Hélio Schwartsman > De reis e rainhas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
As dúvidas do Schwartsman proveem de uma visão impregnada de ideias preconcebidas e difundidas quase por osmose. Na verdade, são irrisórios os valores dispendidos por qualquer paÃs com seus monarcas se comparados com os valores gastos nos cartões corporativos e licitações de alimentos, de manutenção e de consumÃveis da nossa Presidência da República. Além disso, um povo tem em seu Rei a lembrança de quem ele é, suas raÃzes e sua identidade. Por fim, República não é upgrade de Monarquia.
Salve a República!
Nós também temos nossos reis e rainhas, e ainda reconhecemos a legitimidade de dinastias e clãs.
Apenas mais um exemplo do curioso modo de pensar do 'dr Hélio'' -- ou da maneira como ele distorce os fatos. Ao invés de se perguntar honestamente o que pode levar populações cultas e educadas, de alguns dos paÃses mais prósperos do mundo, a favorecerem um regime monárquico, ele faz demagogia e fala de propaganda milenar! O 'dr Hélio' não quer entender que tais regimes dão um dos elementos mais prezados pelos homens: estabilidade em meio ao caos das rápidas mudanças da modernidade.
Por que será q os mais adiantados mantém a monarquia parlamentarista e os mais atrasados se livraram dela? A América Latina inteira ñ tem monarquia e continua atrasada e pobre, o q adiantou? Quem será q está sendo b u r r o nisso? Fica muito mais barato, mais muuuuito mesmo, ter apenas um monarca governando uma nação q uma multidão de incompetentes e irresponsáveis em "3 poderes". Muita gente com a cabeça dominada pela ideologia do "ódio aos ricos" ñ consegue entender essa lógica simples.
Ray: A nossa "irmã" do norte teve a sorte de manter as tradições inglesas e irlandesas, q para desgraças deles, agora vão perder com a chegada dos progressistas ao poder.
Ray: Qto a nossa pobre América ... latina, sinceramente ñ sou otimista, qto a trabalhar, com certeza vou trabalhar como sempre trabalhei, pois se for acreditar nos destinos da AL para viver bem vou ter q esperar muito! Qto a cidadãos livres, a Inglaterra tem reis e rainhas e tem os cidadãos mais livres do mundo enquanto q dezenas de nações q ñ os tem, tem milhões de pessoas não cidadãs.
Ray, ñ defendo monarquia, alias, ñ defendo nada, o meu comentário está no contexto do artigo, por isso perguntei: os avançados seriam b u r r o s? E os latinos seriam inteligentes? E depois eu disse uma coisa lógica, matemática até, um governo de um monarca sai muito mais barato para a população, e claro, em uma monarquia existe judiciário, legislativo e Gabinete.
Concordo plenamente. Na Rússia imperial os czares se consideravam 'autocratas' de todas as Russias. E o último deles (Nicolau II) se recusou a fazer uma carta mais democrática dizendo que não poderia ter a seu lado na condução do paÃs um plebeu qualquer. Morreu fuzilado juntamente com mulher e filhos pouco tempo depois. Mas os monarcas das nações mais civilizadas souberam se manter no poder, mesmo sem mandar em nada, modernizando seus Estados e tornando-se monarcas constitucionais.....
Não fale de Nicolau II antes de saber que o czar Alexandre II queria modernizar seu paÃs ruralÃssimo e feudal (inclusive deu fim a Servidão e deu autonomia ao povo da Sérvia). Alexandre II da Rússia foi mort.o por conspiradores e por causa disso, a coisa enrijeceu naquele paÃs.
Talvez haja uma necessidade psicológica histórica desses povos de terem essas figuras anacrônicas em seus cenários. São os contos de fadas de ontem ditando costumes até hoje.
O povo sempre segue o exemplo que vem de cima! Não há reis mal educados ou que limpam os cofres da saúde, educação e segurança. Precisam se orgulhar da (boa) situação dos súditos.
