Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Heldon

    Vivemos em um país que sempre virou as costas para a população... os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres... pensam que eles não sabem disso... das crianças passando fome, sem ter carteiras na escola para estudar, das injustiças, das filas nos hospitais, da insegurança, das falcatruas e roubos as claras e de bandidos sendo condenados e depois tendo suas penas atenuadas por causa de outra corja de tóga??? Pátria mãe gentil uma ova... a pior madrasta, chama-se Brasil!

    Responda
  2. Aruet

    Não adianta: pessoa que renega seu país de origem, sua terra natal, e prefere lutar contra a nação onde nasceu e foi criado, em troca de dinheiro, tem só um nome: mercenário e traidor.

    Responda
  3. sanlira

    Como se não bastasse o DC temos mais esse, Edu. Por ironia, este vai jogar na estreia, pode até fazer um gol mas não nos enfrentará na final. Séria utópico. Quanto ao DC, nem vai jogar contra nós, será eliminado nas oitavas. Compreender o que? Quem desdenha quer comprar.

    Responda
  4. PH

    Eu sempre achei que a seleção de um país deveria ser composta por jogadores que jogam no futebol daquele país e não dos nascidos em determinado país.

    Responda
  5. independente

    Estes jogadores tem toda a razão de estar ao lado do país que lhe deu todas as oportunidades que seu país de nascença lhe deu; pelço menos eles não estão aí entregando o jogo como suspeita-se do morcegão barrigudo, de Zico perdendo um penalti crucial....

    Responda
  6. independente

    Estes jogadores tem toda a razão de estar ao lado do país que lhe deu todas as oportunidades que seu país de nascença lhe deu; pelço menos eles não estão aí entregando o jogo como suspeita-se do morcegão barrigudo, de Zico perdendo um penalti crucial....

    Responda
  7. Chaminé

    Homo sapiens comentou certo, quem não tem competência não se estabelece. Qual o jogador de nossa seleção que todos os finais de semana se vê jogar aqui no Brasil? Parem, eles estão certos, se eles são mercenários e os outros que estão no lugar deles, jogam por amor da camisa? Claro que não!!!

    Responda
  8. Chaminé

    Mercenários todos são, ninguém está jogando de graça para esta ou aquela seleção. Será que se outros jogadores brasileiros fossem chamados, por esta ou aquela seleção, não iriam aceitar se a da pátria os esqueceu?

    Responda
  9. Chaminé

    Parem de dar explicação para os tupiniquins, os ruins de bola foram convocados para a seleção brasileira. Defendam sim a Espanha e com garra, porque se no Brasil tivesse alguém de "saco roxo" escalava é quem joga aqui, igual a seleção de 1970. Ainda querem que eu vá em estádios, para quê? Depois escalam quem eu nunca vi jogar e não sei como é o futebol deles, afinal tenho por dever assistir e valorizar os que estão no Brasil? A caterva dos cartolas ainda manda! Fred, só!!

    Responda
  10. Araê

    (Cont.) Tenho certeza que o povão só vai torcer contra os brasileiros das outras seleções quando estiverem jogando contra o Brasil. Nos demais jogos vão torcer por eles mesmo que ocultamente. Se forem grandes, o torcedor vais se achar grande também, essa é a verdade.

    Responda
  11. Araê

    Acho que o Felipão não foi enfático ao convidar o Diego Costa, seja porque não o fez diretamente, seja porque preferiu deixar para última hora a decisão sobre os convocados. Um jogador que nunca disputou uma partida oficial por seu país pode se naturalizar por outro e ser convocado. Isso é ótimo, porque mais brasileiros estarão em campo. Imaginem uma copa sem nenhum brasileiro em times estrangeiros... Perderíamos boa parte da paixão do futebol e da oportunidade de comentar-lo. Que porre! (cont.)

    Responda
  12. LÉO

    Eles não tem que pedir desculpas, fizeram que é certo

    Responda
  13. Askanisun23

    Acho q seleção é patriotismo, acho q tem q jogar pela pátria que você se orgulha. Se eles se orgulham de jogar em outros países pra mim então eles são estrangeiros não brasileiros... pq se fossem brasileiros nunca que jogariam em outra seleção. É só ver o caso de jogadores como Bale do País de Gales. Ele poderia se fazer de inglês e jogar uma Copa mas prefere defender o País que ele nasceu... Qdo vejo esses jogadores naturalizados só penso q eles são mercenários. Não vejo outra explicação.

    Responda
  14. Homo Sapiens?

    Para mim quem não tem competencia para reter seus valores, ou seja, jogadores, cientistas, artistas, funcionários, filhos, conjuge, etc, não deveria criticar a opção de nacionalidade destas pessoas.

    Responda
    1. Homo Sapiens?

      Ouvir (ou ler) faz parte do aprendizado para o aperfeiçoamento. Quem não ouve (ou não aceita o que lê) não aprende.

  15. Cimberley Cáspio

    Se fosse uma questão de guerra,não haveria compreensão e nenhum argumento justificaria.Mas como é um evento puramente econômico e capitalista,é mais do que justo,cada um correr atrás do que é melhor para si. Profissionalmente falando.

