Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. waldirPiNot

    Magnoli, seu safahdão ! Instruiu meu filho a ver um vídeo no Youtube, da Marilena Chauí onde ela diz odiar a ClasseMédia, mas foram roubados 19 minutos de 20 !! Que espécie de intelectual vc faz de conta que é ?! Um Verdadeiro não faz e nem deixaria fazer o que vc fez. O Capeta é fascista e vc está claramente a serviço dele. Por isso propaga mentiras, ludibria, engana... como faz o seu Mestre. Que Nojo !

    Responda
  2. Déjà vu

    Lullla destila seu ódio contra a imprensa livre, q é a causa do mau humor da população. Ora, a imprensa é culpada pelo conto de vigário de Pasadena? pelo jatinho cedido pelo mega doleiro Youssef p/ ex- vice presidente da câmara André Vargas (ex-P T)?, pela reunião do deputado Luiz Moura (P T/SP), empresário do setor de transportes, e membros da facção do PCC, e a pra lá de suspeita queima seletiva de ônibus na Capital.O "czar do achismo" acha que um Picareta a mais ou a menos não faz diferença!

    Responda
  3. jose

    "Intelectuais de esquerda" parece uma contradição em si.Intelectuais pensam,convivem com dúvida .As esquerdas só tem artigos de fé e dogmas.Isto o intelectual não tem.

    Responda
    1. nunes

      Não são intelectuais, na verdade são pessoas com viés psicopata porque pra babar em saco de ditador comunista tem que ser psicopata.

  4. Rick

    Ah, os nossos libertários! Bem os, bem os conheço. Querem a própria liberdade! A dos outros, não. Que se dane a liberdade alheia. Berram contra todos os regimes de força, mas cada qual tem no bolso a sua ditadura.

    Responda
  5. Iconoclasta

    Esse aparente paradoxo que você menciona: " a liberdade de imprensa é total para os que concordam com o regime", é um vício que se repete desde que o mundo existe. Isto revela uma enorme demonstração de baixa inteligência emocional, isto é, o indivíduo movido pelas suas emoções, levanta uma bandeira e de posse dela, se sente no direito de afrontar todos os princípios éticos, sem se sentir na obrigação de observar qualquer tipo de coerência. Assim foi na inquisição, na revolução soviética etc.

    Responda
  6. nunes

    A ditadura comunista cubana é tão boa que não aguenta um blog da Yoani, este é o resumo da ópera, não aguentam um blog, precisam sabotar um blog senão correm risco do povo querer a liberdade da democracia... "liberdade", palavra proibida para os ouvidos dos ditadores.

    Responda
  7. Ma

    Dilma, o PIOR governo da historia do Brasil.

    Responda
  8. Jairo

    Com a minha idade, pude observar, sem me valer de nada além disso, que esquerda e direita, são iguais em essência, com a divergência apenas do pensar, não do agir. Por analogia a uma via, dobrar à esquerda ou à direita, as duas opções, fogem da reta ou da diretriz. Nem à esquerda e nem direita, as duas fogem do corpo, fogem da cabeça. Prefiro o erro do caminho ao balançar das suas quebras.

    Responda
    1. jose

      Concordo plenamente, o problema maior é que pensar em esquerda ou direita nos moldes do seculo passado só trava o debate atual das idéias.

  9. celiavasconcelos

    A revolução cubana se mantém até hoje não por ser a mais sanguinária nem a mais repressora, simplesmente por ter entregue a população o que prometeu : saúde, educação e moradia. Quantos países da América Latina tem IDH melhor que o de Cuba? Enquanto as conquistas sociais da revolução estiverem na memória da população ela se manterá.

    Responda
    1. Tant

      Cuba é uma favela-prisão, falida, pobre, com carros, prédios e infraestrutura decrépita, parada no tempo, um exemplo do atraso e da ineficiência, uma ditadura que mantém a sua população na ilha mediante repressão policial. Somente a ignorância ou a lavagem cerebral poderiam produzir um argumento tão absurdo sobre a maravilhas de um país miserável, arruinado por uma ditadura retrógrada e sanguinária. Só falam bem de Cuba os que não moram em Cuba.

