Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Fernandez

    Se gritar "pega invejoso!" num centro de ciências sociais ou de humanas, não fica um, meu irmão.

    Responda
  2. AA

    Literatura é apenas uma narrativa, opiniões e ideias do autor. Um fato histórico ñ precisa de narrativa literária e muito menos de "interpretação" ideológico - existe por si mesmo. Por exemplo: A vitória de Roma sobre Cartago; a vitória de Roma sobre o Egito de Cleópatra; a queda do império romano diante dos bárbaros, o rompimento de Henrique VIII com o Papa, a chegada de Colombo as Américas, a derrota de Napoleão em Waterloo, tais fatos aconteceram e ñ precisam de "interpretação".

    Responda
    1. AA

      No Brasil, e no mundo ocidental todo, no EUA, desde o pós guerra, o ensino de História passou a ser a nojenta doutrinação marxista em sala de aula em cima das crianças e jovens. Não só História, Sociologia tb, só "ensinam" a "sociologia" marxista, Filosofia, Geografia (vide a "musa" chilena), Pedagogia, Artes, Direito, enfim, toda a área de humanas foi tomada pelos "intelectuais" marxistas com o insano desejo de "transformar" o senso comum da sociedade ocidental por ñ ter aceitado o marxismo.

  3. Déjà vu

    "Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim" - Millôr Fernandes

    Responda
  4. Déjà vu

    "O capitalismo é a exploração do homem pelo homem. O socialismo é o contrário". - Millôr Fernandes

    Responda
  5. Herdf

    Os absurdos dos regimes burocráticos, os quais se denominam socialistas mas querem mesmo é perpetuar o poder da burocracia, são conhecidos. O autor é mais um a fazer de conta de que não existem socialistas que defendem um regime diferente daquele. As mazelas apontadas existem, mas dizer que a medicina cubana não presta ao contrário do que diz a OMS? o autor é especialista no assunto?

    Responda
  6. Biotherm Homme

    Cuba é um parque temático pré-histórico.

    Responda
    1. pedro volpe

      O que nós temos que nos impede de passar fome? Empregos. E pq temos empregos? porque existe atividade econômica aqui, porque há respeito as regras de mercado, há segurança jurídica e há paz. Como vai existir ativ econômica em países que vivem em guerra, 90% das pessoas é analfabeta, tem aids e não existe segurança jurídica, respeito a propriedade e aos contratos? O problema da África não é o capitalismo, mas a falta dele.

    2. Biotherm Homme

      Não sei a solução que os "caras da direita" teriam, mas a desqualificação da população está com certeza no cerne dos problemas que esses países enfrentam. Portanto, permita-me: fazem*, críticas*, têm*.