Luiz Felipe Pondé > U.B.S.S Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luiz Cláudio

    A estrelinha vermelha cada dia mais reluzente... #rumoaoin/fer/no

    Responda
  2. arapongas

    Perfeito, Sr. Pondé. Brilhante texto. Após lê-lo, verifiquei o resumo sucinto, que a Folha publicou dizendo quem você é. Então, não houve surpresa; pela clareza, simplicidade e objetivadade do seu texto. Sob o ponto de vista eleitoral, da mudança de governo e "afastar de vez este cálice"; não acredito que tenha algum efeito. Eles apostam na grande massa ignara, o "nós contra eles". No norte/nordeste, em cada 5 votos, 4 são do governo...Portanto, estamos perdidos...

    Responda
  3. eusbarbosa

    Não dá mais para ficarmos passivos assistindo à implantação dessa ditadura no país. Temos que fazer alguma coisa antes que seja tarde demais. Vamos ter que resolver isso no voto em outubro sem poder adiar mais. Faço mais comentários em http://bit.ly/1kVfFHJ

    Responda
  4. André Menezes

    Traço um paralelo. É como criar um Estado ou um Município "de cima para baixo". Ou seja: aquele povo/lugar ainda não se organizou espontaneamente/economicamente. Mesmo assim, alguém acha que é necessária uma organização política (ou melhor, alguém vislumbra vantagem nisso). Daí criam o Estado/Município com dinheiro público, mantendo instituições sem sentido, desconectadas do povo. Aquilo só se mantém à custa de outrem (no caso do Brasil, União, "viúva" ou "nós que trabalhamos"). E não presta!

    Responda
  5. celiavasconcelos

    Sugestão ao Pondé : leia o editorial desse jornal sobre o assunto.

    Responda
  6. Marcelo Fernandez

    Isso aí, quem produz não pode cair na conversa de "culpado". É bom ver a coragem na imprensa.

    Responda
  7. Carcará

    Os movimentos sociais e os partidos que apoiam o governo, formam o verdadeiro P oli T buro da U.B.S.S.

    Responda
  8. Fundamental

    É um absurdo o que está acontecendo. Todos esses coxinhas, que tem patrocinado essas invasões deveriam levar os que se dizem trabalhadores sem teto para dentro de suas casas. Por onde eles passam é uma emporcalhação só. Façam um tour pelo centro da cidade de São Paulo. Está tudo sujo, riscado, um monte deles pelas ruas ou sentados nas portas ou carregando crianças para cima e para baixo. Eu sempre trabalhei e estudei e o que tenho é com meu esforço. Meritocracia já. Fora os oportunistas !

    Responda
    1. tempestade

      Mas Fundamental, isso nem é coisa de coxinha.

  9. ValveMark - SP

    Texto Perfeito!! Antes eu dizia que estes m/i/l/i/t/a/n/t/e/s viviam no século 19 com seus ideais ultrapassados, hoje vejo que não são ideais, são é v/a/g/a/b/u/n/d/o/s mesmo!!

    Responda
  10. Brasileiro de São Paulo

    Lobby (do inglês lobby, antessala, corredornota 1 ), é o nome que se dá à atividade de pressão, ostensiva ou velada, de um grupo organizado com o objetivo de interferir diretamente nas decisões do poder público, em especial do poder legislativo, em favor de causas ou objetivos defendidos pelo grupo. (Wiki)

    Responda
    1. Brasileiro de São Paulo

      Multinacionais ou Transnacionais são corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que possuem matriz num país e atuação em diversos e distintos territórios dispersos no mundo, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas com a instalação de filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas. (Wiki)

    2. Brasileiro de São Paulo

      Utilização do lobby cresce no Brasil: Prática de defesa de interesses é cada vez mais comum nas empresas, entidades e associações de diferentes segmentos. Ainda sem regulamentação no País, o lobby influi diretamente na aprovação de muitas leis e normas instituídas em solo brasileiro. (http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=160740)

    3. Brasileiro de São Paulo

      Maior lobby no Congresso, ruralistas controlam 1/4 da Câmara: Responsáveis pelas maiores derrotas do governo no Congresso neste ano, os ruralistas cresceram desde a última legislatura, passando a controlar um quarto da Câmara. (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120524_ruralistas_abre_jf.shtml)

  11. francruz

    Realmente a concentração de riquezas, para poucos incomodam muita gente...

    Responda
  12. pedro volpe

    é preciso profissionalizar a militância de direita...Precisamos de gente pra bater nesses esquerdistas na urna e na rua. Vejam um movimento como o Tea Party, eles são radicais, intransigentes e conseguem mobilizar gente na rua e na internet pra protestar, nós precisamos disso. A iniciativa privada, a classe média, a igreja e os setores conservadores precisam financiar a militância de direita, pois não se ganha uma guerra sem ter um exército.

