Comentários para:

Universidade paga

VER COMENTÁRIOS EM Samuel Pessoa

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Herdf

    Acho o colunista muito sensato, mas ao contrario do que se escreve por aí, a maioria de quem está na universidade publica não tem condição de pagar a privada, isso aumentaria o fosso social, os financiamentos públicos não dão conta de compensar o acesso que será mais restrito. Ainda mais que o ensino médio virou elitista e já cobra mais que mensalidade de faculdades.

    Responda
  2. Dewey

    Em última analise o que o Brasil precisa é de excelência no ensino superior, mas a excelência não é conseguida só com trabalho duro e dedicação, mas também com muito dinheiro. Não é por coincidência que Harvard, considerada a melhor do mundo, possui um orçamento anual em torno de US$3.7 bi, 10 vezes o orçamento do Vaticano. A questão não é se é o Estado ou o aluno que vai arcar com os custos, tem que ser os dois, porque sem isso o sistema se torna inviável.

    Responda
  3. Hugo Arrais

    Análise típica de um ideólogo neoliberal que com seus falsos e nauseabundos conceitos.

    Responda
  4. Craig

    Os conceitos oferecidos não são da "economia", mas apenas da teoria econômica que trabalha com a 'lei' de oferta e procura, que beneficia quem tem dinheiro, porque quem não tem dinheiro não pode procurar o que é ofertado. A tentativa e naturalizar a sua teoria preferida oculta o fato que as suas supostas “leis” impõe a dominação dos empresários sobre a sociedade. Quando as "leis" do mercado não garantem mão de obra habilitado como eles querem deve ter financiamento público para garanti-lo

    Responda
  5. spider

    Concordo plenamente com o artigo. No Brasil o sistema eh tao distorcido que soh os mais ricos nao pagam universidade. Todos deveriam pagar de acordo com as condicoes dos pais, assim os ricos e pobres pagariam o que podem.

    Responda
    1. Andrea

      Educação é um bem público, se engana profundamente o autor. É bem público porque os seus benefícios são muito maiores do aqueles que podem ser apropriados pela simples venda ou pagamento do bem. Ou seja, a educação gera externalidade positiva. A cobrança pelo ensino não garante, de forma nenhuma, que o serviço será prestado em um nível ótimo de bem-estar social.

  6. VampirishV

    O governo sabe muito e cobrar imposto da elite branca e com o dinheiro dos tributos fazer festa com os menos favorecidos. E isso. A conta do Brasil e paga por aqueles que produzem salário maior. Ai eu te pergunto a lógica: um bmw e um fusca andam pelo mesmo caminho. Por que um paga mais e outro menos? Porque vivemos no mundo d hipocrisia.

    Responda
  7. ed

    O pedágio urbano se justifica se justifica porque se não fosse isso a cidade se tornaria intransitável. A quantidade de impostos que nós pagamos dá muito bem para bancar a educação, a saúde. Outra coisa: nós não temos um nível de vida de alguns países para bancar a nossa educação. Essa comparação é absurda. Falou, falou e não falou nada. O que as universidades deveriam é atrair investimento privado como nos EU.

    Responda
  8. VGogh

    Ótimo, assim com este dinheiro que será economizado com o gasto de educação no nível superior(mantido com seu imposto) sobrará mais para propinas po_líticas, superfaturamentos em obras públicas e ainda dar mais conforto para pre_sos na famosa Papuda.

    Responda
  9. celiavasconcelos

    Que profundidade de análise! Colocar em pé de igualdade pedágio urbano com educação. Este é um dos economistas da equipe do Ecim. Deve ser por seguirem conselhos dele que Minas praticamente não tem universidades estaduais no nível dos estados mais desenvolvidos.

    Responda