Vinícius Torres Freire > Os ricos e o imposto do jatinho Voltar
Comente este texto
Leia Mais
VinÃcios está nos devendo os cálculos mesmo que superficiais, pois agindo assim desdenha da capacidade de seus leitores.
Só faltava essa. Falta de vergonha na cara de simplesmente não tocar no ponto central do artigo do Safatle: os impostos no Brasil são uma extorsão à população mais pobre e uma dádiva aos nossos queridos milionários que sustentam as nossas familias com o seu PIB. O articulista, pela foto de playboizinho estampada, deve ter o seu Jatinho. Ou, graças ao seu PIB, provavelmente o feijão não falta a minha mesa.
Será que a formula AMERICANA de cobrar IMPOSTOS está errada ?? Se estiver errada,porque eles não estão quebrados e nós que temos os impostos mais caros do mundo estamos ????
O colunista acusa Vladimir de supervalorizar o imposto, mas não faz a conta. Fala que o valor médio das naves deveria ser de 9 milhões, para uma taxa máxima de IPVA e se esqueceu dos helicópteros e lanchas. Acontece que a taxa pode ser maior que a cobrada para carros, além disso a media de preço das aeronaves citadas (50+5 milhões+500 mil) dividido por 3 nos dá uma média de 18,5 milhões (maior que os 9). Assim agiu como Vladimir, matou a cobra e não mostrou o pau.
Na verdade você é que não sabe o que é uma média ponderada, pois a conta que você fez é de média simples.
Só acho errado um colunista dar um valor e não mostrar o calculo, mesmo que seja um calculo tipo demonstração.
VinÃcios se esqueceu de Helicópteros, disse que pode se encontrar teco-tecos por até 500 mil pegando o valor dos mais baratos. Além do mais a taxa de IPVA pode ser maior que a máxima cobrada para carros e podemos incluir lanchas, ou seja podemos chegar ao montante de imposto que quisermos, pois os proprietários dessas máquinas são bem abastados e podem pagar.
Esse calculo correto só pode ser feito se eu souber quais são "os outros". Seriam paraquedas ? helicópteros ? ou balões de São João. O fato é que VinÃcios não tem os dados ele usa o chutómetro como usou Vladimir. O segundo calculo que eu fiz também não está correto, pois considerei metade da frota composta de jatos, só fiz para mostrar como se faz uma média ponderada.
Luis e Svarat, vocês não sabem nem o que é uma média ponderada ? Perguntem ao VinÃcios ele deve saber pois é economista. A verdade é que não se pode fazer as contas se não se tem os dados. VinÃcios também não tem os dados, pois 1200 jatos+188 balões+310 planadores+3661 ultraleves (entre outros) dão um total de 5359 aeronaves, bem diferente de 21000 como está no texto. O que seriam os outros do entre outros ? Como posso fazer uma média ponderada se não sei o que são esses outros ?
Nossa, sua conta é brilhante!!!!! Se burrice fosse crime, era prisão perpétua pra você!
Que conta estúpida cara, essa média que você citou não significa nada.
Para fazer essa conta deverÃamos saber exatamente a quantidade de cada tipo de aeronave e valor para fazer uma média ponderada obtendo-se assim o preço médio das aeronaves, coisa que VinÃcios não fez, pois não dispõe dos dados..
Dá para arrumar teco-tecos de 500 mil, e de dois milhões não dá ?
A verdade é que VinÃcius não tem dados suficientes para fazer essa conta.
Se as aeronaves eram compostas de;- 1200 jatos e jatinhos, 188 balões, 310 planadores,3661 ultraleves, o total de aeronaves somados seria pouco mais de 5000, e não pouco menos de 21000. Percebemos então contradições matemáticas no texto.
Correção nos meus cálculos:- não percebi que metade da frota era de tecotecos, portanto deveremos fazer uma média ponderada:- (50+5) / 2 = 27,5 milhões= preço médio de metade da frota composta por jatos. 500 mil= 0,5 milhões= preço médio da outra metade da frota de tecotecos. Então, a média de preço de todas as aeronaves será= (27,5+0,5) / 2= 14 (TAMBÉM MAIOR QUE OS 9).
Vladimir matou a cobra e não mostrou o pau. VinÃcios nem matou a cobra e nem mostrou o pau.
