Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. eusbarbosa

    Caro Pondé, Mais uma crônica excepcional. Dedo na ferida como é de seu hábito. O nosso grande "filósofo" Tom Jobim também já havia intuido isso quando disse que "no Brasil, fazer sucesso é ofensa pessoal". A inveja não é privilégio nosso, mas, nessa terra de indolentes, encontrou solo fértil e mãe gentil para frutificar. Um abraço

    Responda
  2. Senô

    Ser bonito ou bonita e bem sucedido pagará ainda mais imposto?Que idéia mais cabulosa.

    Responda
  3. bode

    Este negócio de 'inveja' dos masi 'bunitinnhos' é coisa e conversa de colgeial ou preocupação de quem não tem nada na cabeça além de laquê e esteróides. Pondé podeia se centrar num conteudo mais filosófico e menos futriquento. Se os alunos deles tem de atuar esta conversa mole, os novos filosófos brasileiros tem lugar certo nos programas de variedades da TV, com noticiarios dos famosos e outro lixos deste calibre.

    Responda
  4. cardoso

    Krugman ontem nesta Folha: "O conservadorismo norte-americano costumava ter espaço para visões bastante sofisticadas sobre o papel do governo... Mas os líderes conservadores atuais se criaram com romances de AYN RAND e discursos de Ronald Reagan. Eles insistem em que os direitos de propriedade privada são absolutos, e que o governo é sempre o problema e nunca a solução. O problema é que essas crenças são fundamentalmente indefensáveis no mundo moderno."

    Responda
  5. Je

    Olha Pondé. Do jeito que vc ataca a esquerda e sempre fala mal do Marx, inclusive cometeu a barbaridade de chamar o marxismo de fascismo, de duas uma, ou vc é um esquerdista enrustido ou algum esquerdista pegou a sua mulher, se bem que parece que vc tb não gosta muito delas. KKK AH Pondé. Quanto ressentimento nesse seu coração. Não odeie tanto assim a nós esquerdistas. Nós te amamos. Kkkk.

    Responda
  6. PH Andrade

    O texto é bom, mas me parece simplista e maniqueísta (ou vc é bem sucedido, ou fracassado-ressentido). Nem todos têm os mesmos valores (riqueza, beleza). A pessoa "feia" pode buscar a beleza em outras esferas. A verdadeira pobreza é a pobreza de espírito, que existe tanto no rico como no pobre. E entre os 'bem-sucedidos' e os 'fracassados', existe a coluna do meio, que são os 'acomodados'. As oportunidades são diferentes, não dá pra comparar. Sempre há alguém mais e alguém menos em qq critério.

    Responda
  7. Rob

    Paul Ryan, o ultradireitista, ex-candidato preferido do Tea Party disse no Atlas Academy em 2005 que toda sua inspiração política deriva da obra de Ayn Rand, no entanto, durante sua candidatura negou o fato, envergonhado com a pueril influência. Se os EUA tivessem adotado em 2008 o que preconizavam os simpatizantes o mundo mergulharia em uma depressão do tipo de 1929 cujo receiturário foi o adotado pós crash e levou toda a década de 30 a um poço sem fim resgatado apenas pela Segunda Guerra.

    Responda
  8. denisan

    Boçalidade a la Pondé... Parasita e rato fica melhor em vc.

    Responda
  9. denisan

    Pondé destoa dos colunistas da Folha de São Paulo. É muita besteira com pretensão intelectual. Um ex-presidente - também bossal - ataca os ministros do STF; agora a Folha de São Paulo privilegia a calúnia aos agentes do Fisco brasileiro. Que bonito!

    Responda
  10. jose

    É duro aceitar que algumas pessoas são mais capazes= dizeres de Pondé, É duro aceitar que algumas pessoas são mais bondosas= dizeres meus.

    Responda
    1. svarat

      Normalmente, mais hipócritas do que bondosas.

  11. cardoso

    Quem é de direita "não pega mulher"... "Quando junta muito homem falando papo cabeça sem mulher por perto, todos ficam com cara de Sheldon"... Neste mundo "a inveja e o ressentimento fazem a política das nações"... Vivemos numa "era do ressentimento"... "A revolta de Atlas" de Ayn Rand é uma "referência" que "nossa universidade nega a seus alunos"... Tá OK a Folha publicar esse cara, mas não seria mais honesto deixar de descrevê-lo como "filósofo" e dizer logo que a coluna é de humor besteirol?