    Responda
    1. Peter J

      Fabrizio. Eu entendi perfeitamente o seu comentário irônico. Eu precisaria ser muito tapado para pensar que você estava falando (rs. escrevendo) totalmente a sério. Alguns, talvez, poderiam considerar o humor um pouco agressivo. Não é o meu caso.

    2. pedro volpe

      Fabrizio e a velha tática de olhar no espelho e acusar o adversário de ser o que ele é.

    3. Peter J

      Não creio ser este o melhor meio. Nem hitlerismo, nem stalinismo. Voto com respeito total ao resultado. Nada de censura, marco regulatório ou conselhos populares, sejam eles de direita ou de esquerda.

    4. Peter J

      Pedro. Concordo, mas infelizmente falamos de coisas diferentes. Socialdemocracia não é de direita, mesmo que trogloditas possam considerá-la como tal.. Para fazer parte da Tea Party você tem que ser um "wasp". Das quatro letrinhas eu só preencheria o requisito da primeira. Movimentos assim só servem de munição aos esquerdopatas.

    5. pedro volpe

      Peter, o que você enxerga como virtude, eles enxergam como fraqueza. Eles pensam: vou bater naquele cara, porque ele é um social democrata de terninho, ele vai fica horrorizado e fugir e eu ganho no grito, e o incrível é que funciona! A moderação e o respeito cabem quando a outra parte age da mesma forma, senão elas viram fraquezas e não virtudes. Tem um ditado soviético que diz: se você envia uma lâmina e encontra matéria mole, você continua enfiando, mas se encontra aço vc para.

    6. Peter J

      Pedro. Em geral, eu quase sempre concordo com seus pontos de vista. Creio que no caso da Tea Party você está equivocado. Não ficam muito longe do KKK. Se nós queremos combater os trogloditas (não a esquerda moderada democrática) da esquerda, não podemos nos rebaixar ao nível do que há de pior entre eles. Eu me considero politicamente (não economicamente) de centro-esquerda e detesto a extrema esquerda. Não tenho dúvidas de que o núcleo fundador do P T se encaixa entre os que citei primeiro.

    7. tempestade

      Foi para a celia a pergunta...como assim? útero de ferro? como o de quem?

    8. tempestade

      Como assim? o da dil má?

    9. celiavasconcelos

      Um exército com útero de ferro !

  13. von kaio

    Os presidentes das casas legislativas,caso compactuem com a própria castração,te rão sido transformados em gordos cachaços,restando-lhes apenas aguardar serem abatidos pela nação em fúria...

    Responda
  14. Déjà vu

    "Conselhos polêmicos", ora, Reforma Política através de leis eleitorais que permitam maior controle do eleitor sobre a "House de Mother Joanne" nem pensar, só louco rasga dinheiro(!!!), então o P T vai tomando a sopa pelas bordas, mais um tijolinho colocado no aparelhamento do Estado. Viva a nova Oligarquia Estatal!!!!!!!!!

    Responda
  15. Déjà vu

    Congresso Nacional é a "House Mother Joanne", Dilllma e o P T querem chutá-lo para escanteio ao implantar o PNPS!!!. Viva a Cópula das Cópulas!!!! - Rarrarrrá!!!!!!!

    Responda
  16. Déjà vu

    PNPS: "O decreto determina que sejam criados conselhos, a realização de conferências nacionais, audiências, entre outras SETE formas de diálogo com a sociedade, para fazer Consultas Públicas antes de tomar decisões sobre temas de interesse da "Sociedade Civil" " - Ora, esses tais "conselhos" serão formados através de voto popular(??!), se for teremos Legislativo oficioso, se não forem eleitos pelo povo, serão dos militontos que adoram uma boquinha, estão querendo reinventar a Roda!!

    Responda
  17. Gus

    Fazendo piadas com pessoas mal informadas. Que feio, hein? Pondé, o que significa "ganhando a vida"? Por que essas pessoas que estão "ganhando a vida" não podem participar da vida política da sociedade? Por que tem muitas coisas a fazer? Então devemos nos organizar de outra maneira, como a diminuição da jornada de trabalho, por exemplo? Pondé, por que vc não explica de forma detalhada o decreto 8.243/2014? Um belo discurso defendendo a classe média. Como essa classe sofre, não?!

    Responda
  18. Dick

    Que medo!!!

    Responda
    1. tempestade

      O ce num sabe de nada...

  19. AA

    Revolucionários são doentes mentais e não desistem jamais de sua loucura. E o vírus q os enlouqueceu está dentro das universidades públicas, os "intelectuais" marxistas, o maior erro dos militares foi deixar essa ralé continuar a atuar livremente dentro das universidades aplicando sua covarde lavagem cerebral nos alunos.