Objetividade, fluidez e elegância. Com simplicidade o sr. Vinicius estragou a brincadeirinha de manovladimir e o remeteu de volta à sua insignificância.
Obrigado pela leitura, Zé Amoroso. Abraço, VTF.
Dilma, o PIOR governo da história do Brasil.
Safatle é um desonesto intelectual. Pode ser tudo, menos um filósofo.
Gostaria de aproveitar o espaço para sugerir ao jornal promover um amplo debate sobre o sistema tributário brasileiro, inclusive com forte participação do maior defensor conhecido do Imposto Único Sobre Movimentação Financeira, Sr. Marcos Cintra (que poderá rebater muitas falsas crenças), bem como economistas de outras tendências. Esse assunto é da mais elevada importância para o paÃs e para todos os cidadãos, principalmente da classe média, que arca com quase todo o peso desse famigerado I.R.
Sugestão anotada e encaminhada. Vamos ver o que é possÃvel fazer com esse assunto, importante demais, mas tão árido e difÃcil. Abraço, obrigado, VTF.
Safatle é um adolescente. Pensa como tal, age como tal e levanta dados como tal. Uma vergonha para a filosofia, que tem na precisão uma de suas ferramentas mais importantes. Nietzche adoraria dar uma bofetada nessa nulidade.
Não vamos falar apenas dos ricaços e seus brinquedos, vamos falar do engraxate, padeiro e chaveiro. Qual deles paga imposto ou emite nota fiscal ?
Recolhem quando compram uma bolacha e assumem um encargo financeiro de 50%...e essa é a grande distorção do sistema tributário brasileiro: o imposto sobre o consumo.
Com mentira, sem mentira, com falsidade ou não, os órgãos de arrecadação são tenazes contra os assalariados, os pequenos empresários, profissionais liberais e até autônomos. Mostram a cara do Leão para amedrontar os pequeninos. Os grandes, estes tem passagem livre. Vejam o absurdo das tramoias do Youssef e as empreiteiras. Empresas fantasmas, laranjas ganhando salário mÃnimo e donos de empresas que faturam milhões. Onde está a Receita Federal??? Onde está a justiça social? Que que é isso?
Muito bem observado pelo comentarista. Essa é a principal razão para eu e tantos outros cidadãos de classe média sermos favoráveis ao Imposto Único sobre Movimentação Financeira, porquê, apesar de criar algumas distorções (eu sei) ele é muito difÃcil de ser sonegado pelos grandes capitais, pelos realmente ricos. E se o peso da tributação também for distribuÃdo a esses muito ricos, certamente poderá ser aliviado, em parte, da classe média, principalmente assalariados, que arcam com todo seu peso.
Obrigado pelo comentário, Baggio. Você tem muita razão. É mais fácil cobrar de assalariado, na fonte, com imposto embutido e escondido no preço dos produtos que não temos como deixar de comprar. Abraço. VTF
O que salvou o capitalismo,nos USA,ITÀLIA,Grécia,Espanha,,GM,etc,etc ,há 8 anos atrás ,foi a grana do povão,capitalista nesta hora se faz de morto.
O Safatle é useiro e vezeiro em distorcer fatos e dados para sustentar suas teses furadas. Já foi desmoralizado aqui mesmo nesse espaço por outro colunista mas não se emenda. A empulhação, a farsa, a mentira são vÃcios insanáveis da esquerda. É compreensÃvel que seja assim porque seu horizonte, o socialismo, é uma fábula e a realidade nunca lhes será favorável. Em uma economia estatizada e sem um sistema de preços livres é impossÃvel fazer cálculo econômico racional e gerir bem a economia.
Svarat, não dou muito valor aos rótulos, concordo com o Deng Xiaoping, não importa se o gato é branco, preto ou vermelho, importa é que cace ratos. E o fato indiscutÃvel é que a economia chinesa (e indiana, vietnamita, etc), após a adoção do sistema de mercado, (concordo com você nisso), mas com bancos estatais, vem se desenvolvendo muito mais que a dos EUA e UE. Acho que a economia do Ocidente é boa, mas vem pecando muito no quesito sistema financeiro, além de privado, fortemente monopolizado.
E tome cuidado com sua admiração com o sistema bancário da China, aquilo é uma caixa pr eta da qual podem sair co bras e lagartos mais cedo ou mais tarde, há fortes indÃcios de grandes desequilÃbrios.