    Responda
  12. Edgar

    É verdade que existem pessoas mais inteligentes que outras e pessoas mais simétricas que outras, mas também é verdade que o sistema político e econômico de um país, tem muito a ver com a concentração de riqueza nas mãos de uns poucos em detrimento da maioria.

    Responda
  13. Mario Silveira

    Ótima !

    Responda
  14. Rob

    Paul Ryan, ultradireitista republicano, xodó do Tea Party, no Atlas Society em 2005 disse que a maior parte de sua inspiração política vem de Ayn Rand. Na última campanha flagrado negou, envergonhado de suas inspirações pueris. Esses radicais estão impedindo a doutrina liberal de prevalecer com bom senso. Essa argumentação atende os anseios dos xiitas e se implementadas nos levariam novamente a depressão de 1929. Desconhecem história econômica e se prendem a ficção juvenil.

    Responda
  15. ap

    Pondé, seus dois últimos artigos são irretocáveis. Parabéns.

    Responda
  16. AA

    Pondé encontrou o "fio da meada" para furar a muralha ideológica q os "progressistas" construíram para ocultar o ódio invejoso q os move! Os ataques pessoais raivosos q ele vem recebendo nos mostram q os egos doentios foram atingidos e estão sangrando! É certo q o desnudamento da farsa "progressista" ñ vai mudar o trágico destino dessa atual sociedade hipócrita, pois existem milhões dominados pelo ódio invejoso agora escondidos atrás da ideologia.

    Responda
  17. ltm

    mas como fala m.! eu me sinto até mal de comentar uma coluna dessas, mas vamos lá, preciso dizer isso: eu sou a favor dos impostos. impostos não são necessariamente maus, pois podem servir como mecanismo justo de redistribuição de renda. feio ou bonito, se ganha mais, tem que pagar mais!

    Responda
  18. WacoBR

    eh tanta bocalidade que deu ateh sono...

    Responda
  19. Jhon

    Snr.Luiz F. Ponder: Comcordo plenamente com a Madame. O snr está com algum disturbio psicologico e não falo isso com sarcasmo. Muita gente nesse tal Brasil realmente é subordinado a receber cargos inportantes por ter uma profunda beleza esterior, porém, muitos outros chegaram lá por buscarem competencia. O que concordaria seria afirmar que muitas emprezas e a mídia recheiam a ideia que ser bunito é o valor, e o contrario disso deve ser rejeitado.

    Responda
  20. Ronaldo Luis

    A beleza ofende, principalmente as mulheres. No grupo masculino, acho que a beleza sim, é símbolo de ascenção social, e de afirmação. Quem é que associa a imagem de um careca pançudo, como de uma pessoa bem posta socialmente ?

    Responda
  21. Rob

    Para alguém que não tenha lido o livro na juventude, "A revolta de Atlas" é uma fantasia em que pessoas produtivas deixam de prestar serviços a sociedade ingrata. O cerne da novela é um discurso de 64 páginas de John Galt, o líder da direita enfurecida, e até Friedrich Hayek admitiu que não conseguiu ler o trecho até o final; O livro está em eterno favorito entre os adolescentes, e a maioria deles termina por superar essa fase. Mas alguns mantém a dedicação à obra pelo resto da vida. Pondé...

    Responda
  22. Rob

    Para alguém que não tenha lido o livro na juventude, "A revolta de Atlas" é uma fantasia em que pessoas produtivas deixam de prestar serviços a sociedade ingrata. O cerne da novela é um discurso de 64 páginas de John Galt, o líder da direita enfurecida, e até Friedrich Hayek admitiu que não conseguiu ler o trecho até o final; O livro está em eterno favorito entre os adolescentes, e a maioria deles termina por superar essa fase. Mas alguns mantém a dedicação à obra pelo resto da vida. Pondé...

    Responda
  23. brandoso

    A filosofia de Ponde não difere muito do pensamento da célebre filosofa contemporânea Valesca Beijinho no Ombro... A que nível chegaram os defensores da sociedade de mercado!

