Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. AA

    Cães, gatos, gorilas, pássaros, cavalos, bois, etc, podem ter raça, só seres humanos ñ podem ter raça! Por que? Devido aos estúpidos q se acham sábios e querem resolver a tragédia humana por decreto. Será q esquimós, italianos e bantos são todos de mesma raça? Não, são humanos, mas, tem raça diferente. A mesma violência q existe entre raças existe internamente em todas as raças, 55 mil assassinatos aa no Brasil, e somos de mesma raça... Para os estúpidos só existe raça para criarem cotas.

    Responda
  2. Montaigne

    Primeiro, se, como foi afirmado, 2/3 do livro se baseiam mais em especulações do que em dados sólidos, isto demonstra a falta de cientificidade do livro de Wade, o que bastaria para essa discussão nem vir à baila. Trata-se muito mais de especulação do que de fato científico. Essa pseudocientificidade serve apenas para alimentar preconceitos.

    Responda
    1. Montaigne

      No mais, maiores ou menores diferenças produzidas pela cultura e história de um povo ou nação podem ser consideradas como resultados fortuitos ou aleatórios. E não podemos esquecer ainda que a influência ambiental sobre a genética é hoje cientificamente constatada pela Epigenética, um novo campo de estudo da biologia.

    2. Montaigne

      Segundo, na contramão do livro de Wade, há evidências muito mais amplas de que fatores ambientais, geográficos, determinaram, na maior parte, a “diferença de desenvolvimento entre os povos” . A pretensa superioridade cultural (ou racial, como alegam os racistas), que determinaria essa diferença entre os povos , é muito mais decorrente de fatores ambientais. Leiam sobre isto no excelente livro “Armas, Germes e Aço” de Jared Diamond.

  3. svarat

    Sempre achei uma tremenda besteira, que tem muito mais de ideologia e postura politicamente correta do que de ciência, a afirmação de que não existem raças. Claro que existem, o isolamento geográfico, como não poderia deixar de ser, produziu diferentes características em cada povo. Não se pode esperar que um povo que se desenvolveu próximo ao círculo polar ártico tenha as mesmas características que outro que se desenvolveu próximo ao Equador. Isso vai contra a teoria da evolução.

    Responda
    1. svarat

      Como essas populações se desenvolvem em ambientes muito diferentes, que necessitam de diferentes características para a sobrevivência, vão sendo selecionados indivíduos mais adaptados a cada um desses ambientes. Como essas populações não trocam material genético, é claro que com o tempo vão se formar diferentes raças. Negar isso é negar a evolução e a seleção natural. Não é uma questão de melhor ou pior, é diferente. Esse julgamento depende de um referencial de valor que nunca é absoluto.