Foi assim que a China cresceu e se capitalizou com tanta rapidez, explorando a "mais valia" de seus trabalhadores ao máximo, até mais do que em regimes capitalistas democráticos, onde há direito de greve e outras proteções ao trabalhador. Como já disseram por aà com muita propriedade, em economia não tem almoço grátis, a prosperidade só vem com muito trabalho e eficiência.
Nem Um, falo aqui de socialismo clássico em que tudo é estatizado e não há um sistema de preços de mercado, esse não é o caso nem da China hoje, nem da Ãndia, nem da Rússia. Aliás a China cresceu muito não com um sistema que tivesse qualquer coisa de "socialista", mas sim por praticar um capitalismo selvagem garantido pelo Estado. O Estado chinês não estava ali durante esses anos para dar garantia aos trabalhadores, mas sim para garantir que trabalhassem muito e ganhassem pouco, sem protestos.
Você tem razão em parte do que diz, mas acho apenas que está se esquecendo da China (se diz socialista de mercado), Ãndia, Rússia, Vietnã (também se diz socialista) e outros paÃses, todos com regimes econômicos desenvolvimentistas, com o sistema financeiro quase todo estatal, mas que mantém economia de mercado, com boa administração e sem déficits, os quais vêm produzindo muito e crescendo rapidÃssimo, a ponto de estar previsto a China superar os EUA em 2018.
Por isso as caracterÃsticas marcantes de todas as experiências econômicas socialistas são a ineficiência e a escassez. " Tudo que foi apresentado em favor do socialismo em milhares de textos e discursos, todo o sangue derramado por seus defensores, não é suficiente para fazê-lo funcionar. As massas podem desejá-lo ardentemente, revoluções incontáveis podem ser feitas em seu nome, mas ainda assim jamais será algo realizável". Palavras do grande pensador econômico Ludwig von Mises.
Aparentemente sem limites...mas há limites para quem não tem limites!
O que o Safatle fez foi mostrar algo que é claramente errado, e tentou convencer os leitores com um exagero. Você respondeu dizendo apenas que ele falou um exagero, mas não falou sobre o problema de fundo. E dizer que o PT está no governo e não tornou a tributação mais justa não quer dizer absolutamente nesta discussão.
VTF, você não pegou o espÃrito da coisa. O fato de os números do Safatle estarem errados não muda o fato de que é um absurdo aviões e barcos motorizados não pagarem IPVA, e também de que isso evidencia o poder dos ricos sobre a lei e sua aplicação. E a sua conta de colocar todos os veÃculos na alÃquota máxima e calcular a base pelo valor de mercado é tão mal ajambrada quanto o cálculo dele.
Prezado Cardoso, obrigado por ler a coluna e pelo comentário. Mas qual o problema com a conta (usar a alÃquota de SP, RJ e MG sobre o valor de mercado, que é grosso modo como se cobra IPVA)? Enfim, é um modo de mostrar que nem de longe se pode arrecadar aquela dinheirama. Um abraço, Vinicius.
Prezado colunista: já que o senhor se coloca numa superioridade em relação aos que discutem o assunto, qual seria a explicação técnica, e não polÃtica, para não termos um IGF, por exemplo, uma Ãnfima tributação sobre operações financeiras, isenção indiscriminada de dividendos, uma ridÃcula progressividade do IRPF?
Prezado Fernando, obrigado por ler a coluna e pelo comentário. Pois então. No texto deixo subentendido que não penso desse modo, com distinções estritas entre "técnico" e "polÃtico". Quanto ao interesse e inviabilidade de alguns tributos, fica difÃcil discutir neste espaço. Mas a regressividade dos impostos deve-se, claro, muito ao fato de sermos uma espécie de oligárquia perversa. Agora, IOF é um imposto que causa distorção. O IRPF é um escândalos. Abraço. VTF
Elevando bem alto o nÃvel da conversa. Muito bom!
Obrigado, Ferreira. Abraço. Vinicius
O mais correto seria aplicar uma alÃquota de 1% de IPVA para todos os veÃculos automotores, aà incluÃdos aeronaves, helicópteros, iates, etc, e pronto. E, no final das contas, o comentário mais esclarecedor foi aquele do bilionário americano Warren Buffett, quando perguntado se havia guerra de classes, e ele respondeu que "Sim, e nós, os milionários (ou bilionários) estamos ganhando"...