    2. Marcelo Fernandez

      Luiz Felipe Pondé disse que se der comida, casa e hospital, o povo faz qualquer coisa que você pedir. Concorda?

    3. Marcelo Fernandez

      Hã?

    4. Maria

      Celia Vasconcelos a população não tem escolha. Não acredite em tudo que dizem sobre o elevado IDH da população de lá, as necessidades básicas até de alimentação são uma batalha de todo dia, garantida com trabalho, corrupção, prostituição e o que estiver ao alcance de cada um.

    5. Luis Zaneti

      Ainda que isso fosse verdade - não é! -, é de uma canalhice impressionante supor que todos os cidadãos de uma nação estão dispostos a vender sua liberdade por migalhas.

    6. nunes

      Você está completamente equivocada, se fosse verdade o que você disse eles poderiam abrir as fronteiras de Cuba, não abrem porque sabem que a debandada será geral, infelizmente aquilo é uma masmorra e felizmente porque não demora muito mais para os grilhões serem quebrados. Nem quem pudesse viver sobre montanha de ouro gostaria de viver censurado, sem direitos básicos como de ir e vir, política, religião, manifestação, imprensa. Ditadura é regime maldito.

  10. ro

    Fi del Cas tro, Che, Mão, Hi tler, Sta. Lin, Ti to, Pol Pot, Pinochet, etc, etc, etc... Ma ta ram seus povos só pelo poder. Nada mais que assassinos! Deveriam só ser lembrados como tal! Não há heroísmo algum nessa gente!

    Responda
  11. ro

    Fi del Cas tro, Che, Mão, Hi tler, Sta. Lin, Ti to, Pol Pot, Pinochet, etc, etc, etc... Ma ta ram seus povos só pelo poder. Nada mais que assassinos! Deveriam só ser lembrados como tal! Não há heroísmo algum nessa gente!

    Responda
  12. ro

    E ao adotar o programa Mais Médicos, com médicos (escravos) cubanos, o Brasil infelizmente da aval a esse regime totalitário nefasto! Fi del e cia. em um dia apenas, na vila de Santa Clara, as sas si naram mais de trezentas pessoas sem julgamento!!! Como e que pode, hoje no séc. 21, alguém sério defender um assassino???

    Responda
  13. Marcelo Fernandez

    A nossa esquerda "progressista do bem" lê Demétrio Magnoli como "Demétrio Burguês Conservador do Fascismo". Fazer o que? Essa é a nossa América Latina. Triste.

    Responda
  14. JONES

    O mundo inteiro, Demétrio, é um desafio para a direita, incluído você nela. Dê conta, Magnoli, pois até agora nada: o teu capitalismo - com sua democracia - "apenas" aumenta o fosso entre os poucos que tem muito e os muito que tem pouco. E impressiona como Cuba te incomoda tanto. Abraço forte.

    Responda
    1. Maria

      Jones, com todos os problemas o capitalismo está durando muito mais do que qualquer previsão de qualquer líder ou teórico comunista. Isso sem precisar silenciar os que discordam, como você por exemplo.

    2. svarat

      Certamente Cuba incomoda mais aos cubanos do que ao Demétrio.

    3. nunes

      Eu não acredito que você não goste de democracia, então vou te perguntar: você gostaria de ser censurado em tudo? Você gostaria de ser proibido de se manifestar, de ir e vir, de escolher sua religião ou ser ateu, ou de ter opinião política? Você gostaria de ser proibido de ter a diversidade de jornais e revistas como temos no Brasil? Você gostaria de ser impedido de ter um blog na internet como quer a Yoani? Você gostaria de ver um ditador te mandar calar a boca quando você desejar se expressar?

