Opinião > Olavo de Carvalho: Assassinos da inteligência Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rafael Mendes

    é FOLHA...vocês ajudaram a dar palco pra esse lunático pra bater na esquerda e eleger o Aécinho e olha só no que deu....

    Responda
  2. David Emanuel de Souza Coelho

    Parabéns, folha. Deram palco ao sujeito.

    Responda
  3. Spina

    Perfeito.

    Responda
  4. sritter

    Olavo de Carvalho, como sempre, bate na ferida que os da esquerda caviar tentam esconder do mundo. Falam tanto das pouco mais de 400 pessoas que morreram durante a ditadura militar, num país de pouco menos de 150 milhões de habitantes na época, mas não gostam que se fale do regime cubano, que matou mais 100.000 civis desarmados, num país que não tinha nem 5 milhões de habitantes. Fidel cometeu um covarde genocídio, como tb fez Stalin e como TODOS os comunas fazem.

    Responda
    1. Leo PR

      No livro do Olavo podia colocar uma coisa chamada "pesquisa" incluindo um pouco de "ciência". Aqui vai um pouco de fato (já que para os fatos, não faz diferença se você gosta ou não gosta de algo, ou mesmo e esta vivo ou morto, são fatos). http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=4.02.01.00.00&ver=por O INAF foi a fonte primária de informação usada pelo IBOPE e outras mídias, infelizmente virou um 'telefone sem fio'. * 4% de analfabetos funcionais nas universidades em 2011.

  5. celiavasconcelos

    Primeiro, mentira grossa dizer que a maioria dos opositores ao regime mi-li- tar foram mortos de armas não. Segundo, para um filósofo é muita ignorância não reconhecer a religião como a maior fonte de as-sas-si-na-tos. Terceiro, falando de tantos episódios repugnantes, não cita o mas-sa-cre dos ne-gros no Congo Belga, pelo menos. Com isso quem as-sas-si-na o conhecimento é o pró-prio

    Responda
    1. Leo PR

      sritter, não, não tem mais de 30% qualquer coisa, são menos de 5%... a informação de 30% não existe. Fontes?

    2. sritter

      O Brasil tem mais de 38% de ana lfabetos funcinais só nas universidades. São mais 60% no Brasil todo.

    3. sritter

      Massacre do Congo Belga??? Meu Deus... a que ponto eles chegam para tentar desviar o assunto. Daqui a pouco podemos falar da extinção dos pássaros dodôs.

    4. O FIM DA ERA ESQUERDOZÓICA

      Esse seu argumento é uma defesa ao comunismo?

    5. Leo PR

      E uma coisa que tento insistir nos meios de comunicação é que não existe, simplesmente, a informação de 40 ou 50% de analfabetos funcionais nas universidades. É um erro de interpretação dos que leram a fonte INEP ! Por favor não repassem esse erro, ou tentem construir raciocínio sobre ele. O correto é 4%, ou fazer a releitura do testo e refazer as interpretações.

  6. Wagner Bento

    Sem dúvida alguma, Olavo de Carvalho é o maior intelectual em atividade no País. Com o fim de garantir mais pluralidade de opinião ao jornal, a Folha de SP poderia convidá-lo para ser colunista semanal. Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo e João Pereira Coutinho. Um trio de alto nível!

    Responda
  7. Cristina Barboza

    Se formos pensar no uso que a esquerda emprega a palavra elite, dá pra concordar que a esquerda colabora para o analfabetismo funcional.

    Responda
  8. Guilherme

    Olavo de Carvalho na F.olha! Os MAVs estão fazendo co.cô nas calças!

    Responda
  9. maxsarden

    Burrice é burrice tanto faz de direita ou de esquerda.

    Responda
    1. O FIM DA ERA ESQUERDOZÓICA

      Verdade. A burrice do regime militar foi criar mártires que agora estão se vingando. Nos EUA o comunismo foi debelado com entrevistas públicas

  10. Leo PR

    o cara, por um acaso, não esta se baseando na informação do INEP, em que os "analfabetos funcionais" são 4%, pela ultima estatística de 2013 publicada, e não quase 50% como andaram divulgando alguns canais de pouca confiança no estilo "telefone sem fio" clamando o próprio INEP. Além do mais... fontes? :)

    Responda
    1. sritter

      Você, como os seus amigos esquerdinhas, possuem números inventados que não se baseiam em nenhuma estatística. Pesquise em qualquer fonte e verá que o Brasil 38% de analfabetos funcionais nas universidades (estudantes que não são capazes de dominar habilidades básicas de leitura e escrita), isso sem falar nos mais de 60% que nem chegam à universidade.

    2. Leo PR

      CapEnt e mauroventura são provas do assassinato da inteligência.

  11. Otávio

    Olavo de Carvalho? Parabéns, FSP, se superaram. Estou cancelando minha assinatura.

