-
Rìbào
Traduzir obra é arte. "Linguagem modela o pensamento. Dif idiomas afetam de maneiras distintas a percepção do mundo". Há muito+ : estruturas dos idiomas podem facilitar ou dificult p/ aprender / entender * Somos produtos das situações q vivemos tmb sofremos forte influência q vem de dentro * No "alterar obras" pode entrar o incentivo inconsciente, exemplo "é o melhor / pior" sendo o pior / melhor, ideias q não existiriam na original. * Pode apagar registros/memória de 1 país. Alterar a História
-
AA
Se alguém precisa q o texto de Machado de Assis seja "simplificado" (tenho muitas dúvidas e temores de como vai ser essa "simplificação" e de quem será o "simplificador") para q possa lê-lo... na minha opinião, acho melhor ñ lê-lo de nenhuma forma... deixa pra lá, vai ler outras coisas mais simples por natureza; Isso porém ñ significa q Machado de Assis ñ possa ser adaptado para o cinema por exemplo.
-
Rubens MS
O hábito de ler livros não é generalizado entre nós e em princípio qualquer medida que estimule, facilite ou apoie a leitura recrutando a massa que jamais abriu um livro é útil. Queiramos nós que dos maus usos do dinheiro público, e se de fato é mau uso, um dia sejam todos assim.
-
Pindorama
O brasileiro não lia os originais e não lerá os textos adaptados. Leitura não faz parte da nossa cultura, infelizmente.
-
Luizen
Só se for da sua, da minha e da minha família faz...
-
-
Guriatã
Falta de assunto.
-
Luiz
Traduz e põe na capa do livro: tradução a partir do original ... Como na literatura estrangeira traduzida para o português. Em um livro o que interessa é a idéia, a estória ou história não a língua em que foi escrito. Tendo uma boa tradução é o que basta. Mais uma discussão inútil provocada por intelectuais pernosticos que atrasam o Brasil.
-
Luizen
Acho que o senhor não é do ramo... Literatura não é apenas "ideia", "história", mas linguagem. Claro que vale a leitura pela "história" ou pela "ideia". Mas perde quem não percebe a questão da forma e da linguagem.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.