    4. Marcelo Fernandez

      Cuba não me incomoda tanto. O que me faz tremer é ver toda uma esquerda simpática à restrição de pensamento, de expressão, de imprensa, à censura, à "Cuba". Essa esquerda gosta de comer granma. Triste!

  15. svarat

    Que não se espere nada da esquerda com relação a liberdade de imprensa e opinião. Esperar isso é se decepcionar na certa; a esquerda de natureza socialista é autoritária pela própria natureza e incompatível com a liberdade.

    Responda
    1. nunes

      Existem alguns comunas com descaramento pra falar em democracia em comunismo, é uma mentira sem vergonha porque não existe democracia em regime comunista, é ditadura pura e sem qualquer tipo de liberdade, as pessoas se tornam bois de presépio, se tornam zumbis dos comandantes, é crime contra a humanidade. Qual é a palavra que os ditadores comunistas mais odeiam: "liberdade", esta palavra faz os ditadores comunistas arrepiarem, é um vírus perigoso para a saúde dos ditadores.

  16. nunes

    Ditadura comunista esculhamba com tudo por onda passa, é crime contra a humanidade, o regime censura tudo, acaba com os direitos individuais, de liberdade de manifestação, política, religiosa, propriedade, ir e vir, confisca, torna o ser humano um zumbi, tudo pela força de armas de meia dúzia de ditadores, quem duvidar é só ver o que fizeram nos diversos países em que passaram, a covardia que fizeram na Albânia, Hungria, a covardia na Tchecoslováquia em 1968, Cuba atual, Coréia do Norte.

    Responda
    1. Marcelo Fernandez

      É tão claro, nítido, simples, óbvio o que vc fala, que negar se torna um ato de má-fé.

  17. Alberto

    A situação desse país é similar ao da Coréia do Norte, ou seja, vai de mal a pior.

    Responda
  18. celiavasconcelos

    É inegável que Cuba não é uma democracia, o que me intriga é que outros países com restrições democráticas não sejam também alvo constantes de críticas e crítica tão ácidas quanto as feitas ao regime cubano. Talvez seja a típica covardia ou a conveniência econômica. É de se observar também que em termos de direitos sociais Cuba está muito à frente da maioria dos países americanos.

    Responda
    1. celiavasconcelos

      Direitos sociais são direito a educação , a saúde e moradia. Quais países da América Latina oferecem ao conjunto da sua população mais do que Cuba oferece ?

    2. Luis Zaneti

      De que outros países, exatamente, você está falando?

    3. Marcelo Fernandez

      Demétrio foi impedido de falar na Bahia, assim como Yoani Sánchez. Ou não?

    4. svarat

      Que direitos sociais há em Cuba? Só se for o direito de aceitar calado receber um salário miserável de 20 dólares por mês. Dizem que a educação é ótima, mas mesmo que seja, coisa que não acredito, de que adianta educação se não pode ser usada para melhorar a situação econômica e se não há liberdade para ler o que quiser para o enriquecimento intelectual e humano? Não serve para nada.

    5. CALÃ

      É Célia, é notável sua crença sobre o respeito do governo cubano aos direitos dos gays, lésbicas, transsexuais e outrxs. Impressionante a sua afirmação de que "Cuba está muito à frente da maioria dos países americanos". Experimente enviar um de nossos travestis que frequentam a noite nas ruas de São Paulo para fazer o mesmo nas noites de Havana. Veja o que acontece e nos conta depois nesse mesmo espaço da Folha de São Paulo.

    6. MANOELITO

      É preciso que a Célia defina o que ela entende por direitos sociais. No conjunto de benefícios que exprimem os direitos sociais Cuba pode apresentar-se melhor do que em poucos países da América do Sul apenas em educação e saúde, assim mesmo resultante de uma população pequena e de salários ínfimos pagos pelo governo. Em compensação, outros direitos sociais, como liberdade, consumo, informação e outros inerentes à economia capitalista, não são permitidos em Cuba.