    Responda
  20. Chico Brito

    O colunista diz que "quando você acordar, já era, leis serão passadas sem que você possa fazer algo porque estava ocupado ganhando a vida". Até parece que isso já não existe! O lobby dos interesses do grande capital no Congresso já está mais do que "institucionalizado", desde sempre. Aí, quando se propõe uma regulamentação que conta com maior participação da sociedade civil organizada e de seus diversos agentes ele diz que é um Golpe de Estado (!) Esta sim é piadinha de mau gosto e caráter.

    Responda
    1. pedro volpe

      traduzindo: povo trabalha, povo não é desocupado a serviço do governo igual a você.

  21. Ma

    Dilma, o PIOR governo da historia do Brasil.

    Responda
  22. Antonio Catigeró Oliveira

    É piada, ou síndrome paranoica?

    Responda
    1. Antonio Catigeró Oliveira

      O senhor quis dizer a nal fa be to político? Eu respeito os colunistas e comentaristas, mas não posso concordar com uma "viagem à Guer ra Fria". Esse tipo de "viagem" nos custou mais de duas décadas de au to ri ta ris mo. É consenso que o sistema político está deteriorado, necessitando de mecanismos de participação para obtermos maior transparência. Isso não me parece ser retrocesso, mas um passo para o diálogo, como esse na FSP; sem de so nes ti da de intelectual ou his te ria coletiva.

    2. tempestade

      Januário, não me parece que vc seja um a nal fabeto intelectual, será?

    3. Ma

      Dilma, o PIOR governo da historia do Brasil.

  23. Fernando

    Cuidado, Pondé. Lenin não está embalsamado. Está vivo, na verdade, apenas aguardando o levante do proletariado para levar o povo ao poder. Será uma sucessão de ataques à propriedade privada. Guerrilheiros das FARC tomarão as ruas. Cubanos, a saúde. O sistema monetário será reduzido. O Agronegócio dará lugar à agricultura de subsistência. Haverá nacionalizações de empresas. Estatizações. A televisão, das 7 da manhã às 13hs, passará discursos intermináveis do Fidel. Vermelho será a cor da estação.

    Responda
    1. celiavasconcelos

      Manoelito , o jornal tá de marcação com vc. No artigo do Melo tem dezenas de comentários. O que destrói a imagem do candidato é ele não ter processado o Juca Kfoury.

    2. MANOELITO

      Muito bom o artigo. Quero manifestar minha estranheza pela Folha não haver admitido comentários no artigo de Ricardo Melo sobre o Aécio. O artigo é a maior canalhice que já vi um jornalista escrever e, pior ainda, é a Folha publicar. E não venha dizer que isso é censura e que cada uma diz o que deseja na democracia, mas um artigo daquele em um jornal com a penetração da folha é para destruir a reputação de um candidato a Presidência da República.

    3. Dick

      Vamos rodar de opala 4 cc. e corcel 1. Ouvir som em mono e pedalar bicicleta monareta.

    4. Chico Brito

      Ótimo, Fernando!!! A depender destes catastrofistas de plantão, esse é o cenário desenhado. E tem gente que entra nessa onda... uns por ignorância, outros, por má-fé.

  24. ALBERON

    Pondé, muito bom o artigo. A explicação porque esse pessoal não tem como pagar a própria moradia é porque em pleno dia útil, em vez deles estarem trabalhando, estão infernizando aqueles que realmente trabalham.

    Responda
  25. Viva

    É de se notar também o oportunismo e a desfaçatez de se instituir essa mutreta em final de mandato, por decreto... O artigo é excelente porque mostra exatamente o golpe escondido em algo aparentemente inocente e até mesmo desejável. Quem, a não ser os militantes remunerados, tem tempo para participar de chatíssimas reuniões inteiramente dominadas, por princípio, pelo espírito ideológico que as criou? Haverá duas funções para esses conselhos: dizer amém e pedir um trocado de vez em quando...

    Responda
  26. CAMPA

    Perfeito Pondé. É só olhar o "caminhar" da ex URSS, da Venezuela, de Cuba, e da Argentina... A única saída para as constantes tentativas governamentais de implantar aos poucos um sistema bolivariano é tirar o PT do poder. Isso é urgente. Todavia, caso o PT vença as eleições pra presidencia; preparem seus passaportes... ou então preparem-se para um CONTRA GOLPE a partir do estado de São Paulo e Minas Gerais... é isso aí... infelizmente...

