Samuel Pessoa > Universidade paga Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Herdf

    Acho o colunista muito sensato, mas ao contrario do que se escreve por aí, a maioria de quem está na universidade publica não tem condição de pagar a privada, isso aumentaria o fosso social, os financiamentos públicos não dão conta de compensar o acesso que será mais restrito. Ainda mais que o ensino médio virou elitista e já cobra mais que mensalidade de faculdades.

    Responda
  2. Dewey

    Em última analise o que o Brasil precisa é de excelência no ensino superior, mas a excelência não é conseguida só com trabalho duro e dedicação, mas também com muito dinheiro. Não é por coincidência que Harvard, considerada a melhor do mundo, possui um orçamento anual em torno de US$3.7 bi, 10 vezes o orçamento do Vaticano. A questão não é se é o Estado ou o aluno que vai arcar com os custos, tem que ser os dois, porque sem isso o sistema se torna inviável.

    Responda
  3. Hugo Arrais

    Análise típica de um ideólogo neoliberal que com seus falsos e nauseabundos conceitos.

    Responda
  4. Craig

    Os conceitos oferecidos não são da "economia", mas apenas da teoria econômica que trabalha com a 'lei' de oferta e procura, que beneficia quem tem dinheiro, porque quem não tem dinheiro não pode procurar o que é ofertado. A tentativa e naturalizar a sua teoria preferida oculta o fato que as suas supostas “leis” impõe a dominação dos empresários sobre a sociedade. Quando as "leis" do mercado não garantem mão de obra habilitado como eles querem deve ter financiamento público para garanti-lo

    Responda
  5. spider

    Concordo plenamente com o artigo. No Brasil o sistema eh tao distorcido que soh os mais ricos nao pagam universidade. Todos deveriam pagar de acordo com as condicoes dos pais, assim os ricos e pobres pagariam o que podem.

    Responda
    1. Andrea

      Educação é um bem público, se engana profundamente o autor. É bem público porque os seus benefícios são muito maiores do aqueles que podem ser apropriados pela simples venda ou pagamento do bem. Ou seja, a educação gera externalidade positiva. A cobrança pelo ensino não garante, de forma nenhuma, que o serviço será prestado em um nível ótimo de bem-estar social.

  6. VampirishV

    O governo sabe muito e cobrar imposto da elite branca e com o dinheiro dos tributos fazer festa com os menos favorecidos. E isso. A conta do Brasil e paga por aqueles que produzem salário maior. Ai eu te pergunto a lógica: um bmw e um fusca andam pelo mesmo caminho. Por que um paga mais e outro menos? Porque vivemos no mundo d hipocrisia.

    Responda
  7. ed

    O pedágio urbano se justifica se justifica porque se não fosse isso a cidade se tornaria intransitável. A quantidade de impostos que nós pagamos dá muito bem para bancar a educação, a saúde. Outra coisa: nós não temos um nível de vida de alguns países para bancar a nossa educação. Essa comparação é absurda. Falou, falou e não falou nada. O que as universidades deveriam é atrair investimento privado como nos EU.

    Responda
  8. VGogh

    Ótimo, assim com este dinheiro que será economizado com o gasto de educação no nível superior(mantido com seu imposto) sobrará mais para propinas po_líticas, superfaturamentos em obras públicas e ainda dar mais conforto para pre_sos na famosa Papuda.

    Responda
  9. celiavasconcelos

    Que profundidade de análise! Colocar em pé de igualdade pedágio urbano com educação. Este é um dos economistas da equipe do Ecim. Deve ser por seguirem conselhos dele que Minas praticamente não tem universidades estaduais no nível dos estados mais desenvolvidos.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.