Educação > Curso técnico federal tem desistência de 1 milhão de alunos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rã Cinza

    Independente do curso, o que SEMPRE dificulta é a defici6encia indiscutível na formação dos alunos. Além disto, cabe dizer que o sistema de cotas falha neste aspecto também, pois para piorar tudo, sem base não há como entender que universidade exige do aluno estudar para saber e não para passar no vestibular. Universidade exige raciocínio lógico para resolver questões simples e a falta de raciocínio endêmica + falta de outros elementos para a formação de cada indivíduo leva aos fiascos de hoje.

    Responda
  2. dimi

    e povo pra reclamar de tudo,se faz não presta ,se não faz fala que governo não oferece nada,meu caro, isso é aluno ruim que não tem base no ensino fundamental.precisa olhar as escolas estaduais de base que são uma porcaria,alo governadores!!!!!

    Responda
  3. douaizeit

    Aqui em Minas o pronatec é oferecido nas melhores escolas técnicas e de formação, mas brasileiro não gosta de estudar. Só quer ficar a toa, não estudar e ganhar muito. E depois fica culpando o governo. O pronatec é um ótimo programa de formação profissional, mas o brasileiro que é burro e ignorante. Não gosta de estudar, quer ganhar muito e falar mal do governo. Não vê que o único culpado dos problemas dele é ele mesmo.

    Responda
  4. ISAC

    Waner !!! Apenas relatei o que vi ... e provo. Porém se isso não te agradou paciência.Quanto ao fato de se eleitoreiro. É sim ... E como cidadão em dia com meu impostos e deveres estou no direito de reclamar quantas vezes quiser.

    Responda
  5. culhao

    UOL voces merecem a medalha dos lanternas da internet . Primeiro pela antipatia , segundo pelo atraso technologico . Voces demorem meia hora para publicar um comentario . Faltam muitos atrativos . Seguem os exemplos do estadão , da exame , da Veja ...... Boas inspirações .

    Responda
  6. culhao

    UOL voces merecem a medalha dos lanternas da internet . Primeiro pela antipatia , segundo pelo atraso technologico . Voces demorem meia hora para publicar um comentario . Faltam muitos atrativos . Seguem os exemplos do estadão , da exame , da Veja ...... Boas inspirações .Assina a folha quem quer perder tempo .

    Responda
  7. CIDADÃ O

    Antes de comentarem qualquer coisa, pesquisem os cursos oferecidos. Não profissionalizam ninguém. Word dá emprego pra alguém?

    Responda
  8. Waner

    Quando querem falar ne ga tivamente sempre mostram os problemas. Frisam os erros, mesmo que os acertos sejam muito maiores. Parabéns ao Estado por este programa, que pé um verdadeiro passo para melhorar o desenvolvimento do país.

    Responda
  9. Come Pig

    O problema é que as pessoas não querem estudar e ter uma qualificação pra melhorar suas chances no mercado de trabalho, querem apenas criticar por criticar mas esquecem de viverem suas próprias vidas ou então querem voltar ao tempo do governo tu cano e passarem 8 anos sem aumento de salario e ganhando 80 dólares por mês

    Responda
  10. zenelson

    Mentiras e mais mentiras . Tudo pago pelo nosso suado trabalho. Esse governo tem de ir todos, mas todos mesmos para a cadeia, não só a cúpula.

    Responda
  11. wal

    Parece que o intuito desta noticia é eleitoreiro pois gostaria de saber em qual curso não tem desistencia seja qual for e em que nivel for rsrsrs

    Responda
  12. Avô Irado

    Essas propagandas mentirosas do Governo é só para enganar o eleitor, nós precisamos acabar com essa maracutaia.

    Responda
  13. xilofone

    Senhores, boas! "Formar", qualquer aluno se "forma", mas qual é a qualidade destes estudantes, em termos de aprendizado? Estão realmente preparados ou apenas frequentavam o curso pela grana que receberiam no final do mês, vale transporte e lanche? Que tal uma reportagem para se saber o quanto rala um professor em sala de aula, com esse alunos, que em sua maioria estão alí por que "a mãe mandou", para "achar namorada (o)", para "poder comprar um celular novo", etc? Eli Campos Perez

    Responda
  14. Rikkardo

    Cursos técnicos exigem na maioria deles matemática e física, por isso desistem. Fiz curso técnico na década de 1980, entrei numa estatal e já me aposentei graças a um curso técnico. O que é fácil não tem valor.

    Responda
  15. mario

    A única grande obra do PT, foi em cuba.

    Responda
  16. Nepente

    Melhor desistir do que aprovação automática. Já pensou que suspeito se fosse 100% de aprovados? É cada uma...

    Responda
  17. Zé

    Os indices estão dentro da média da realidade educacional brasileira. O problema está na política de ensino no Brasil , deteriorada desde os tempos da ditadura militar..

    Responda
  18. GaloGalo

    A política assistencial eleitoreira só serve mesmo para jogar o dinheiro dos "pagadores de impostos" na lata de lixo.

    Responda
  19. Binho

    Mas não é o que a Dilma fala!!!!!!!!!

    Responda
  20. Didif

    Essa desistência mostra que dificilmente vai deslanchar, pois mão de obra técnica é essencial para o desenvolvimento de um país. As constantes trocas de Ministro da Educação nã está apresentando resultado, vale lembrar que os jovens deveriam estar preparados para a missão de oferecer mão de obra técnica para a Nação brasileira, se continuar desse jeito o Brasil vai continuar patinado e não vai chegar à lugar nenhum.