Um rei numa democracia moderna diga-se parlamentarista é uma grande idéia um rei não é votado não tem ambições politicas pois já é rei é preparado desde de criança para representar o pais, os europeus sabem o que fazem, o nazismo só teve vez na alemanha após a derrubada da monarquia
Eu admiro o povo, a nação que acolhe o novo sem, no entanto, desprezar a tradição que faz parte de sua história. O Brasil não tem memória. O Brasil não tem identidade. Bem... Talvez seja essa nossa identidade. Tudo seria muito melhor se nós reconhecêssemos o valor dos homens de cada geração, compreendendo que dentro de suas realidades, buscaram o que consideravam o melhor. Enquanto estivermos imbuÃdos do objetivo de buscar seus erros, perderemos a oportunidade de ver o que deixaram de bom.
Viva a Monarquia...Pior é certo paÃs da América Latina que trata determinados polÃticos como se fosse sangue azul. O que se gasta na República é Ãnfimo com o que se gasta na Monarquia...
No Brasil não temos Reis e Rainhas, mas os brasileiros trabalham 6 meses por ano para sustentar uma estrutura corrupta e ineficiente e que em alguns cargos a sucessão é de pai para filho por várias gerações.
Penso que a monarquia deva ser analisada não sob o viés de uma famÃlia e sim de uma instituição. Serve à mediação entre o povo e seus governantes, incutindo no inconsciente coletivo sentimentos de união e continuidade indiferentes aos caprichos partidários, embora com pouco poder decisório. Suspeito que seus custos sejam similares aos de uma república e o fato das europeias representarem nações prósperas milita a favor desta forma de governo. Montesquieu as defendia: a ele remeto.
Quem nasce no brasil é porque tem karma polÃtico pra pagar; pior é ter que ver e ouvir na imprensa marrom nacional essas "xurumelas".
Deve-se inverter o pensamento: será coincidência que as mais avançadas sociedades sejam monarquias? Ou o excelente articulista (bom mesmo ,um articulista diferente na abordagem) acredita que a maioria é sempre sábia e a tradição acumulada nada vale? Nada mais natural que ao Reino Unido seja uma monarquia .Tradição acumulada e testada , quando exitosa, mantém-se.Quanto ao "estatuto jurÃdico diferente dos demais cidadãos" , isto não ocorre no Brasil? Aqui há uma casta de inimputáveis.
Melhor gastar com apenas uma famÃlia real do que com dezenas de famÃlias de corruptos. Tenho certeza que o nosso prejuÃzo é muito maior... E a propósito, por que será que eles são alguns dos mais prósperos do mundo?
Esclarecendo para os negativistas: Não sou monarquista mas ainda assim prefiro uma só famÃlia real à várias famÃlias "reais" corruptas...
A monarquia está presente nos povos mais civilizados do mundo. O que me espanta mesmo, na Espanha, é que o dito povo "tão evoluÃdo" ainda mantenha as touradas como esporte nacional...
Está enganado. A monarquia funciona como uma âncora a sinalizar que os polÃticos não são os reis do pedaço e que nem pode ter regalias de rei. Aqui no Brasil, polÃtico eleito, de cidades, estado e governo federal, pensa que é rei, gasta como rei e tem regalias de rei. Joaquim Nabuco estava certo, uma monarquia parlamentarista seria bem melhor para o Brasil.
Aqui no Brasil temos alguns reis: Pelé, Roberto Carlos, Xuxa (rainha dos baixinhos) e temos dois ex-presidentes que pensam e acreditam firmemente que são deuses. Nem precisava dizer os nomes, mas vá lá: FHC e Lula. Será que estou enganado?
Infelizmente república não é sinal de igualdade e nem de imunidade à corrupção. Quero acreditar que a corrupção existe em maior escala nas repúblicas e em escala ainda maior nas republiquetas das bananas....
Rei ou rainha estariamos sustendo UM e não Quinhentos (deputados/senadores)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > De reis e rainhas Voltar
Comente este texto