Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. AA

    Como seguidor de Marx o francês teria por obrigação de fazer as mesmas falcatruas feitas no livro original, a "obra prima' O Capital, que é recheado de erros e falsificações, até discursos do ministro das finanças inglês Marx adulterou, então, se o Financial procurar mais vai achar muito mais erros e adulterações! É um livro para quem faz questão de ser iludido.

    Responda
    1. AA

      Desigualdade é algo fácil de entender, livro grosso serve só para engambelar inocentes - ahh os capitalistas são culpados pela desigualdade! Ignorantes, desde o Egito dos faraós, Roma, feudalismo, mercantilismo - a humanidade toda era miserável! Só a Revolução Industrial e o Liberalismo inglês tiraram muitas nações da miséria. Desigualdade existe pq só existe um Cristiano Ronaldo, um só Messi, só um Bill Gates, simples assim, e tb pq existe gente q ñ gosta de trabalhar e outros q trabalham muito

  2. svarat

    Boa pergunta, por que se preocupar tanto com a desigualdade ao invés de focar em políticas que melhorem a renda e a qualidade vida das classes mais baixas, como produtividade da economia e educação. Me parece que, mais do que uma questão econômica, é uma questão de "moral socialista". O próprio Piketty admite no livro que a taxação de altas rendas e salários não aportaria muito em impostos. O que se percebe é um ódio à riqueza, à propriedade e a privacidade financeira.

    Responda
    1. svarat

      Ricos são independentes, não precisam do Estado, e é isso que exaspera a esquerda. Socialistas não podem suportar a independência e a autodeterminação do indivíduo, acham que todos devem se subordinar ao Estado, à engenharia social do Estado, e viverem da maneira e com a renda que o Estado permite. Estado controlado por eles lógico. porque não conheço socialista que se veja como dirigido, todos sonham em ser dirigentes, guias geniais do povo e nunca o povo

  3. jotaefe

    Concordo que uma desigualdade socialmente aceitável funcione como motor da economia. Por desigualdade socialmente aceitável, entenda-se que todos tenham o mesmo "Vo" para que capacidade intelectual e esforço pessoal sejam fatores de estímulo a uma posição diferenciada no cenário sócio-econômico. Gostei do texto, espero poder adquirir a obra.

    Responda
  4. Richard Wakefield

    Infelizmente, a "vontade de acreditar" do Hélio perturba sua capacidade de análise.

    Responda
    1. MANOELITO

      Discutir se a desigualdade é o grande mal é uma besteira, na verdade o que interessa é reduzir ou acabar com a miséria. A desigualdade com riqueza é própria dos regimes capitalistas, assim como a igualdade com pobreza é própria dos regimes comunistas ou socialistas, como gostem de chamar. A pergunta é simples: o que preferem a desigualdade dos EEUU ou a igualdade de Cuba. A escolha é sua.

  5. Biotherm Homme

    Belo artigo.

    Responda