    Responda
  21. ISAC

    Fazia técnico em mecãnica indústrial e abandonei tamanha era a bagunça e falta de compromisso de muito professores. Cheguei a fazer um registro na ouvidoria do senai mais de nada adiantou. Os profissionais que vi lá sendo formados não estão qualificados nem para cavar buracos. Muitos ainda ficaram por conta de uma miséra bolsa auxilio de cem reais aproxidamente. Esse programa e puramente eleitoreiro. Mais não é assim que o brasieliro gosta ? Que assim seja. Finge que ensina e finge que aprende.

    Responda
    1. Waner

      Continue a recla mar. Deveria dar mais dados aqui. Não concordo que seja um programa eleitoreiro. Eleitoreira está sendo o seu comentário

  22. edsm

    Mais um bolsa família, assistencialismo pro povo, em que só se visa dinheiro de imediato sem solução definitiva, como no caso do recebimento do seguro desemprego imposto a se fazer esse curso. Essa é a bandeira do governo, criticada pelo mundo todo e por muitos nobéis de economia. Mas como o imperador mor deste governo é nobel em "sabe tudo", chegamos a este ponto de gastos públicos jogados no lixo e impostos suíços do bolso do povo, faltando na saúde e nas escolas públicas.

    Responda
  23. DAGÔPIRITUBA

    Atrelar o recebimento do seguro-desemprego à exigência de estar matriculado no pronatec é um tremendo erro de direcionamento do programa. O trabalhador que já tem direcionamento profissional dificilmente troca e faz a matricula apenas para receber o seguro-desemprego, depois de cadastrado desiste do curso e pronto. Mais uma iniciativa da Sra. Dilma que vai pelo ralo.

    Responda
  24. Vingador

    Fiz curso pelo pronatec no Senai e a maioria dos alunos que desistiram foi por terem arrumado emprego, o curso era a tarde. Deveria haver mais cursos a noite ou a possibilidade de mudar o horário. A carga horária mínima do pronatec são 160 hs, sendo que a maioria dos cursos do Senai de formação continuada tem carga menor, o curso acaba enchendo linguiça e desmotivando alguns alunos. Poderiam diminuir a carga horária ou oferecerem 2 certificados. O propósito é excelente.

    Responda
  25. hs

    No estado de Sergipe o pronatec só serve como cabide de emprego e um meio para o desvio de verba.

    Responda
    1. culhao

      UOL voces merecem a medalha dos lanternas da internet . Primeiro pela antipatia , segundo pelo atraso technologico . Voces demorem meia hora para publicar um comentario . Faltam muitos atrativos . Seguem os exemplos do estadão , da exame , da Veja ...... Boas inspirações .

    2. culhao

      O Site da uol e o pior site da internet . Pretencioso , não facilita nada para ninguém . Tem muito que aprender com estadão , examen , veja .... mais muito mesmo : civilidade ........

  26. Dewey

    As desistências fazem parte da rotina do ensino em qualquer lugar. Nos Estados Unidos, a incidência é de 36% (Education Week, Children Trends Database) dos alunos matriculados e ocorre quase sempre no nono ano do colegial. Cerca de 1,6 milhão de estudantes não completaram o ano letivo em 2012. Segundo dados do Censo Escolar, o abandono ocorreu tanto nas salas de aula do ensino fundamental, quanto do ensino médio.

    Responda
  27. jotaefe

    O governo paga à instituição um valor hora/aula por aluno;então se trata de ensino em escola privada.Interessante a ideia de aliar o seguro-desemprego à matrícula no Pronatec.Provavelmente a causa principal das desistências sejam as deficiências crônicas do ensino fundamental,os primeiros anos do curso básico - de responsabilidade de estados e municípios - que o estudante carrega por toda a vida,aliada a desigualdade social. Um círculo vicioso,difícil de quebrar sem a conscientização do aluno.

    Responda
  28. Dilson

    Mais uma notícia tendenciosa! Desistência de 1 milhão ou de 13% dos alunos de escolas profissionalizantes? Na Universidades, sejam publicas ou particulares, as desistencias vão de 30 a 40%! Os motivos das desistencias são vários, desde a constatação de que "não era bem isso que eu queria" até os custos para a família, que foram mais do que o previsto. O importante é que 87% (oito milhões) dos alunos continuam estudando!

    Responda
  29. SP30

    Quantidade não é qualidade. Os jovens percebem isso e pulam fora. Esse é o problema do governo federal, números não impressionam mais: milhares de casas entregues já com problemas estruturais, centenas de novas faculdades fajutas, milhares de novos médicos sem diploma, poucas rodovias entregues e todas de péssima qualidade..... só não falta dinheiro pra construir estádios (que também já estão cheios de remendos e literalmente caindo sobre os torcedores).

    Responda
    1. celidonha

      Estamos vivendo a era do caos na Educação, primeiro os professores dizem mal pagos e entram em greve, prejudicando a classe menos favorecida, quem pode pagar escola particular para seus filhos ou netos, quem não pode e depende do governo fica nessa pelenga, governo finge que paga bem, professor finge que ensina bem, ficamos bem abaixo na educação para países ditos pobres. Agora o governo vem obrigar as pessoas que solicitam o seguro desemprego a fazer cursos direcionados por ele.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.