    Responda
  24. Rob

    Para alguém que não tenha lido o livro na juventude, "A revolta de Atlas" é uma fantasia em que pessoas produtivas deixar de prestar serviços a sociedade ingrata. O cerne da novela é um discurso de 64 páginas de John Galt, o líder da direita enfurecida, e até Friedrich Hayek admitiu que não conseguiu ler o trecho até o final; O livro está em eterno favorito entre os adolescentes, e a maioria deles termina por superar essa fase. Mas alguns mantém a dedicação à obra pelo resto da vida. Pondé!

    Responda
  25. jfilipe

    Estou no II do Revolta de Atlas e encantado!! O x da questão é ver por trás das máscaras!! Concordo, pq na escola não nos mostram estas coisas fantásticas??!!

    Responda
  26. GabriCabral

    Falou, falou, falou e não disse nada, como sempre.

    Responda
    1. CyG

      Disse: mais do mesmo, estereótipos e generalizações. E, o pior, uma leitura completamente ressentida de Nietzsche. Nietzsche, aliás, descreve muito bem " tipos" como o Pondé.

  27. svarat

    O ressentimento e a inveja de quem tem sucesso econômico sempre foram os verdadeiros motivadores da esquerda, não a igualdade. A igualdade é apenas um biombo, uma camuflagem através da qual dão a um sentimento feio uma aparência nobre.

    Responda
  28. FRANNZ

    Gostei da descrição do rato com formulários. Eu vejo desta forma também.

    Responda
  29. CruiseControl

    Este texto contribui muito para me enriquecer intelectualmente. Só que não.

    Responda
  30. Cesar Tiossi

    Basta pisar no chão da USP para ver o ódio e o ressentimento como motor do movimento estudantil e de quase todos (senão todos) os partidos de esquerda. O P/T usa o ressentimento de uns contra outros para justificar luta de classes e aliciar militantes. Essa era, que ao mesmo tempo é dourada, é negra. O sonho da igualdade corrompe a sociedade brutalmente. Se a igualdade absoluta fosse algo definitivo, somente existiria uma espécie no planeta Terra.

    Responda
    1. RPM

      O problema é que o "merecimento" nesse País é relativo. Muitos que possuem sucesso profissional, e por isso têm riqueza, somente conseguiram chegar onde estão por indicação de amigos (em órgãos públicos e também em empresas), não necessariamente por competência profissional.

  31. Peter J

    Não temos com que nos preocuparmos. Seremos recompensados no outro mundo.

    Responda
  32. JONES

    Sem ressentimentos, Luiz... É simples: quando, por exemplo, acabarmos com o "direito" à herança, que faz de alguns mais afortunados que muitos, o critério "beleza" possa se sobrepor ao de "luta de classes". Ressentimento ou não, enquanto isso teu ódio à esquerda não passa disso, apenas outro tido de ressentimento da direita, da qual és um dos sócios.

    Responda
    1. svarat

      Gozado que Marx, que propôs o fim do direito de herança no Manifesto Comunista, nunca abriu mão de nenhuma a que tinha direito, pelo contrário, esperava ansiosamente por elas. Tentou até chantagear a mãe para lhe passar a herança antes de morrer e tomou um passa-moleque. Engels também, da sua não abriu mão. Quando seu pai morreu, vendeu a fábrica que herdou e viveram todos muito bem, Engels, Marx e família, com o dinheiro dessa herança. Coisa de 10 milhões de dólares em dinheiro de hoje.

    2. svarat

      Olha aí o ressentimento se mostrando com toda sua carantonha feia.

    3. pedro volpe

      se eu fui mais capaz que você, nada mais justo que eu deixe um legado aos meus descendentes...esse pensamento invejoso dura até o dia que você for receber a herança do seu pai, ai você não vai querer saber de banir direito de herança né? mas na possibilidade de você resolver dividir todos os seus bens eu mando o número da minha conta pra você mandar minha parte...

  33. Boca II

    Preciso desse café toda segunda.

    Responda
    1. pedro volpe

      esse comentário não era para ti...foi mal...

    2. pedro volpe

      a carapuça serviu nenê? pode usar porque é o teu número...

  34. PerfidiaBras

    Só faltava essa, heim? ser taxado pela beleza ou sucesso profissional, ainda bem que já estou velho, feio e .... sempre fui um sucesso!!

    Responda
  35. Spina

    PUTZ!

    Responda
  36. Guriatã

    Tu tens que entender que és um privilegiado,bonito,gentil,desprovido de rancores.

    Responda