    Responda
  16. MILTON

    Tenho alguma dificuldade em aceitar de pronto a mudança de nacionalidade. Talvez por ser de uma geração que militou contra a ditadura militar em que a defesa da pátria era a prioridade absoluta. Me mantenho firme nesse propósito e penso que jamais renunciaria a cidadania brasileira. Por outro lado entendo que devemos ser tolerantes e respeitar a decisão de cada qual pois as circunstâncias envolvidas são diferentes. Por isso não os considero traidores.

    Responda
  17. Nazario

    Esta certo eles! tem mais é que ver saber oque é melhor pra eles, ficar aqui e presenciar um bando de politicos corruptos que não respeitam o ser humano, isso sim que os torcedores teriam que se chatear

    Responda
  18. marco

    ele vai ter o mesmo tratamento que um espanhol, eu acredito que ele perdeu a chance de fazer historia no seu pais positivamente, pois na espanha ele não é unanimidade...se dinheiro é tudo...assim seja.

    Responda
  19. Keane

    O problema com o Diego Costa é que ele vestiu a camisa da seleção BR principal, entrou em campo e depois virou as costas. Se ele tivesse se declarado "espanhol" desde o princípio, não haveria toda essa chateação. Garanto que se o Marcos Senna estivesse na seleção espanhola ainda, ele não seria xingado pelos torcedores. Ninguém nunca questionou as escolhas do Pepe, Thiago Alcântara, Marcos Senna, Eduardo, Deco etc. O que pegou mal pro Diego Costa foi a forma como ele agiu nesse imbróglio.

    Responda
  20. Palmer

    Voces nao tem que pedir nada! Fizeram a coisa certa, sairam fora desse paisinho de bosta governado por lepras do pt!!

    Responda
  21. Pirata171

    Considerando que a Seleção Brasileira é a Pátria de Chuteiras, os atletas citados no texto serão traidores da Pátria e merecerão serem julgados por este crime, caso joguem contra a Pátria, digo, a Seleção Brasileira. Em tempos de guerra a punição é o paredão de fuzilamento, nos tempos atuais um tapinha na mão pode ser suficiente ou, caso sagrem-se campões, é capaz de serem recebidos com honras no Planalto, posando ao lado da Dilma, Marim e Pelé para receberem a Ordem do Rio Branco.

    Responda
  22. zecaconde

    na busca da independencia financeira o homem tem q buscar onde ele e melhor aceito e recebido, nesta area fronteiras não existem, esqueçam desculpas e jogem o melhor do seu futebol, vendam bem o seu produto

    Responda
  23. engenheiro-experiente

    Engraçado, eles são cobrados pela fidelidade a nação, mas todos sempre colocam seus interesses em primeiro lugar. Vejam os grevistas por exemplo, que espécie de fidelidade eles tem com a nação? O que eles pensam neste momento é somente neles. Então é assim com todo mundo. Ninguem vai deixar um emprego em detrimento de outro que paguem melhor e que saibam valorizar. Isso de ser patriota é pura utopia. Patriotismo é outra coisa bem diferente do que necessidade particular de cada um.

    Responda
  24. Tidinho

    É uma mudança do Pre´-Destino,e quem toma conta desta parte é o Criador.Tem que pedir muita permissão a ELE.Nada contra,mas tem vezes que não dá certo por não pedir com carinho a permissão,pois PAÍS onde nascemos,cor da pele,casamen to são regidos por DEUS,é onde temos que cumprir nossa MISSÃO espiritual.Agora quanto ao destino nós é que comandamos junto com nossos Antepassados.Quer ser engenheiro,advogado,e etc,nós é fazemos nosso destino.Desejo felicidades a todos

    Responda
  25. Krogtharr

    Compreensão total! Pátria não é onde nos nascemos, mas onde nos sentimos bem!

    Responda
  26. alex

    E não deveriam eles tem toda razão de jogarem por outro país a seleção brasileira já tem seus apadrinhados

    Responda
  27. alex

    E não deveriam eles tem toda razão de jogarem por outro país a seleção brasileira já tem seus apadrinhados

    Responda
  28. Marcelo KRC

    É muito engraçado criticar os jogadores e falar de patriotismo... o que ouvimos é reclamação de que no Brasil nada é tão bom (educação, saúde, impostos, preços dos produtos são altos e políticos corruptos) e as coisas fora do país são melhores... pois é! Estes jogadores tiveram suas oportunidades fora do Brasil e aproveitaram da melhor forma para proporcionar uma vida melhor as suas famílias.

    Responda
  29. xavico

    Assim como os atletas tem a liberdade de escolher o país que desejam defender, os torcedores também tem a liberdade de protestar, inclusive expressando sua indignação, como no caso de Diego Costa que tinha vaga na seleção de sua pátria e não quis. Agora tem que colher o que plantou.

    Responda
  30. Nigojiro

    Eu defenderia qualquer país que me acolhesse e que me desse estrutura para viver bem com a minha família. Defenderia com a minha vida se fosse preciso, pois independente de pertencer a qualquer nação ou estado, devemos ser gratos pelo que recebemos.