    Responda
  27. Giba

    Obrigado, Pondé, por colocar em palavras tudo o que nós, paulistanos, pensamos sobre esse assunto. Inacreditável que em pleno século 21, após a falência de quase todas ditaduras socialistas, ainda tem gente que acreditando nisso... E eles agem exatamente assim, sorrateiramente, aos poucos, tentando ludibriar o povo e engajar políticos em sua "causa pela democracia" (!!!). Uma imprensa livre, que exponha as artimanhas do poder, é o que temos de defender com unhas e dentes. Obrigado, Pondé!

    Responda
  28. LOUIS BLÉRIOT

    Se pesquisarmos a fundo a origem do financiamento destes movimentos, as pessoas vão perceber que a grana vem de onde menos de espera, especialmente de ONGs internacionais, mantidas por bilionários metacapitalistas globais, interessadas que fiquemos no eterno subdesenvolvimento.

    Responda
  29. LUIS O

    Se uma desgraça acontecer e a dona Dilma for reeleita ficaremos da seguinte forma: O executivo nas mãos do PT, o judiciário o outro poder da republica nas mão de juizes em sua maioria indicados pelo PT ( e todos nós já vimos como eles são "gratos" pela indicação, e o legislativo que mal ou bem ainda representa o povo com uma certa oposição ao governo. Se instalar esses Comitês "populares" sob o comando de militantes petistas ou de esquerda, adeus democracia. A imprensa que se cuide, tá na mira.

    Responda
  30. EIer

    O estranho na democracia e que todos a adoram até que comece a afetar suas vidas,dizem que e o poder das maiorias,mas o que sao maiorias,a ditadura dos números,discordo dos conselhos populares,mas nao me convence a democracia silenciosa dos espertos,e seus mundos imaginários de harmonia,ética e moral,a política e a guerra por outros meios que nao seja a violência física,e a harmonia baixada por decreto,para os que podem,sofrem,e trabalhem possam inventar sua realidade física e metafísica...pobre

    Responda
    1. É brincadeira

      Eler, eu não me incomodaria de viver em uma democracia socialista, contanto que a população tivesse educação para poder fazer escolhas e ter acesso ao mercado de trabalho. Dar poder para um bando de débeis que acham que o comunismo pode dar certo é uma coisa bem diferente. Enquanto o governo do PiTê achar que bolsa-família (que dura em média 8 dias) é a solução do problema, sou contra esse decreto.

    2. É brincadeira

      Eler, eu não me incomodaria de viver em uma democracia socialista, contanto que a população tivesse educação para poder fazer escolhas e ter acesso ao mercado de trabalho. Dar poder para um bando de débeis que acham que o comunismo pode dar certo é uma coisa bem diferente. Enquanto o governo do PiTê achar que bolsa-família (que dura em média 8 dias) é a solução do problema, sou contra esse decreto.

    3. Ma

      Dilma, o PIOR governo da historia do Brasil.

  31. svarat

    Só nos resta tirar o P T daí através do voto.

    Responda
  32. minha opinião

    Perfeito Pondé! Não podemos deixar que isso aconteça.

    Responda
  33. whanaoka

    Autoritarismo é o que se observa no governo do PSDB que está no poder há 20 anos no estado de São Paulo. Tão autoritário que a imprensa tem medo, incluindo o autor, de sequer mencionar ou criticar escândalos de corrupção dos tucanos. Na TV Cultura chapa branca, os comentaristas do jornal da Cultura estampam o medo nos rostos toda vez que o assunto resolve aparecer!

    Responda
  34. whanaoka

    Os únicos golpistas pertencem à imprensa partidarizada da neo-direita identificada pela sigla PIG, Partido da Imprensa Golpista, fundada em 1964 e que é representada pelo Grupo Folha, Grupo Abril, Rede Globo e outros órgos midiáticos que apoiam hoje o candidato Aécio Neves do PSDB, e que foram os mesmos que apoiaram a eleição de Fernando Collor de Mello! O governo atual foi eleito democraticamente e será reconduzido ao poder democraticamente, também, para infelicidade do autor golpista.

    Responda
    1. Crítico honesto

      Golpista é a presid.anta que ao invés de propor esses conselhos (soviets, em russo) por projeto de lei, o fez por decreto, da forma mais anti democrática.

    2. Chico Brito

      Muito bom!!! Aí sim, direto no ponto, botando os pingos nos is!

    3. Viva

      Por que apoiar o candidato do PSDB ou ter posições "à direita" é ser golpista? Por que a mesma imprensa que fez o PT é golpista quando apóia outro partido, se é que apóia mesmo? Qual o problema em ter apoiado o Fernando Collor? Ele está com o PT agora, todo mundo sabe!... O atual governo foi eleito democraticamente sim, como todos os outros citados, inclusive o do atual aliado do PT. Fazer oposição é ser golpista? Denunciar por escrito, publicamente, é ser golpista? Alguém precisa de um espelho.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.