Luiz Felipe Pondé > Afetações de um vira-lata Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tão patético quanto essa "nova classe viajada" é você, nas entrelinhas, mostrando que é um habitué do velho mundo, ao dizer que lá talvez furem mais filas do que cá. Sintomático do quão incipiente e vira-latas é o Brasil, é precisarmos, num dos maiores jornais do paÃs, de um colunista como você, para nos mostrar o que é de fato "desenvolvido". Com relação ao vinho, deixa pra lá... A propósito, nunca fui à Flórida. Nem tenho passaporte italiano.
Parabéns Pondé !!! Mais um excelente artigo !!! Adorei a frase "toda elegância é discreta, assim como toda virtude é silenciosa". Isso talvez se enquadre no conceito (pouco compreendido e mal analisado) nietzchiano de "aristocracia radical" ,que não tem nada a ver com dinheiro ou status social, mas que tange à s grandiosas virtudes do espÃrito.
Há uma certa compulsão de alguns em seguir a avaliação de "especialistas", para se exibir perante seu meio. O restaurante do chef eleito "melhor do mundo" tem fila de espera de 2 anos pra uma refeição. Há o sujeito que vende seu apartamento pra se exibir num Porsche. Imelda Marcos, esposa do ex-ditador das Filipinas, tinha uma coleção de milhares de sapatos e torneira de madrepérolas. Meu Deus, pra quê tudo isso ? Meu vizinho já dizia: "caixão não tem gaveta".
Somos um paÃs do acaso e do descaso, sem identidade própria por diversos fatores, cada um correndo para um lado e a todo momento gente procurando se afirmar, por isso continuamos a ter afetações de um vira-lata . Existem muitos exemplos alem dos citados. Buscamos diversos exemplos de democracia, perfeito, mas na nossa imitação esquecemos de cobrar obrigações e punições, a musica das periferias é de ostentação. ostentação de quê se só temos descaso e abandono do poder público.
Reflexão perfeita, principalmente no tocante à privacidade. Muito boa!
É alarmante q até mesmo filósofos no Brasil cometam erros conceituais banais! Pondé confunde "classe média" com "burguesia"... até parece q Pondé é um marxista "alienado", aqueles q sofreram lavagem cerebral em sala de aula na faculdade aplicada pelos "intelectuais" marxistas e passaram a defender os dogmas marxistas sem se aperceberem disso...
Burguesia, segundo Marx, tem "consciência de classe" é uma classe POLÃTICA q age de acordo com o "objetivo da classe" para manter o poder polÃtico sobre os proletários. Classe ECONÔMICA, a "classe média" (A/B e A), a qual Pondé se refere - ñ tem consciência de classe, ñ tem intenção polÃtica como "classe", cada um age por si. Portanto chamar as classes A/B e B de "burguesia" é um erro conceitual grave, além de q, torna verdade a mentira dogmática de Marx da "luta de classes".
Os 'enochatos' são realmente a faceta mais pobre dessa classe emergente acometido pela ridÃcula sÃndrome de vira-lata. Concordo plenamente com o Pondé quando pontua que a elegância deve ser discreta e a virtude silenciosa, ou seja, tudo o que o 'enochato' não é, mas tenta se tornar: elegante e virtuoso.
Bebo vinho quase todos os dias e entendo mais de não ficar bêbada, e tenho lá as minhas dúvidas se as pessoas têm aquele paladar, para diferenciar o gosto de canela, frutas cÃtricas, cravo, dá para diferenciar se o vinho é doce, dá para perceber que é feito de uva e tem portanto gosto de uva, e se é envelhecido em madeira. Concordo no tocante aos restaurantes, não consigo ir a um restaurante cuja comida seja melhor que a da minha casa. É muita afetação, para quem não tem nenhum paladar!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Afetações de um vira-lata Voltar
Comente este texto