    Responda
  31. Mario NF

    Difícil encontrar uma série de comentários equilibrados e inteligentes como os q li nessa tripa agora pela manhã. Concordo com o q li, deixemos em paz os brasileiros naturalizados em outros países e nós foquemos na seleção do Brasil.

    Responda
    1. Melo Viana

      Acho essa discussão meio boba. Técnico brasileiro pode treinar seleção de qualquer outras país como já aconteceu com Zico, por exemplo, e com o próprio Felipão, em Portugal. E nessa época ele convenceu o Deco, que é brasileiro, a jogar pela seleção portuguesa, já que atendia o interesse do Felipão. Agora vem essa história de "trair' a pátria porque jogam por outros países.. Ou seja, técnico pode treinar seleções de outros países, mas jogadores não podem jogar. Valha-me Deus, que idiotice.

    2. valter

      O problema é de nacionalidade. Se eu vou pra outro País para trabalhar venderei minha mão de obra, não a minha nacionalidade. Porque o Messi não foi naturalizado? O Cristiano Ronaldo? E se houvesse uma guerra contra estes países de jogadores naturilizados? Pegariam nas armas? Matariam seus irmãos? Portanto trabalhar em qualquer lugar do mundo, vc vende sua mão de obra, não venda sua alma nem a nacionalidade. No entanto o mundo está cheio de mercenários, vendendo qualquer coisa por qualquer valor

    3. krysca

      Eles é que são felizes por estarem vivendo em um outro pais, onde são reconhecidos, tem saúde, educação, segurança, condições de crescimento e de ganhar o sustento da família dignamente. Quisera eu poder sair deste país, achincalhado pelos governantes corruptos que só pensam neles mesmos e o povo que se dane.

    4. Scholes

      Diego Costa, já é uma pessoa realizada financeiramente, a escolha não foi financeira. O ponto é que isso não é uma questão de escolha, eu não posso escolher ser espanhol, italiano ou argentino, eu sou brasileiro, ele é um dos melhores jogadores na posição, joga onde e quando quiser. A Espanha não fez nada por ele, ele que fez por si mesmo, é um iludido, se jogasse metade do que joga, a Espanha não deixaria sequer que passasse pela alfândega, o deportaria como fez com uma porção de brasileiros.

    5. vania23

      As pessoas têm que parar com essa história de criticar jogadores por trocar de clube ou mesmo de país. Quantos brasileiros não gostariam de ter a oportunidade de trabalhar em outro país, ganhar em dólar, euro ou qualquer outra moeda mais valorizada que real? Deixem os jogadores em paz, ninguém trabalha de graça, sem salário. E convenhamos, o Brasil não é um país de oportunidade, que valoriza seus profissionais.Que ganhem rios de dinheiro, porque essa carreira é curta. Dentro ou fora do Brasil.

  32. Blue Eyes

    Não devem dar satisfações ao povo analfabeto e ignorante desse país tupiniquim..., gente bem sucedida na vida, desperta "inveja" em países de terceiro mundo.

    Responda
  33. Dema

    Paixão não se explica porque é puramente emocional. Amanhã, ou depois, esses jogadores vêm jogar num clube brasileiro e, daí, tornam-se ídolos dos apaixonados torcedores. E por que, então, essa "marcação" apenas quanto aos jogadores? Felipão já não foi treinador da seleção portuguesas? Liedson não defendeu Portugal? Futebol é esporte, não é guerra! E além de esporte, o futebol é profissional. O atleta tem que "trabalhar" e se firmar profissionalmente onde surgir a melhor oportunidade.

    Responda
  34. Jopa

    É coisa de genttinha, coisa de macaco, de mané ficar criticando esses jogadores. Ontem, no treino da Espanha em Curitiba, as crianças começaram a vaiar o jogador Diego Costa. Ensinou eles isso? Não tinha pais, professores perto?

    Responda
  35. Carlos

    Sem essa de patriotismo. Futebol é negócio, e os administradores desse negócio escolhem os seus parceiros. A CBF e o Felipão escolheram os jogadores que iriam para a copa, e nada mais justo que esses dois jogadores queiram participar por países que os escolheram. A selenike é do Marim e do Marco Polo Del Nero e não representa o Brasil. Os críticos e a torcida que vai no embalo, são influenciados pela mídia que quer faturar uma bela grana criando essa "chama patriótica" em torno do futebol.

    Responda
  36. josefa

    Diego Costa e Eduardo são guerreiros, conquistaram seus espaços fora do país e isso é motivo de orgulho, O seu país não investe em esporte, basta ver o quadro das escolas públicas. O peso dessa decisão certamente os fez sofrer, mas não podemos ter dúvida de que eles ponderaram muito. Desejo que continuem excelentes jogadores. Quanto as vaias, os torcedores o fazem até em relação a seleção brasileira. Isso diz respeito a nossa educação. Uma pena!

    Responda
  37. RSRocha

    São dois traidores. E o Diego Costa nem pode dizer que não teve chance. Se tivessem vergonha na cara nem apareceriam mais por aqui.

    Responda
  38. briguento

    Isso tem o nome de milagre do "dinheiro"!

    Responda