Opinião > Editorial: Cotas e conveniências Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alice T

    Já existem cotas raciais para as Universidades, bem como bolsas específicas para que os alunos possam cursar Universidades públicas. Ainda assim querem diferenciar pela cor da pele as pessoas em concursos públicos. Até quando o governo do PT irá agir por fatores eleitorais. Como fica a meritocracia? Afinal quero um funcionário público que se aproveita de brechas da legislação ou um bom funcionário apto a exercer suas funções? Isto é que é racismo.

    Responda
  2. Zé Marreta

    Qualidade substituida pela cor do candidato. Só na cabeça destes demagogos. Em condições de igualdade e sem esta imbecilidade do sistema de cotas, o branco e o negro podiam se inscrever para um concurso, desde que ambos preenchessem requisitos básicos, tais como nivel de escolaridade. Quando da realização da prova, qual foi a desvantagem que o negro sofreu em relação ao branco ? Mesmo que tenha tido nota final maior que o branco, ele já foi preterido nos concursos que já foram realizados ?

    Responda
  3. dix-huit

    Cotas são mediocridades inerentes aos nascidos no Brasil. Como me envergonha ser brasileiro...

    Responda
  4. waldirPiNot

    Aí vem o lero-lero de novo sobre a "meritocracia". Grande tolice ! As cotas SEMPRE existiram historicamente, sem que fosse necessário nenhuma Lei... Se temos hoje o ambiente perverso que temos, foram as cotas silenciosas que o criaram. Talvez haja algum medo oculto nisso : os que levavam vantagem no ambiente de outrora, caíram na real de que terão que ralar mais pra mostrar que merecem. Aliás, muitas "famílias distintas", sem as cotas, ñ teriam se distinguido tanto qto verdadeiramente mereçam.

    Responda
  5. Luiz Cláudio

    Inacreditável esse PL!!! Reafirma abertamente um país formado por mais de 50% pre tos e par dos como RA CIS TA e PRE CON CEI TU O SO. Isso é uma falta de respeito e uma humilhação descalabrada aos ne gros... País de cultura atrasada!!!

    Responda
  6. Déjà vu

    Tá faltando a referida cota para Presidência da República, do Senado e da Câmara dos Deputados. Temos um bom nome para qualquer dos cargos!!!!!!

    Responda
  7. prof

    Nada como ler jornal,fonte inesgotavel de informação. Aprendi que nao existe cao viralata e sim cao miscigenado.

    Responda
  8. Flávio André

    Parabéns, o texto sintetiza exatamente o que penso.

    Responda
  9. ALEX PEREIRA

    Num concurso promovido há pouco tempo, o tema das questões descritivas era justamente a política de cota para negros nos concursos públicos. E, vejam, era para dar parecer favorável, conforme o exercício. Entretanto, mais sera útil cotas sociais que raciais nesse caso. Ou estaríamos violando a Constituição, que prega que somos todos iguais e devemos ter iguais condições. Isso independe de cor de pele, depende das oportunidades que são dadas.

    Responda
  10. Inspirado

    Então vamos estender essa hipo.krisia, assim, para qualquer coisa neste país, 20 % para pre.tos, 20% para par.dos, 20% para ín.dios, 20% para bran.cos e 20 % para amare.los. Pronto. e quem ficar fora da cota que procure a oab, nos seus 20%, direi.tos hu.manos, também nos 20%, Enfim, que se pho.dam ou vão à luta. Afinal esse país é o país dos movi.mentos soci.ais dos sem qualquer coisa e do racis.mos lega.lizado pelas tais co.tas das conveniências.

    Responda
  11. miltinho

    Poderia ser cotas para os 20% mais pobres, independentemente de cor e raças.

    Responda
    1. nunes

      Se o Brasil fosse um país sério o sistema deveria ser este, acontece que o atual congresso nacional está podre, nada do que vem deste congresso podre é confiável, o hbando não tem credibilidade aguma.

  12. marimuniz

    Não sou desfavorável que se busq

    Responda
  13. marimuniz

    Não sou desfavorável que se busq

    Responda
  14. nunes

    Este sistema de cotas é racista, só poderia vir de um congresso podre, o atual congresso é o pior desde a redemocratização é composto por um hbando de espertalhões, políticos profissionais que se especializaram na arte de enganar o povo brasileiro, grande parte dos nobres parlamentares são verdadeiros malandros fingindo serem políticos interessados no progresso do Brasil.

    Responda
  15. Guilhas

    "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra." Bob Marley

    Responda
  16. Dewey

    Contrário ao é afirmado no artigo, já existem testes de DNA que indicam de maneira confiável a etnia da pessoa. O FBI usa esse método para esclarecer a etnia do infrator desconhecido. Existe até uma companhia comercial especializada em determinar a etnia chamada de AcestryDNA. Eis o resultado de um teste real de um imigrante que vive nos Estados Unidos: 75% Nativo Americano, 13% Asia Oriental, 09% Indo-Europeu, 03% Sub-Sahara Africano.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.