Hélio Schwartsman > Gastos temerários Voltar
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De verdade, de verdade, falta educação informal, aquela que vem com o bom senso, praticada por cidadãos como: cordialidade, respeito por si e pelo outro, cadê a elegância? Mas, nada nos inspira a sermos elegantes, numa nave conduzida por aloprados que falam mal dos que cresceram e a inveja é tamanha que precisam "meter a mão" para serem bem posicionados.???...
Achei muito importante dizer que um projeto, um planejamento, uma organização, pois me parecem sempre medidas "apaga-incêndio". Tudo afobado, nada concretizado, balbúrdia e nessa baderna, propÃcia a sumirem coisas, é claro que será mais oneroso, enfim, Hélio, gostei. Simples e claro.
No Brasil, 11% da população entre 25 e 64 anos tem ensino superior, A Organização para a Cooperação e desenvolvimento Econômico recomenda em torno de 30% como um nÃvel adequado. (Dados de 2013).
Matéria mal elaborada. Claro que a eficiência dos gastos com educação e condição essencial para se atingir educação pública de qualidade. Agora, dizer prematuramente que 10% do PIB e muito, comparativamente, aos gastos médios com educação nos paÃses desenvolvidos, sem uma análise da realidade, principalmente, da organização educacional desses paÃses, e querer ser do contra, no mÃnimo.
Quem acredita nesses 10%? Os primeiros R$15 bilhões daquele leilão do campo de Libra, do pre-sal, já não foram todos desviados para o caixa do governo e ajudar no superávit primário? puro enrolation.
Continuando, temos que empreender um esforço muito grande ainda em instalações fÃsicas adequadas para uma parte significativa de nossas escolas. Precisamos valorizar financeira e socialmente os professores, principal insumo da educação. E mesmo essa valorização deverá demorar a repercutir na qualidade , até que estudantes de melhor desempenho se sintam motivados e procurem as carreiras ligadas ao magistério. Hoje vão para a carreira, normalmente, aqueles de pior desempenho.
Olha, se estamos sempre dizemos que estamos assim ou assado por baixo Ãndice de escolaridade e ,em algum momento queremos superar esse quadro é normal pensarmos que teremos que gastar por algum tempo mais do que aqueles que já estão mais bem posicionados. Com relação a buscar planejar eficientemente para depois investir, se não tem a possibilidade de investimento garantido par que planejar?
Minha querida, planejar para que ? ...Bem se vc não sabe, então não adianta explicar.
Perfeito, tudo funciona assim, primeiro devemos arrumar a casa e só depois investir, pois senão corremos o risco de todo investimento ir para o ralo.
A desculpa para nunca fazer nada socialmente adequado é sempre essa. Antigamente a desculpa era que primeiro o bolo crescer para depois dividir.
O articulista desta vez fez uma coluna no modo" eu acho, porque eu acho, porque eu acho. Sistema de educação disfuncional se resolve com investimento bem dirigido, é claro, mas é preciso, mesmo que por médios perÃodos investir muito, para fazer o "catch up". Não chegamos nisto, nem estamos perto na verdade. Para quem tem nÃvel superior e Doutorado, é pediatra e ensina, como eu, 10% parece pouco, haja visto a crise financeira das universidades estaduais de São Paulo, que precisam de dinheiro.
DR. Doutorado...haja vistaaaa
A má qualidade da educação no Brasil ñ é devido a falta de dinheiro... o problema é a má qualidade dos professores - especialmente na área de humanos onde o conhecimento da matéria é zero e o "conhecimento" de crÃtica marxista é o único "conhecimento". Os q falam sobre educação deveriam ter o bom senso de ir averiguar o q está acontecendo em sala de aula... e fácil de conferir isso! Existem milhares de vÃdeos feitos em salas de aula pelos próprios alunos para mostrar as palhaçadas acontecem.
Para Célia...Enfim...tá todo mundo sem classe, sem educação e sem vergonha na cara, quem será que os inspiram
O enxague cerebral andou pelo professorado...dá medo.
professor é avesso a avaliação e a polÃticas que valorizem o mérito, são todos coletivistas e sabe porque? porque são ruins e sabem disso, são acomodados, não gostam de trabalhar e pra uma pessoa com esse perfil se esconder atrás de ideologias coletivistas é a forma mais fácil de esconder a própria incompetência.
