Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Cláudio

    As vezes tenho a impressão que ciências humanas estão defasadas. Os jovens de hoje se debandam em massa para exatas, biológicas e tecnologias. Precisa-se resgatar o valor das disciplinas clássicas como coadjuvante na formação humana.

    Responda
  2. AA

    Não precisamos do Pisa para sabermos q a instrução no Brasil é péssima, basta ver um discurso da presidenta da Petrobras e ouvirmos coisas como "mais tamem" para concluirmos q a coisa está feia. No último Pisa a "culta" França ficou em 25o., o "progressista" EUA ficou em 35o. e o exemplo de "bem estar social", a Suécia, ficou em 38o., e os primeiros foram todos orientais, por isso a gritaria. Como pode? Nós, os "intelectuais progressistas" do ocidente tirarmos essas notas? Vamos mudar isso!

    Responda
  3. Haydn

    Linguagem e matemática formam, sem dúvida, o básico da educação, desde o primário. Penso que faltam noções de filosofia, pois esta ensina a pensar. Ora, quem não domina sequer o básico, e não é pouca gente, mesmo pós-graduados, passa a desenvolver, com frequência, a empulhação em áreas como, artes, ciências sociais, humanas, tal como em outras ditas exatas. Ciências humanas, sociais, políticas e artísticas dependem, fundamente, de raciocínio, introspecção e comunicação para sua plenitude.

    Responda