    Responda
    1. O FIM DA ERA ESQUERDOZÓICA

      Vai cancelar a assinatura....Ok...está clara a intolerância....Garoto! Se caso conseguirem implantar o comunismo aqui , o que voce acha que deve ser feito com o Olavo, se ele viesse prá cá...O que voce acha que devem fazer comigo e outros comentaristas liberais daqui?

    2. Guilherme

      Oba! Menos um MAV no site da F.olha!

    3. João

      Calma. Vão melhorar. Logo vem aí Silas Malafaia, Paulo Coelho, Tiririca, Luciana Gimenez. Não cancela ainda!

  12. Luizen

    Aliás, também é preciso dizer que este senhor, pelo visto, é muito ruim de matemática, a mais elementar possível. Os cri s tão s da Inquisição, os cri st ãos na z is tas, os cri s tãos da k uk lux k lan m ata ra m infinitamente mais gente do que os regimes totalitários com u nistas. Mas que sujeito mais desinformado, não sabe daquilo que é elementar...

    Responda
  13. Luizen

    Sim, como alguém bem disse, é um sujeito caricato, cômico até. Agora o mais incrível são os que o levam a sério. Mais que engraçado, é trágico. Creio ser um dos sinais de sucateamento da educação a que fomos lançados com a ditadura. Tivemos um "apagão" educacional, a chance perfeita para esse tipo de charlatão.

    Responda
  14. Leao do Mar

    Parabéns à Folha por finalmente ceder seu espaço para um dos mais importantes pensadores da atualidade - Olavo de Carvalho.

    Responda
  15. Carlão EO

    Que grata surpresa, parabéns à Folha! Por amor ao país, convidem o Olavo para ser colunista fixo. Não consigo entender como em um país tão carente de inteligência, o maior intelectual brasileiro da atualidade seja escondido e até cinicamente desprezado pela grande mídia.

    Responda
  16. LayonM

    O comunismo m.a.t.o.u bastante e seus 'heróis' são idolatrados em estampas de camisetas como Che Guevara, Fidel, Lenin e outros. E essa máquina ideológica ainda funciona iludindo jovens nas universidades - meras peças do xadrez vermelho.

    Responda
  17. Antonio Catigeró Oliveira

    A "inteligência" está a procura de outra guerra santa?

    Responda
    1. Antonio Catigeró Oliveira

      As frases inócuas sempre vêm acompanhadas da gargalhada de quem contou; funcionam para avisar ao ouvinte que está na hora de dar risada.

    2. CManu

      Rapaz, que discurso mais batido esse seu, hein? Kkkkkkkk Kkkkkkkkk

  18. Br_rock

    Agradeço a folha . É Importante apresentar diversas correntes de pensamento. E deixar a liberdade individual decidir o que é importante e o que é efetivamente válido para si em cada corrente de pensamento.

    Responda
  19. João

    Agradeço à Folha por brindar os leitores com o artigo do filósofo Olavo de Carvalho. Sugiro que o jornal continue trazendo opiniões de estudiosos assim. Por exemplo, seria uma boa ideia publicar também um texto do cientista Tiririca.

    Responda
  20. Biotherm Homme

    Um dos problemas que os esquerdistas mais vulgares enfrentam é que eles estão tão preocupados com o "progresso" e a "mudança" a partir de moldes pré-definidos que as fronteiras entre a sua ideologia e a própria razão se tornam tão convergentes que uma passa a confundir-se com a outra e, daí, qualquer argumento por mais inválido que seja é coerente se legitima de alguma forma o "avanço" (que sempre acaba em genocídio).

    Responda
    1. Ricardo Luiz

      Os modelos propostos - socialismo, comunismo, capitalismo - pelos homens, por eles mesmos são frustados dada sua concupiscência intrínseca, capaz de "vergar" qualquer "árvore" filosófica para além do suportável e simultaneamente defendê-la com insensatez (burra como a do burro teimoso mencionado) e arrogância, das quais o autor do artigo é exemplo.

  21. Fernando

    Chega a ser risível o fetiche de alguns em atribuir todo mal da humanidade a uma determinada corrente ideológica. Chega-se ao nível de sugerir que a falência cognitiva dos alunos decorre de professores marxistas, quando, na verdade, a razão está na forma massificada em que o ensino virou uma simples forma de reprodução de ideias, não abrindo espaço para um desenvolvimento crítico. Creio, contudo, que essa forma distorcida de encarar a realidade seja apenas um artifício ideológico. Nada além.

    Responda
    1. Leo PR

      considerando que o raciocínio do Olavo tentou firmar em uma informação inexistente, como o caso dos fictícios 50% que saíram de um boato de internet pela má leitura do INEP, não seria muito confiável usar os argumentos dele.

    2. Fernando

      Sim, fetiche. As pessoas se ligam demais a estereótipos, baseados num dualismo esquerda e direita, e reduzem essa lógica para qualquer assunto. Temos que discutir idéias, como a melhoria do ensino, apoiados em elementos objetivos, e não posições políticas.

    3. CManu

      E baseado em que você diz que trata-se de um, rs, de um fetiche. ?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.