Seu raciocÃnio é próprio de quem não tem nenhuma capacidade analÃtica. Temos os professores que temos pelo salário que pagamos e pelas condições de trabalho que oferecemos. Enquanto a carreira for a falta de opção e não a opção viveremos esse quadro. Olha é quem está em sala hoje,por muitos motivos, é quase um palhaço mesmo..
Conjunção de fatores. A falta de dinheiro afasta bons profissionais da atividade, e desorganiza o sistema. Mesmo investindo por 10 anos e talvez 30, na melhor das hipóteses teremos que ter alguns ciclos de renovação de profissionais e instalações, bem como na mudança de comportamento de alunos e famÃlias só para não ficar atrás de paÃses médios. Coisa para longo prazo e gente competente. Mas vai custar caro sim!!
Ver os vÃdeos feitos pelos alunos dentro da sala de aula é uma experiência chocante... ñ parecem professores! Parecem loucos, palhaços, tem os q tiram a roupa na frente dos alunos e começam a rebolar de forma indecente, outros ñ param de falar mal do EUA a aula toda, é uma loucura. Quem quiser ver uma coleção desses vÃdeos pode pesquisar na Internet por "Qual a causa do péssimo ensino no Brasil ?".
10% do PIB não seria muito, seria adequado. Eu digo "seria" porque eu sei que isso jamais se realizará no governo peteba.
É duro dizer.... Mas concordo totalmente contigo!
DeverÃamos também abandonar essa panaceia de universidade para todos. Universidades devem ser apenas para formar a elite intelectual do paÃs e não para dar diploma de administração de empresas para auxiliares de escritório...um eletricista, um mecânico, um técnico em informática e um técnico em edificações, são muito mais valiosos do que centenas desses diplomados que não servem para nada.
entre 30-40% da população desses paÃses. mas compare o nÃvel da educação...um diploma pode cair bem nas estatÃsticas, mas boa parte dos universitários brasileiros são amebas verdadeiramente inúteis quando o quesito é produtividade. Um paÃs como o Brasil precisa é formar marceneiros, torneiros, eletricistas, mecânicos e técnicos eficientes, profissões com alto Ãndice de empregabilidade, precisamos mais de padeiros do que de estudantes desocupados de filosofia fazendo protesto na rua.
Qual o percentual de pessoas com curso superior nesses paÃses ? Depois que o percentual do Brasil se igualar a eles, poderemos discutir se aumentamos o incentivo ao ensino superior ou não. E um outro detalhe, o aumento dos recursos não significa que o destinado ao ensino superior tem que seguir o aumento da disponibilidade .
Nem nos EUA todos fazem universidade, Nos paÃses escandinavos, a maioria faz cursos técnicos e trabalha cedo. O que é preciso é educação de qualidade, seja ela fundamental, técnica ou superior. A elite de pensadores de um paÃs se encontra na pós graduação acadêmica e/ou empresas de ponta em suas áreas.
,,,os filtros verticais por onde circulam as verbas devem ser depurados, inclui, também, a responsabilização/penalização dos não cumprimentos de metas. É fundamental considerar as resistências e permanências como obstáculo de implantação de "coisas novas" no setor educacional.
Logo irão começar as gambiarras, cidades vão colocar dezenas de gastos de outras esferas como custos de educação. Assim como as multas que deveriam ter destino certo. No caso melhoria do transito mas entra no caixa geral.
Quem ve isso pensa que essa terra de ninguém é séria
Hélio, você têm apenas 30% de razão, o aumento do orçamento vai sim colocar a educação no nÃvel desejado. Mais educação é igual a menos hospitais e menos cadeias.
então porque minha avó semi analfabeta que nunca foi a escola não está presa? você está simplesmente afirmando que a melhor forma de consertar um balde furado é despejar mais água nele...sinto lhe dizer, mas isso não faz muito sentido.
Muito bem!!!!
Não acredito que uma rubrica possa impedir que se desvie verba. Me parece que dessa "rubrica" estão saindo gastos que não são com educação. Vide o "monte" de livros didáticos jogados no lixo todos os anos. A quem interessa.
Em 2009 os sul-coreanos gastaram apenas 5% do PIB em educação mas possuem um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Como eles fazem isso? Simples, valorização e preparação dos professores, participação total da famÃlia no processo e um Ministério da Educação voltado para a eficiência e competência.
Marcando posição do contra ,apenas isto,sem maiores explicações ou justificativas sobre porque não aplicar tal percentual.
Fazia muito tempo que eu não via algo de amadorismo tão evidente quanto este texto. Coisa de criancinha birrenta!
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