Hélio Schwartsman > Capitalismo de balcão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
HS tem razão. Capitalismo de balcão...
Parte do capitalismo financia deputados para depois gosarem da benécies do governo, obrigando polÃticos a aprovarem medidas que os favoreçam, tanto na indústria como no agronegócio. Isso é capitalismo de balcão.
No Brasil o capitalismo é de "cumpadres", e dá-lhe dificuldades para vender facilidades!!!!!!
Um erro comum é achar que empresário e capitalismo são sinônimos: não são. Empresários não são bons por natureza, são eficientes por necessidade, mas é ingenuo acreditar que eles apreciem o clima de competição de uma economia liberal, não apreciam, eles vão procurar formas de obter o máximo de lucro com o mÃnimo de esforsso. Como obriga-los então a cuom petir? simples: dando a todo mundo o máximo de liberdade possÃvel.
concordo que os empresários são humanos e como tal possuem falhas, mas eles devem ser premiados ou punidos pelo seu desempenho em um mercado livre, se acaso confiarmos no estado (que é composto por pessoas tão falhas como os empresários) para proteger os incompetentes, estaremos apenas punindo os consumidores, não vejo onde a aquisição de um produto inferior por um preço mais alto seja benéfica a uma sociedade. não entendo pq algumas pessoas acreditam no poder clarividente do estado.
Dilma, o PIOR governo da história do Brasil.
O capitalismo não é um sistema perfeito porque não existe sistema perfeito para um mundo e um ser humano que não são perfeitos. O que seria um sistema perfeito? Um em que as coisas necessárias à vida humana cairiam do céu para todos, sem esforço e trabalho de ninguém? Se é bom? Bem, o que tem está aÃ, estamos condenados a lutar pela sobrevivência e produzir para pagar as contas, assim é o mundo. Esses casos citados servem para gerar propinas para polÃticos e burocratas.
Será mais um absurdo, querer obrigar o consumidor a comprar algo que lhe trará um eterno custo, que o mesmo não deseja. Muita razão ao colunista. O sistema econômico de mercado necessita de ampla liberdade a produtores e consumidores para se auto-regular com perfeição. Basta dessas leis que distorcem o funcionamento do mercado, somente prejudicando seu funcionamento.
Também conhecido como "capitalismo mequetrefe", "capitalismo do amigo do rei" ou "capitalismo Eike Batista". Qualquer idiota pensa que é empreendedor quando chafurda no dinheiro do BNDES.
Perfeito. O "capitalismo de balcão" como cunhado pelo colunista restringe a liberdade e propicia o compadrio e a corrupção entre as elites polÃtica e econômica.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Capitalismo de balcão Voltar
Comente este texto