mais embasado (qualquer pesquisa sobre o assunto)mas não,lá vem você com opiniões(deve ter irritado muitas mulheres com razão) pessoais tolas como da semana passada( Nôach) aliás,como sua coluna passa essa idéia (incoerências e bobagens sem nenhum dado que as sustentem)repito à pergunta da semana passada:Você tem certeza que é ateu?
Que mundo o Pondé mora?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Por uma direita festiva Voltar
Comente este texto