Educação > Dizer que ensino depende só de dinheiro é uma desculpa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Brasil precisa parar de fechar os olhos para a péssima qualidade do ensino público. Um exemplo disso é a progressão continuada. Um absurdo. E tudo isso para constar nos relatórios que o Brasil erradicou o analfabetismo. 60% da nossa população é analfabeta funcional, porém todos com diploma do ensino médio. Como foi dito na entrevista, a qualidade da gestão das escolas é ruim. Os responsáveis não tem atitudes para que o ensino melhore. Estão sempre reclamando. Falta eficiência no magistério.
Fala-se muito em qualidade de gestão, mas esquecem-se das indicações que são feitas para as chefias de departamentos nas universidades públicas(chão da fábrica para os interessados em se tornar reitores) e direção das escolas públicas nos três nÃveis. Tanto os Colégios Militares quanto o Colégio Pedro II e outras instituições estão sendo destruÃdos com professores fracos. Como poderia funcionar alguma coisa administrada com esta lógica ?
Demissão de incompetentes é uma das medidas necessárias e acredito que será a única não implementada. Qualquer iniciativa governamental que empregar demissão de professores ruins gerará reação corporativista imediata. Na melhor das hipóteses inventarão um curso mequetrefe para "capacitação" e de novo só veremos um verniz em móvel velho.
No Brasil precisa-se de competência entre muitas outras coisas. Qualquer profissional que não consegue se sair bem acaba "se tornando" professor. Estive no sistema e sei do que estou falando: falta competência operacional e gerencial. Precisa-se também mudar a cultura do povo para que valorize o saber escolar, o qual tem sido vulgarizado pelas famÃlias com menor ou nenhuma escolarização.
É duro quando precisa vir um cara dos EUA dizer o que nós pobres reacionários brancos de direita dizemos todos os dias: premiar o mérito, disciplinar os alunos, cobrar resultados, punir os incompetentes...mas vai falar isso aqui: você é fax cista, defensor de uma escola que aliena, que ensina cidadania, direitos humanos e essas tÃpicas besteiras paulo freirianas.
Paulofreirianas e "piagetianas". Piaget é outro que ninguém conhece no exterior e aqui é endeusado.
Há uma cultura entre muitos jovens brasileiros da atualidade que estudar é perda de tempo. Isto também colabora para o baixo nÃvel educacional do povo...
Responsabilizo muito a decadência da Educação do povo brasileiro à instituição do reg.im.e m.ilita.r, em 1964. De lá prá cá o B.ra.sil ficou menos educado...
Meus primos estudavam no melhor/mais caro colégio particular da cidade do R..io , à rua São Clemente. Eu estudava num bom colégio particular, porém situado no Meier, subúrbio do R.i.o .Ambos os colégios ainda existem . Meus conhecimentos nunca foram inferiores aos deles. Estudar num colégio caro nem sempre é sinônimo de melhor aprendizagem...
Concordo com o Pedro Volpe. Educação básica é imperativa. Depois do básico, deve-se focar em quem gosta de estudar. É perda de tempo universalizar a educação superior, por exemplo. Facilita-se o acesso e o ônus é a óbvia queda de qualidade. Melhor termos 50 engenheiros bons do que 5000 ruins.
Eu concordo com você, talvez um dos problemas da educação é essa utopia de querer transformar 100% dos alunos em intelectuais. Eu estudei numa escola pública que não era nada demais, na minha classe havia os que gostavam de estudar e tiravam boas notas e os que não gostavam, e não creio que exista uma razão especial para isso, é da natureza das pessoas. Muitas delas não nasceram pra estudar.
Para mostrar um exemplo, Minas teve mais de 80 mil servidores da educação efetivados sem concurso. Muitos em área diferente da sua formação. Foram necessários sete anos para o STF considerar isso inconstitucional. Enquanto isso, artistas globais faziam propaganda da excelência da educação mineira.
Tá certo, nem tudo depende de dinheiro, mas tambémde competência. Competência se consegue contratando bons profissionais, o que depende de dinheiro. Mas como sempre os comentários irão no sentido de culpar o funcionalismo público.
Faça aqui no Brasil, o que você fez nos E.U.A. e veja o que acontece... greves, tumultos, sindicatos corruptos infernizando sua vida... pensa que brasileiro é como o americano que pensa em um futuro melhor?? o brasileiro "vive o hoje", como diz o ditado... o amanhã, a Deus pertence... As coisas são muito diferentes...
Essas medidas são quase impossÃveis de serem aplicadas no Brasil....os sindicatos aqui tem poder demais... Produtividade? Meritocracia? Resultados? Isso não faz parte do dicionário vermelho. Aqui tudo é na base da greve, greve, greve.
Enquanto mudanças educacionais forem polÃticas que só durem por secretários ou partidárias vai ser assim, precisamos de mudanças pedagógicas não polÃticas, as idéias de mudanças só acontecem por pessoas que não entram nas salas de aulas, e esparram nas mesas dos professores sem opinião de ninguém, é lógico que não daria certo.
Os três males da Educação Pública: politicagem, utopia, e estabilidade. Sem eliminá-los, jamais evoluiremos. Há problemas com salários, condições de trabalho, segurança, infraestrutura, mas os três primeiros são os entraves.
Dizer que ensino depende só de dinheiro é burrice. No nosso caso falta qualidade de gestão em todos os nÃveis.
O maior desafio que o Brasil precisa vencer e a facilidade que a corrupção encontra e a incompetência mesmo. Esses 2 alicerces sustentam a maquina publica ineficaz. Porque dinheiro tem, tanto e que o governo se meteu a bancar um enxoval milionário da FIFA e muito bem sim senhor, ate com direito a multa e isenção de imposto de renda. Nos, o povo (os que trabalham, porque muitos vivem encostados em nos), pagamos essa conta estúpida.
a verba do carnaval ?
Ele fez exatamente o oposto do que acontece aqui e por isso deu tão certo. No Brasil, os recursos onde são mais necessários são desviados para a cada vez mais inchada máquina pública.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Dizer que ensino depende só de dinheiro é uma desculpa Voltar
Comente este texto