Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cristina Barboza

    Pesquisei mais profundamente a origem dos xingamentos e constatei que são oriundos dos shows de grupos musicais, mesmo antes do início do futebol, os jovens já estavam blasfemando. Quem recebeu uma educação moralista se choca com palavrões, quem é amoral não se incomoda, e há os hipócritas amorais que se dizem chocados.

    Responda
  2. svarat

    Acho que xingamentos e ofensas são sons que batem em estruturas básicas de emoções ligadas a enfrentamentos e disputas por isso mexem tanto com as pessoas. Todos os animais têm sons específicos quando vão se enfrentar: urros, zurros, pios, latidos, miados, agressivos e raivosos, já tentando ganhar no grito antes do enfrentamento físico.

    Responda
  3. Brasileiro

    Xingamentos como os proferidos no estádio em São Paulo são falta de educação mesmo, o que não tem nada a ver com poder econômico. Se partiram de pessoas adultas acompanhadas dos filhos ainda é mais grave.

    Responda
  4. capanjo

    Como é bom gritar , xingar, vaiar , aplaudir , vibrar ,cantar o hino nacional com tôdos os pulmões, urrar, isto é tipico dos estadios é livre é o circo ninguem têm o direito de acabar com esta manifestação publica, O general presidente Medicci ia aõ estadio com seu radinho de pilha nunca foi insultado a exemplo da presidenta Dilma,Porque? O regime não tolerava abusos torturava e matava, tôdos agora nos estadios exercem seus direitos ,e gritam!VIva !Viva! a Democracia!!

    Responda
  5. Cristina Barboza

    Os palavrões incomodam mais as pessoas que têm pudor, os despudorados e amorais não ligam. Quem tem muito pudor não consegue nem ver um filme pornô que fica com vergonha. No caso do estádio a catarse e a agressividade eram os componentes, mas não foi a primeira vez que o povo xingou, vi uma gravação de um show do Rappa, antes da Copa, e é comum em shows mandarem governantes tomar , aliás mandam também a plateia tomar.

    Responda
  6. GAC

    Enfim, as vaias foram espontâneas, logo legítimas .Bem planejada foi a utilização dessas vaias como argumento pelos marqueteiros do Petê.Bem planeada foi a patrulha petista conta Yoani Sanches quando em visita ao Brasil. Democrático, não?

    Responda
  7. Resignado

    Além da Síndrome de Tourette há pessoas com TOC que não verbalizam palavrões, mas têm pensamentos obscenos recorrentes, causando sofrimento, como se a mente trabalhasse contra a pessoa, levando-a a imaginar situações como forma de aliviar algum sentimento negativo. Quem tem essas doenças deve aprender a não dar muita importância ao pensamento intrusivo. Deve entender que a pessoa nem sempre é o pensamento que ela exprime: fatores inconscientes atuam em nós. Não somos exatamente o que pensamos.

    Responda
  8. tiomingo

    HÉLIO, O SEU ARTIGO TEM MUITO BLÁ,BLÁ. Estamos nos referindo à autoridade máxima da nação, a Presidente do Brasil. Com certeza mais de 90% dos brasileiros ficaram ofendidos com o xingamentos. A Polícia Federal já demorou para identificar esses sem educação e colocá-los em uma lista negra, denominando-os de inimigos da Pátria. A lista negra dos jornalistas já saiu, em breve perderão as verbas de publicidade. ***Cristo é a solução.

    Responda
  9. Déjà vu

    A torcida de Cuiabá também mandou a Elite Lullopettista "tomar caju", vamos aguardar o refresco que o marqueteiro do P T trará para justificar tamanho Amor ao seu partido do coração!!!! Rarrarrrrá!!!!!!!!

    Responda
    1. flavio

      Mas a teoria do Hélio não serve para os casos dos estádios. Se dizer "merd*" significa o pensamento mágico de materializar tudo que há de ruim na matéria fecal, quando mandaram "tomar no c*", não foi a mesma coisa, o "c*" já estava lá, junto com a Elite Lullopettista.