Prezado Maurilio, obrigado pelo comentário. Mas, dado que os "bilionários" estão ganhando", por que uma alÃquota tão pequena sobre iates etc? :-) Um abraço. VTF
O professor Vladimir ignora um fator primordial sobre a natureza humana: Eu crio riqueza por uma razão: Para usufruir dela! e no caminho eu contrato pessoas, consumo produtos e desfruto de prazeres que vão reverter em renda para outras pessoas, é dessa forma que egoisticamente eu distribuo renda enquanto enriqueço. Se simplesmente distribuirmos a riqueza a quem não produz, eliminamos os incentivos para a sua produção e isso inevitalmente leva a escassez e miséria como bem sabe a Venezuela.
Tu erras por definição, este governo,pela pressão dos endinheirados, consegue no máximo fazer programas de centro-direita,tu sabes ,que nos paÃses desenvolvidos, nas faixas mais altas ,as alÃcotas vão à mais de 50%,e em muitos deles há impostos sobre grandes fortunas ,além da sonegação ser muito menor,aà está o numerário para investimentos,o resto é querer confundir o povão.O povo um dia vai enxergar,a direita terá muito menos espaço.
Você das duas uma guriatã, ou é um inve joso ou vive a custa do estado, quem sabe as duas coisas... Deveria entender que alguns paÃses ricos, são ricos APESAR DISSO e não POR ISSO. Vá comparar a liberdade econômica, as regras para contratação e dispensa num paÃs desses, eles são economicamente muito mais livres, não espero que você entenda isso, afinal os beneficiários desse sistema po dre irão defende-lo com unhas e dentes.
Quando li a coluna do Vladimir fiquei com uma imensa dúvida se aquilo refletia a realidade. E mesmo que os números estivessem certos, caberia fazermos um esforço para determinarmos se, de fato, esses ricos, donos de jatinhos e helicópteros estariam sendo "contemplados" com o não pagamento de impostos. Acredito eu que ditas aeronaves têm impostos incluÃdos. Belo texto o de hoje.
As aeronaves têm imposto incluido??? E daÃ, os carros também têm, mas isso não os isenta do IPVA. São impostos diferentes.
Caro Pedro, provavelmente me expressei mal, ou melhor, escrevi mal, uma vez que você não me entendeu.
Só é favorável a uma alta carga tributária, quem é beneficiário direto dela como deve ser o teu caso, que pelas ideias que divulga deve ser um serviçal do governo e beneficiário do estado. Eu paguei 700,00 conto de IPVA num carro popular (ou seja não sou rico e não extraio minha renda dos impostos dos outros). Eu não quero estender a expropriação injusta do estado aos ricos, quero que ela simplesmente cesse. Algum inocente acha que dinheiro a mais será bem utilizado?
Obrigado, Sergio. Abraço, Vinicius
Enquanto isso, a guerra de classes continua.
Uma das "histórias", tanto da dita esquerda como da direita, é dizer que vai fazer isso e aquilo, mas sem mostrar claramente de onde vai sair o dinheiro. Agora já estão inventando mais essa, porém os números deles são sempre mágicos, prá eles é claro.....
Gostei especialmente das frases "a defesa alegre do estouro das contas públicas favorece enfim os ricos" e "a polÃtica econômica insensata pode desmoralizar por anos a ideia de alternativas progressistas sérias". E há alternativas sérias, q não impliquem em déficits ou aumento da carga tributária, bastando reduzir gastos não prioritários e subsÃdios, baixar taxa de juros (para reduzir o próprio déficit público), desvalorizar o câmbio (para crescer) e o Imposto Único de Movimentação Financeira.
Obrigado por ler a coluna e pelo comentário, Nem Um, Abraço, Vinicius Torres Freire
Sim, deverÃamos fazer uma imensa campanha em favor do imposto único. Não tem como errar. Mas aÃ, você sabe, como ficariam as chamadas "auditorias", "consultorias", a maioria nas mãos de polÃticos, essas empresas especializadas em decifrar o atual sistema tributário????
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Os ricos e o imposto do jatinho Voltar
Comente este texto