Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guto

    Levando 6 meses para obter um CNPJ , 4 para aprovação estadual de uma planta de 90 m2 , 1 para vistoria e provavelmente mais 24 para aprovação em autarquia federal a um custo de +- 30 mil.....isso está acontecendo comigo , imagine isso multiplicado por milhares que desejam criar uma empresa e verá o tamanho da perda de dinamismo.Brinco que a apple jamais seria brasileira pq não teria autorização para criar nada na garagem.

    Responda
    1. MANOELITO

      Essa é a grande verdade. O governo brasileiro desestimula os investimentos, com uma burocracia inútil, porque não tem objetivos claros, serve apenas para lotar repartições de funcionários despreparados para as funções, cobrar taxas que tem um custo burocrático superior ao valor cobrado e estimular a cobrança de propinas. E o Lula fica dizendo que tirou milhões a pobreza. A política do PT foi fazer assistencialismo para ganhar o voto dos pobres. Pobre Brasil.

  2. pedro volpe

    Todos esses sinais são sintomas claros do esgotamento de um modelo. Se víssemos o governo atual sinalizando um reconhecimento disso e apontando para mudanças estaríamos bem, o problema é que somos passageiros de um ônibus indo em direção a um penhasco enquanto o motorista insiste em dizer que está tudo sob controle...o penhasco ainda está um pouco longe, mas está lá...

    Responda
  3. Dewey

    Um estudo recente (NBER Working Paper No. 16300) concluiu que a idade das companhias, e não o tamanho, é o principal fator na criação de novos empregos. A tendência de queda na geração de empregos no Brasil, além de maléfica, indica também um baixo número de novas empresas sendo criadas, ou seja, o jovem empreendedor não está colocando fé no potencial da economia.

    Responda